Cidadeverde.com

Campanha contra aftosa segue até dia 31; meta é vacinar 90% do rebanho

Imprimir

O lançamento da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa, “Piauí Sem Aftosa”, ocorreu na manhã desta terça-feira (05),  na Fazenda Monte Santo, na Cacimba Velha, zona rural Leste de Teresina. A imunização do rebanho acontece em duas etapas: maio e novembro. Todos os bovinos e bubalinos devem ser vacinados e o produtor rural que não comunicar ou não vacinar seu rebanho pode pagar multa, que varia de acordo com a quantidade de animais.

“Neste período o criador deve comprar a vacina nas lojas de produtos veterinários, lembrando sempre de exigir a nota fiscal. Após vacinar o rebanho, o criador deve procurar o escritório da Adapi, onde o mesmo é cadastrado, com a nota fiscal da vacina, o CPF do criador e a quantidade de animais de responsabilidade do criador, para fazer a certificação”, explica Idílio Moura Fé, gerente de defesa sanitária da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi). 

Idílio Moura explica que existem duas classificações de zona livre da Aftosa. “Existe a certificação livre da aftosa com vacinação e livre da aftosa sem vacinação, como é o caso do estado de Santa Catarina, que já está completamente livre da doença. O Piauí e outros estados brasileiros estão livres da aftosa com vacinação. Temos que atingir a meta de no mínimo 90% de bovinos e bubalinos vacinados para continuarmos livre da aftosa”, complementa o gerente.

O Piauí foi considerado zona livre da Aftosa em maio do ano passado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) juntamente com Alagoas, Maranhão, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e a região norte do Pará. A campanha de vacina segue até o próximo dia 31 de maio. 

 

Da Redação 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais