Cidadeverde.com

Câmara Federal terá 4 mudanças; Assembleia ganha 12 estreantes

Imprimir

Com o fim da apuração das eleições no Piauí, a divisão das vagas na Câmara dos Deputados ficou igual entre as coligações "Piauí no Coração", que apoiou o governador Zé Filho (PMDB), e "A Vitória com a Força do Povo", do candidato Wellington Dias (PT), vencedor da disputa pelo Palácio de Karnak. 

O resultado apresentou quatro novidades. A principal delas é a deputada estadual Rejane Dias (PT), eleita a mais votada para a Câmara Federal com 134.157 votos. A apuração foi acirrada com o deputado federal Átila Lira (PSB), reeleito com 129.276 votos. 

O PSB, por sinal, é responsável por outras duas novidades no parlamento. Rodrigo Martins, vereador de Teresina (PI) e presidente da Câmara Municipal, ficou entre os mais votados, assim como o ex-senador Heráclito Fortes

Flávio Nogueira (PDT) teve mais votos que Paes Landim (PTB) e Capitão Fábio Abreu (PTB), mas perdeu para eles na votação da legenda da coligação de oposição. Com isso, o ex-comandante do batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone) vai trocar o uniforme pelo paletó.

Vão continuar em Brasília (DF) a deputada Iracema Portella (PP) e o deputado Assis Carvalho (PT), da coligação de oposição no Piauí, e Marcelo Castro (PMDB) e Júlio César (PSD), que apoiavam a chapa do governo.

Hoje deputados, Marllos Sampaio (PMDB), Osmar Júnior (PCdoB) e Hugo Napoleão (PSD) não conseguiram se reeleger. Jesus Rodrigues (PT) não se candidatou. 

 
 

 

Mudanças na Assembleia Legislativa
No parlamento estadual, serão 12 estreantes entre os 30 eleitos para o mandato de quatro anos. 

O mais votado entre os novatos é Severo Eulálio (PMDB), filho do ex-deputado estadual Kléber Eulálio (PMDB), hoje prefeito de Picos. Ele só perdeu em votos para o mais votado entre os eleitos, Wilson Brandão (PSB). 

Outros estreantes são: 
Zé Santana (PMDB) - esposo da deputada estadual e hoje secretaria de Justiça, Ana Paula
Rubem Martins (PSB) - irmão do ex-governador Wilson Martins
Georgiano (PSD) - filho do deputado federal Júlio César
Dr. Pessoa (PSD) - vereador de Teresina
Limma (PT) - ex-prefeito de São João do Arraial
Dr. Pablo Santos (PMDB) - filho do ex-deputado Warton Santos
Janaínna Marques (PTB) - ex-preita de Luzilândia e sobrinha do deputado Ismar Marques
Júlio Arcoverde (PP) - filho do ex-governador Dirceu Arcoverde
Firmino Paulo (PSDB)  - sobrinho do prefeito de Teresina, Firmino Filho
Fábio Xavier (PR) - filho do ex-deputado Xavier Neto (já falecido)
Dr. Hélio (PTC) 

Amparo Landim (PSD), Ana Flávia (PMDB), Rejane Dias (PT), Merlong Solano (PT), Margarete Coelho (PP) e Warton Santos (PMDB) não disputaram a eleição para deputado estadual. 

Tendo como base os 30 com cadeira efetiva na Assembleia - sem levar em conta os suplentes, Uchôa (PROS), Belê Medeiros (PSB), Cícero Magalhães (PT), Henrique Rebelo (PT), Ismar Marques (PSB) e Mauro Tapety (PMDB) não conseguiram se reeleger. Juraci Leite (DEM) chegou a se candidatar, mas abandonou a disputa. 

Fábio Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais