Cidadeverde.com

Brasil:classe C deixa de puxar consumo pela primeira vez nos últimos 5 anos

Imprimir

Um estudo da Nielsen divulgado nesta quarta-feira (30) revelou que o brasileiro apresentou uma redução de 2,5% na intenção de consumo no primeiro trimestre de 2014, em relação ao mesmo período do ano anterior. E o grupo mais afetado foi a classe C, pela primeira vez nos últimos cinco anos.

Segundo a pesquisa, a mudança no comportamento está ligada ao aumento da inflação (2,9%), o comprometimento da renda (0,3%) e o endividamento (4,7%).

Nem os pontos positivos da economia melhoraram o cenário: redução do desemprego (5%), queda da inadimplência (4,4%) e aumento da renda real (3%).

Diante desse cenário, a classe C, que era o principal grupo consumidor, foi a mais afetada em sua vida financeira, pois apresentou, em média, um gasto 15% superior na renda mensal. Pela primeira vezes em cinco anos, as classes A e B, e não a C, foram as que menos sentiram o momento econômico.

No primeiro trimestre, o consumidor reduziu as idas aos pontos de venda (3,6%), mas aumentou o ticket médio gasto (8,2%). Por esse motivo, praticamente todas as cestas cresceram em valor em comparação com 2013.

Bebidas alcoólicas (15,6), bebidas não alcoólicas (6,6%), higiene e beleza (5,3%), limpeza caseira (6,2%), mercearia doce (3,2%), mercearia salgada (4,6%) e perecíveis (15,3%).

Fonte: IG

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais