Cidadeverde.com

Reivindicada a instalação de uma Carteira de Crédito de Agronegócios em Bom Jesus

O deputado Heráclito Fortes (PSB) solicitou ao Banco do Brasil a instalação de uma Carteira de Créditos de Agronegócios no município de Bom Jesus, na região dos cerrados, Piauí. Heráclito argumenta que a agência mais próxima do banco apta a trabalhar as políticas públicas do setor agrícola está localizada no município de Balsas, Estado do Maranhão, a 406 km de distância da região produtiva. Além disso, destaca, “o Estado do Piauí não possui, em todo o seu território, uma única agência do maior banco de desenvolvimento do País com condições de favorecer o incremento do setor do agronegócio exatamente na região onde o mesmo mais cresce.

“Eu não tenho dúvidas que isto facilitaria, sobremaneira, a relação dos produtores locais com a Instituição, favorecendo o desenvolvimento desse setor tão importante da economia brasileira”, disse o deputado.

Segundo Heráclito, a região de Bom Jesus, tem experimentado desde a década de 90 um crescimento econômico substancial devido ao forte incremento do agronegócio e hoje sua área plantada já supera os 430 mil hectares com forte tendência de crescimento e quebra constante de recordes de produção. “A chegada de produtores oriundos, especialmente, dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul contribuiu para transformar aquela região na última fronteira agrícola do Brasil. Outro fator relevante é a localização privilegiada, com água em abundância, poços jorrantes e clima propício para o cultivo de grãos em grande escala”.

“Na ocasião em que Banco do Brasil comemora investimentos em torno de R$ 100 bi de sua carteira agrícola e o título de maior financiador do agronegócio brasileiro, é imperativo que a referida Instituição volte sua atenção para essa região que cresce e proporciona desenvolvimento ao Piauí, à região nordeste e ao País”, pontuou Heráclito Fortes.  

No último final de semana, Heráclito Fortes e o vice-presidente do Banco do Brasil, Eduardo Pereira, estiveram em Bom Jesus a convite do prefeito Marcos Elvas para participar do V Dia de Campo. O evento foi organizado pela Associação de Apoio à Pesquisa, Infraestrutura e Desenvolvimento da Serra do Quilombo (AIPEQ) e contou com a participação de produtores da região.

“Não tenho dúvidas que o agronegócio é a mola propulsora do desenvolvimento e é impressionante o que aqueles produtores estão fazendo na transformação do Piauí em um Estado punjante, produtor e desenvolvido. Posso dizer que é um novo Piauí. Estive lá não só para observar, mas para, efetivamente, apoiar àqueles empreendedores através do Banco do Brasil”, disse Eduardo Pereira. 

 

Fonte: Ascom
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais