Ator chega em Teresina para lançamento da Paixão de Cristo em Bom Jesus

O ator Guilherme Trajano chega amanhã (21) em Teresina para participar do lançamento da Paixão de Cristo de Bom Jesus, a ser realizada na próxima quinta-feira (22), às 11h, no Salão Nobre Francisca Trindade da Assembleia Legislativa do Piauí. O ator interpretará Jesus Cristo na oitava edição do espetáculo.


O produtor executivo da Paixão de Cristo de Bom Jesus, Carlos Anchieta, frisa que a encenação do espetáculo acontecerá na Sexta-feira Santa, 6 de abril, no Salão da Serra de Bom Jesus, a partir das 17h30. “Guilherme Trajano chega na tarde desta quarta (21) em Teresina. Aqui ele participará do lançamento do espetáculo e gravará algumas falas”, diz Anchieta.

Como em edições anteriores, Guilherme Trajano, que já participou de diversas produções da Tv Globo, como Sítio do Pica Pau Amarelo, Malhação e Vida Alheia, será acompanhado pelos atores do Grupo de Teatro da Tribo de Teresina e do deputado estadual Fábio Novo, que desde a primeira edição apoia o evento e integra elenco.

“É quase certeza que este ano irei interpretar Herodes. Mas o que está realmente certo é que a Paixão de Cristo de Bom Jesus será um grande espetáculo para o público. A cada ano trabalhamos para que a história de Jesus Cristo seja contada com mais qualidade”, afirma o parlamentar.

Em 2012, a montagem envolve mais de 60 atores e figurantes locais que dão vida aos últimos momentos da vida de Jesus Cristo.  O roteiro e a direção do espetáculo estão a cargo do ator e diretor Franklin Pires.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Regional de Bom Jesus avalia serviços de Saúde

Seguindo as recomendações da secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins, a coordenadora da regional de Bom Jesus do Gurguéia, Roberta Silvestre, vem apostando nas reuniões com os secretários municipais para melhorar a qualidade dos serviços de Saúde. Os encontros visam definir metas e atribuições de cada cidade no atendimento aos pacientes da região que compõe o Território Chapada das Mangabeiras.

Roberta de Miranda Silvestre, que também é membro do colegiado de Gestão desse Território, destaca que no último fim de semana, dezenas de secretários municipais da região estiveram discutindo temas voltados para a melhoria dos serviços de saúde pública.

A reunião foi comandada pela coordenadora do Colegiado de Gestão, Nadja Moreno, que durante todo o dia levou aos participantes as ações que deverão ser prioritárias para o Território Chapada das Mangabeiras. “Queremos que o empenho desses gestores continue, pois só com o compromisso de cada um é que iremos mostrar ao Estado e principalmente a nossa população que estamos dispostos a levar saúde de qualidade aos nossos pacientes”, enfatiza.

Assuntos como Plano de Melhoria de Assistência e Qualidade da Saúde (PMAQ), Atendimento Psiquiátrico para os municípios, através do CAPS Bom Jesus, e o avanço na reforma do Hospital foram amplamente discutidos. Na oportunidade, a diretora da regional Roberta Silvestre pediu apoio dos municípios em relação as transferência de pacientes para Teresina.

“Nossas reuniões mensais estão trazendo bons frutos a nossa região. Esperamos que além da parte administrativa possamos melhorar também a parte de humanização nos nossos hospitais. Nosso desejo é que a cada mês continuemos diminuindo a transferência dos pacientes para Teresina”, destaca.

Roberta Silvestre afirma que em todos os encontros, mais de 70% dos secretários municipais comparecem, favorecendo assim melhoria das ações de saúde para a região.

Fonte: APPM
 

Ator Guilherme Trajano participará da 'Paixão de Cristo'

O cenário natural da Serra de Bom Jesus, localizada há 1 km do centro da cidade de Bom Jesus (a 600km de Teresina) será palco no dia 06 de abril, da 8ª edição da Paixão de Cristo, que este ano contará com a presença do ator Guilherme Trajano no papel de Jesus Cristo.


A confirmação veio pelo twitter do deputado Fábio Novo (PT). Em 2011 o espetáculo contou com as presenças de Gretchen, como Maria Madalena e da cantora Joanna.

Segundo dados da Polícia Militar, cerca de 8 mil pessoas assistiram  o espetáculo “A Paixão de Cristo” em 2011 e outras 3 mil ao show da cantora Joana. O espetáculo teatral já se tornou um evento tradicional da semana santa e uma das referências turísticas do Piauí para o período. 

Guilherme Trajano foi paquito (Planeta  Xuxa), teve personagens nas novelas “Malhação”, “Caminhos do Coração” e “Cristal” e nos seriados “ Sítio do Pica-pau Amarelo” e “A Vida Alheia” (Globo).

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Gestores debatem plano de regionalização do lixo

O Plano de Regionalização de Gestão dos Resíduos Sólidos será debatido nesta terça, (28), no município de Bom Jesus, sul do Piauí. A Secretaria Estadual das Cidades articulou o encontro, que vai esclarecer dúvidas sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Merlong Solano, secretário das Cidades estará presente e vai ministrar a oficina juntamente com o corpo técnico da Secid.


O encontro prevê ainda, a validação, ou seja, a aprovação dos prefeitos para que o plano seja implementado em sua cidade. “É um momento onde os gestores vão tirar suas dúvidas, discutir, e caso concordem com a política, deverão assinar a ata de validação que beneficiará as cidades com adequada gestão de resíduos e fim do lixões, um problema que ainda persiste em todo estado”, destacou Merlong Solano.

A validação do projeto pelos prefeitos é o primeiro passo para que a realidade de gerenciamento do lixo que existe hoje, possa ser mudada e garantir benefícios para os piauienses.

A Secid deve visitar todos Territórios de Desenvolvimento que o Piauí é dividido. A previsão, é que até final de março as oficinas já estejam concluídas nos municípios sedes da gestão dos resíduos.  A Política foi sancionada pelo ex-presidente Lula, depois de 21 anos de tramitação no Congresso Nacional A PNRS determina que até 2014, o Brasil acabe com todos os lixões no país.


Fonte: APPM 

Curso capacita conselheiros do Estado em Bom Jesus

Foi realizado na cidade de Bom Jesus o Segundo Módulo do Curso de Formação Continuada de Conselheiros dos Direitos e Conselheiros Tutelares do Estado do Piauí. O curso abriu as atividades de capacitação do ano de 2012 e tem por objetivo o alcance da meta inicial em capacitar os 1.024 conselheiros do Estado.

O Secretário da Assistência, Francisco Guedes, acredita que a qualificação contribui, entre outras atribuições, para a prática do próprio Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “O benefício é mútuo, tanto para o profissional que atua nos Conselhos quanto para a sociedade que precisa ter um acesso facilitado às disposições do ECA assim como do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo”, reforçou.

A parceria com a Universidade Estadual do Piauí e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente tem fortalecido o projeto que é oriundo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Nesse sentido a Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc) tem sido um canal importante viabilizando a expansão dos cursos dentro do Estado do Piauí.

No curso, que segue até domingo, os conselheiros participarão de aulas presenciais, que serão complementadas por orientações prestadas através da Plataforma Moodle (via internet). Serão apresentados temas como Convivência Familiar e Comunitária, Sistema de informação para Infância e Adolescência e Sistema Único da Assistência Social.

Fonte:http://www.suldopiaui.com

Posts anteriores