Cidadeverde.com

Brasil divulga lista de convocados para Mundial de Judô

Imprimir

A Confederação Brasileira de Judô divulgou, nesta quarta-feira, a lista dos atletas convocados para defender o Brasil no Campeonato Mundial de Judô, que será disputado em Chelyabinsk, na Rússia, entre os dias 25 a 31 de agosto deste ano. O critério adotado para a convocação foi a classificação dos judocas no ranking mundial da modalidade. Ao total, foram convocados 18 atletas, sendo nove de cada naipe.

“A comissão técnica usou os mesmos critérios adotados para as competições mais importantes do calendário: os melhores colocados no ranking foram chamados. Também convocamos os melhores segundos colocados. É o critério mais justo porque valoriza os atletas que tiveram os desempenhos mais significativos nas competições em que participaram”, explicou Ney Wilson, gestor técnico de alto rendimento da CBJ.

A melhor campanha do Brasil em um Mundial de judô foi no Rio de Janeiro, em 2013, quando a delegação conquistou seis medalhas, sendo uma de ouro, três de prata e duas de bronze – cinco na categoria feminina e apenas uma na masculina.

“Estamos trabalhando para igualar o resultado do feminino (um ouro, duas pratas e dois bronzes) e melhorar o desempenho do masculino (uma prata) na qualidade das medalhas em 2014. Em termos de quantidade, acreditamos num número parecido com o Mundial do ano passado. Seria um resultado excelente já que em 2013 lutamos em casa. Mas acredito que os atletas estão muito confiantes depois dos resultados das últimas competições”, disse Ney Wilson.

Somando todas as edições de Mundiais, o Brasil está 13º lugar no ranking de medalhas, com 34 conquistas (5 ouros, 10 pratas e 19 bronzes). Na Rússia, 12 dos 18 atletas estão entre os oito melhores de suas respectivas categorias e serão cabeças de chave. A delegação dará início ao período de adaptação na Europa no dia 13 de agosto, data em que os atletas e a comissão técnica viajam a Paris.

Para Paulo Wanderley, presidente da CBJ, o trabalho feito até o momento dá confiança para a Seleção Brasileira na competição.

“Tenho certeza de que o nosso trabalho está sendo bem feito, está no caminho certo e isso nos dá segurança de um bom resultado nesse Campeonato Mundial. Porém, temos que deixar claro que essa é uma das etapas, uma etapa importantíssima, para os Jogos Olímpicos 2016, nosso objetivo final”, disse Paulo.

Confira a lista de atletas convocados:

Mulheres

48kg – Sarah Menezes* (AJ Expedito Falcão/PI)
52kg – Erika Miranda* (Minas TC/MG) 
57kg – Rafaela Silva* (Instituto Reação/RJ) e Ketleyn Quadros* (Minas TC/MG) 
63kg – Mariana Barros (SESI Bauru/SP) 
70kg – Bárbara Timo (CR Flamengo/RJ) 
78kg – Mayra Aguiar* (Sogipa/RS) 
+78kg – Maria Suelen Altheman* (AJ Rogério Sampaio/SP) e Rochele Nunes (Sogipa/RS)

Homens

60kg – Felipe Kitadai* (Sogipa/RS) e Eric Takabatake (EC Pinheiros/SP) 
66kg – Charles Chibana* (EC Pinheiros/SP) 
73kg – Alex Pombo* (Minas Tênis Clube/MG) 
81kg – Victor Penalber* (Instituto Reação/RJ) 
90kg – Tiago Camilo (EC Pinheiros/SP) 
100kg – Luciano Correa (Minas Tênis Clube/MG) 
+100kg – Rafael Silva* (EC Pinheiros/SP) e David Moura* (Instituto Reação/RJ)

* Cabeças de chave


Fonte: Gazeta

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais