Cidadeverde.com

Festival de Rabecas une tradição e cultura popular em Bom Jesus

O 9º Festival de Rabecas de Bom Jesus acontece este ano de 28 a 30 de setembro e vai reunir apresentações culturais de diferentes regiões do país. O evento será divido em dois palcos com apresentações de teatro, dança e shows musicais. O palco principal, que neste ano ganha o nome do rabequeiro Mestre Erondino, receberá entre outras atrações os shows de Avine Vinny, Aviões do Forró, Mara Pavanelly e Léo Santana.  

O festival de rabecas nasceu com o intuito de preservar e difundir a tradição do instrumento tocado a mais de 300 anos no Piauí. O evento já colhe frutos do projeto desenvolvido atualmente no Espaço Cultural Mestre Joaquim Carlota, onde acontece o ensino da rabeca, além de cursos de teatro e de dança. Cerca de 20 jovens de escolas públicas já formam a primeira orquestra de rabecas do Brasil.

“Quando começamos com o primeiro festival nós não tínhamos noção da dimensão que ele tomaria e hoje é um evento que une cultura popular e preserva a rabeca, além de impulsionar a economia local”, conta o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, idealizador do evento.

Na quarta-feira (28) a programação começa a partir das 17h no Palco do Queijinho – Mestre Beija com o resultado das oficinas de dança do Espaço Cultural Mestre Joaquim Carlota. No palco principal “Mestre Erondino”, na praça da Catedral, além das apresentações de rabequeiros, haverá show com Déa Trancoso (MG), Costura Fina (CE), Tom Cleber, Avine Vinny e Lene Alves.

A programação diversificada também tem espetáculos infantis com apresentações do Grupo Abracadabra, Cia de Dramas e Comédias e a mostra cultural “Performances”, resultado de oficina de teatro realizada na cidade. Na quinta-feira (29) o grupo pernambucano Rabequinha Gemedeira se apresenta no palco principal. Logo em seguida tem apresentação de Ilan Camara (BA), Aviões do Forró, Mara Pavanelly e os Cangas do Forró.

Na sexta-feira (30) tem apresentação da orquestra de rabecas de Bom Jesus, do grupo Acordes do Campestre e Martinha do Coco (DF) no palco principal. Leo Santana, Lene Silva, Xenhenhém e Banda R10 encerram a programação do festival. O 9º Festival de Rabecas de Bom Jesus é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura. 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais