Cidadeverde.com

Bom Jesus conquista Selo Unicef Município Aprovado

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus conquistou o Selo Unicef Município Aprovado, certificação internacional que reconhece os esforços dos municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira que mais avançam na implementação de ações, programas e políticas públicas em favor da infância e da adolescência. O Selo reconhece o avanço de Bom Jesus na garantia do direito a saúde, educação, proteção e assistência social a suas crianças e adolescentes.

Todo o trabalho realizado pelo Comitê Pró-Selo, criado pela Prefeitura Municipal de Bom Jesus para planejar e realizar ações voltadas à conquista do Selo Unicef, levaram em consideração sete direitos de crianças e adolescentes: de sobreviver e se desenvolver; de aprender; de proteger-se e ser protegido do HIV/AIDS; de crescer sem violência; de ser adolescente; de ser prioridade nas políticas públicas; e de brincar, praticar esportes e se divertir.

Com capacitação oferecida pelo Unicef a gestores e técnicos das secretarias municipais envolvidas no projeto, foram implementadas novas políticas públicas de atenção a crianças e adolescentes e executadas ações como as Semanas do Bebê, o Serviço de Acolhimento e Fortalecimento de Vínculos e os Fóruns Comunitários.

Para o prefeito Marcos Elvas, a conquista do Selo Unicef Município Aprovado representa o reconhecimento a um conjunto de ações desenvolvidas no ciclo 2013/2016, cujos resultados já são visíveis, pois tem reduzido desigualdades que afetam crianças e adolescentes. “Mais que orgulhosos deste feito, estamos gratos a todos aqueles que se envolveram na busca por esta certificação: gestores e servidores das áreas de saúde, educação, assistência social, esportes, pessoas que se dedicaram durante quatro anos à execução de ações que já estão transformando a vida de pequenos e jovens bonjesuenses”, declarou o prefeito.

Selo Unicef
O Selo Unicef foi concebido como ferramenta de articulação municipal a partir do Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido e da Agenda Criança Amazônia, iniciativas lideradas pelo Unicef que visam mobilizar esforços do poder público e da sociedade civil e empresas.

A metodologia aplicada na edição 2013/2016 do Selo envolveu 28 Ações Estratégicas a serem executadas pelos municípios e 13 Indicadores de Impacto Social. Foram certificados os municípios que implementaram a partir de 19 das 28 Ações Estratégicas relacionadas a ao menos cinco direitos e que apresentaram a partir de sete indicadores iguais ou superiores aos da média de seu grupo (no caso de Bom Jesus, “Semiárido”).

 

Da Redação

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais