Cidadeverde.com

Buracos na obra de duplicação da BR-316 deixam motoristas preocupados

Imprimir
  • buracos-br-1.jpg Carlos Lustosa Filho
  • buracos-br-2.jpg Carlos Lustosa Filho
  • buracos-br-3.jpg Carlos Lustosa Filho

Um trecho localizado na BR-316, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no km 11, está passando por um processo de erosão. O lado direito da pista apresenta buracos e preocupa condutores que passam pela via. O local passa por obras de duplicação. 

O assessor da presidência do Conselho Regional de Engenharia-Piauí(Crea), engenheiro Sandro Sousa, explica que as águas são responsáveis pela formação dos buracos. 

“Como esta terraplanagem está nua e exposta às chuvas, as águas acabam fragilizando o material compactado. Isso pode evoluir e causar sequelas atingindo a pista”, descreve. 

O engenheiro explica que para sanar o problema é preciso remover as camadas superficiais e as mais profundas que tiverem sido atingidas e refazer o trabalho. 

O diretor geral do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), José Dias, afirma que um engenheiro do órgão está vistoriando semanalmente a situação das obras de duplicação das BRs 316 e 343. 

“Desde a semana passada estamos providenciando a manutenção de buracos existentes na pista de rolamento com a empresa que ficou encarregada pela obra. Vamos solicitar que esses processos de erosão também sejam cuidados por ela, já que temos perspectiva para que as obras sejam retomadas em março ou abril”, afirmou José Dias. 

O diretor explica ainda que as obras foram interrompidas porque o governo estadual realizou uma operação de crédito para pagar 100% da obra, mas agora quer que a maior parte do recurso venha do governo federal. 

“A obra está orçada em aproximadamente R$ 72 milhões e a gestão anterior fez um empréstimo para pagá-la completamente. O governador não acha isso justo, já que é uma BR e que deveria ser custeada pelo governo federal. O Estado poderá dá uma contra-partida, mas quer que a maior parte seja financiada pela União. Wellington Dias esteve com o ministro que espera que a situação seja definida e as obras retornem em breve”


Flash de Carlos Lustosa
Redação Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais