Cidadeverde.com

Bumba-meu-boi mais antigo de Teresina realiza Morte do Boi

Imprimir

Foi um domingo especial para quem aprecia as manifestações folclóricas de Teresina. Foi realizada a tradicional encenação da “Morte do Boi”, organizada pelo Boi Imperador da Ilha, um dos mais tradicionais da capital. A festa começou na tarde de ontem (31) e entrou pela noite, nas ruas do bairro Cidade Nova, na Zona Sul de Teresina.

A “Morte do Boi” é uma celebração que homenageia a cultura do Bumba Meu Boi em Teresina. Em 2014, cerca de 15 grupos participaram, com alguns convidados do Maranhão. A brincadeira começou por volta das 16h, com a fuga do boi, que percorreu as ruas do bairro em clima de alegria com os moradores. Daí então os vaqueiros saíram em perseguição ao mesmo, com muita cantoria. O boi foi capturado e trazido de volta a sede, onde foi encenado o sacrifício e morte, além da tradicional festa de confraternização dos brincantes.


Quem promoveu o evento foi o grupo Imperador da Ilha, o mais antigo de Teresina. Ele foi fundado em 1934. O grupo conta com cerca de 70 participantes e destes, muitos são crianças. O Imperador da Ilha conta com o apoio da Prefeitura de Teresina, através da Fundação Cultural Monsenhor Chaves. 

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais