Cidadeverde.com

Caminhão com mamógrafo será lançado nesta segunda-feira

Imprimir

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), lança, nesta segunda-feira (1º), no Palácio de Karnak, às 12h, um serviço inédito no Piauí na área de prevenção do câncer. Uma carreta equipada com aparelhos de imagens vai percorrer os municípios do estado realizando exames de mamografia e ultrassonografia. Por mês, a Carreta da Mulher terá capacidade de realizar mil exames. 
 
O Governo afirma que já adquiriu outros dois veículos do mesmo tipo, na intenção de ampliar o total de atendimentos para 36 mil exames anuais. Em 2013, o Piauí fez 14 mil exames, segundo dados do Estado.
 
A carreta é equipada com quatro salas, sendo uma dedicada à mamografia, outra para ultrassonografia e uma sala de apoio e educação em saúde. “Os exames serão realizados mediante agendamento em parceria com as secretarias municipais de saúde, por isso é importante essa parceria”, afirma Cristiane Moura Fé, superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi.
 
Os exames de ultrassonografia serão entregues na hora, já as mamografias em 72 horas. “As mamografias serão enviadas para Teresina para a confecção do laudo e, em seguida, é encaminhada novamente para o município para que chegue na mão do paciente”, explica a superintendente.
 
De acordo com o secretário da Saúde, Mirócles Veras, em caso de algum indício nos exames sugerirem câncer, a paciente será encaminhada para uma unidade de saúde especializada na capital. “O Plano Estadual de Oncologia vai ajudar muito, já que vamos descentralizar o tratamento e até cirurgias para as cidades de Parnaíba, Picos e Bom Jesus. Em Parnaíba, esse atendimento deve começar em 60 dias”, finaliza.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais