Cidadeverde.com

Brasileiros dispensam e-mail e preferem falar com empresas por telefone

Imprimir

Pelo segundo ano consecutivo, os consumidores elegeram o contato telefônico como o canal de comunicação com as empresas mais utilizado no Brasil, segundo pesquisa realizada pelo Ipsos e encomendada pela G4 Solutions.

O levantamento sobre o comportamento dos brasileiros em relação ao atendimento nas companhias apontou que 28% dos entrevistados optaram pelo telefone como meio para contatar as empresas, ante 20% no ano passado. Em segundo lugar está o e-mail (9%), seguido das mensagens nas redes sociais (6%) e do formulário de contato no site ou fale conosco (3%). 

A opção aparece como a mais comum mesmo com 28% dos brasileiros dizendo que tiveram que ligar três vezes ou mais para resolver o assunto e 18% afirmaram que não conseguiram solucionar a demanda.

Do total que prefere esse tipo de atendimento, 88% preferem ligar e falar com o atendente, 8% optam por acessar o site (chat de atendimento) ou mensagem de e-mail.

A pesquisa mostra ainda que 4% dos consumidores preferem ‘resolver sozinhos’ o problema com o uso de um aplicativo, o que pode ser visto como uma tendência.

De acordo com o estudo, a qualidade do serviço de atendimento também interfere na decisão de compra dos consumidores: 20% dos brasileiros já deixaram de comprar por saber que os sistemas de vendas por telefone eram ruins, principalmente da capital e regiões metropolitanas, em que 26% declararam já terem deixado de comprar por esse motivo.

Em segundo lugar, 17% deixaram de comprar por saber que o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da empresa deixa a desejar e 14% porque o e-commerce é ruim. 

Fonte: Terra

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais