Cidadeverde.com

Busca de empresas por crédito cai 8,6% em junho ante maio

Imprimir

A demanda das empresas por crédito caiu 8,6% em junho, segundo indicador da Serasa Experian. Na comparação mesmo o mesmo mês do ano passado, a baixa foi de 3,7%. Já no acumulado dos primeiros seis meses de 2014, a alta foi de 2,2% ante o primeiro semestre de 2013.

De acordo com economistas da Serasa, os vários feriados decretados durante a Copa do Mundo afetaram a procura por crédito por parte das companhias, assim como os juros elevados e o baixo desempenho da economia.

A redução por crédito ocorreu de forma mais intensa nas micro e pequenas empresas, as quais recuaram em 9% no último mês. Nas médias empresas a queda foi de 3,6% e nas grandes empresas o recuo foi de 0,9%.

O maior recuo ocorreu no setor de serviços com queda de 11,9% ante maio. No comércio, as baixas também foram expressivas: 8,1% na comparação com o mês anterior. Houve elevação da demanda na indústria: 2,6%.

No primeiro semestre de 2014, o segmento liderou com alta de 7,8%. No mesmo período, o setor de serviços também exibiu crescimento de 4,2% e o setor comercial acusou baixa de 1% na comparação com os primeiros seis meses do ano passado. Na análise das regiões ante maio, o Nordeste teve recuo de 12,6%. No Sudeste, a queda foi de 9,0% e no Norte de 8,2%. Na região Centro-Oeste houve queda de 7,2% e no Sul o recuo foi menor, de 5,0%.

Fonte: Terra

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais