Cidadeverde.com

Prefeitura e Câmara se unem para reformar sede do parlamento de Campo Maior

O trabalho legislativo em Campo Maior agora ganha mais agilidade com a utilização de  dois veículos. A Câmara de Vereadores adquiriu, com recursos próprios, uma caminhonete, modelo Hilux automática e uma motocicleta Honda, 125 CG.

Os dois veículos foram entregues nesta quarta-feira (24/05) pelo presidente da Câmara, Fernando Miranda e pelo prefeito Professor Ribinha.

Fernando Miranda também colocou em operação o plano de assistência médica para os servidores da Câmara. “Tudo isso está acontecendo graças a transparência e ao apoio que estamos tendo do povo de Campo Maior e também dos vereadores da casa”, comemora Fernando.

O prefeito Ribinha, durante a solenidade, anunciou que vai firmar uma parceria com a Câmara de Vereadores e destinar recursos para a reforma do prédio do Legislativo Municipal, que deve começar no segundo semestre desse ano.
 
A cerimônia de entrega contou com a presença dos vereadores, do presidente da Fundação de Esportes do Piauí, Paulo Martins, de vários secretários municipais, além do comandante da Polícia Militar, major Etevaldo Silva. 

Fonte:Ascom

Câmara fará audiência pública para debater direitos dos extrativistas

A atividade extrativista localizada na região dos Carnaubais e, especificamente, no município de Campo Maior é considerada como uma das principais atividades de remuneração da população residente no interior. Tal trabalho se dá pela extração de produtos naturais, muitos deles advindos diretamente de plantações destinadas para este fim. Plantas, seivas, pastagem, madeira, frutos e cascas de tronco são apenas alguns dos exemplos de recursos que podem ser trabalhados pelo extrativismo. Na região de Campo Maior, a retirada da cera da Carnaubeira (Copernicia prunifera) é a principal atividade extrativista remunerada.

Foto: Portal de Campo Maior

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, ocorrida nesta terça-feira (23), o vereador Neto dos Corredores expôs sua preocupação com o tema e suas relações de empregabilidade, visto que, a maioria dos trabalhadores deste ramo são empregados apenas no propósito de passar alguns meses no trabalho, tornando-se obrigatória a busca por outra forma de renda para complementar o sustendo familiar.

O parlamentar criticou as exigências rigorosas do Ministério do Trabalho e relatou sua preocupação com a atual situação de tais trabalhadores. “É importante que avaliemos a situação do trabalhador, mas essas exigências, tais como banheiros químicos no local de trabalho, assinatura de carteira e várias outras burocracias, exigidas em um momento de crise em que passamos, poderá onerar o produto final mais ainda, obrigando o receptor final do produto que passe a pagar mais impostos, sem falar na possibilidade de burocratizar ainda mais a aposentadoria dos trabalhadores extrativistas, pois o INSS costuma ser vagaroso na concessão do benefício da aposentadoria destes trabalhadores”, relatou.

A pedido do vereador, a Câmara realizará uma audiência pública no próximo dia 06 de junho às 08h30 para debater diretos dos trabalhadores extrativistas de Campo Maior com a presença de extrativistas, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, de representantes do MT e da sociedade em geral.

 

cidades@cidadeverde.com

CAMPO MAIOR: Polícia prende suspeito de estuprar criança enquanto os pais dormiam

No início da tarde desta terça-feira (23) a Polícia Civil prendeu, com a ajuda do Conselho Tutelar, um homem identificado como Ernandes da Silva Santos na comunidade Água Fria, zona rural de Campo Maior.
 
Ele é o principal suspeito de ter estuprado uma criança de 11 anos no último dia 06 de maio. Ernandes teria aproveitado que os pais da criança dormiam embriagados para cometer o crime. O estupro aconteceu na casa da própria vitima e na mesma cama onde seus irmãos dormiam.
 
A conjunção carnal foi comprovada através da realização de exame de corpo e delito. Segundo a delegada Camila Gomes, do 1° Distrito Policial de Campo Maior, o fato já vinha sendo investigado e tanto o suspeito quanto a criança e os pais já haviam sido conduzidos à delegacia no mês de abril deste ano para serem ouvidos. “Mesmo assim o suspeito ainda teve a audácia de praticar o ato”, disse a delegada.
 
Na época foi constato que a menina ainda era virgem, porém Ernandes já teria cometido atos libidinosos nela. Ernandes era amigo dos pais da vítima e além dele, outro individuo ainda não identificado, também já teria tentado estupra-lá.
 
Para a polícia, a culpa principal é dos pais, já que vivem embriagados e deixavam a criança vulnerável. Hoje a menina está morando com os avós em Teresina e há uma solicitação para que os pais percam a guarda da filha.
 
Ernandes está preso na delegacia de Campo Maior, mas negou tudo. A polícia aguarda o surgimento de vaga no sistema penitenciário para transferi-lo.

Fonte: campomaioremfoco

Prefeitura realizará hoje nova Audiência Pública em Campo Maior

Continua a maratona de Audiências Públicas em Campo Maior. Hoje (18) o prefeito Ribinha, juntamente com seu gabinete, estará no bairro de Fátima, na escola Vida Verde, próximo ao antigo prédio do IBAMA. A agenda do prefeito prever uma reunião com duas horas de duração, começando às 19h. com previsão para encerrar às 21h. Nessa audiência serão contemplados os bairros de Fátima, Parque Estrela e Paulo VI.

Conforme informação do gabinete, o prefeito Ribinha vai visitar toda a cidade e promoverá esse encontro com a população de todos os bairros de Campo Maior. O secretário de Relações Institucionais, Carlos Torres, definiu o sucesso das audiências: “o prefeito decidiu que visitaria todos os bairros da cidade. Esse foi um compromisso dele de campanha, e ele está cumprindo. Já foram realizadas três Audiências Públicas, e em todas elas, o prefeito e os secretários tiveram a oportunidade de ouvir as demandas do povo e estabelecer um planejamento”.

O assessor Márcio Kleison coordena a agenda das audiências, cujo planejamento já está finalizado e a previsão é que o prefeito esteja em presente em todas elas. As Audiências Públicas têm como objetivo aproximar as pessoas da gestão, bem como observar in loco as demandas necessários em cada comunidade. Todas as audiências realizadas são comandadas pelo próprio prefeito, que responde às perguntas da população e faz suas colocações. Carlos Torres explica o motivo: “as pessoas querem ouvir o prefeito, e não os secretários. Elas querem falar diretamente com o prefeito e fazer suas reivindicações a ele, pessoalmente”.

Para o Prefeito as Audiências mostram o compromisso com a população: “o objetivo é mostrar que o nosso compromisso é trabalhar de forma democrática e justa as demandas de cada bairro, pois entendemos e queremos que as pessoas participem, expressem seus anseios, assim como queremos cada vez mais a participação das famílias nas escolas, a compreensão de todos os cidadãos no trânsito, porque entendemos que com o apoio da sociedade é que teremos mais resultados positivo para o nosso município”, ressalta o prefeito.

Os bairros Água Azul, Recreio, Renascer, São Luís, (Conjunto José de Almeida e IPASE), já participaram de audiências. Hoje será a vez dos moradores do bairro de Fátima, Parque Estrela e Paulo VI.

Fonte: Ascom

Campo Maior prepara grande estrutura para os festejos de 2017

A cidade de Campo Maior já está na contagem regressiva para o festejo de Santo Antonio, que acontece de 31 de maio a 13 de junho. A prefeitura promete grande estrutura para recepcionar os turistas, além de shows artísticos. 

"Estamos programando um grande festejo. 2017 promete muito. As barracas estarão sendo entregues até o dia 25. É o maior festejo do Piauí", disse o prefeito Ribinha em entrevista à TV Cidade Verde.

Durante o dia, o gestor garante que o açúde está com pronto para receber atividades esportivas. "Temos a carne de sol, o capote. Quem passa em Campo Maior não dispensa. Vamos trabalhar atividades durante o dia com práticas esportivas no açude. A partir do dia 31 teremos atividades culturais e atrações nacionais", promete.

Outra atração do festejo acontece logo na abertura com a procissão de Santo Antonio. "Vai ser uma grande festa para quem gosta de unir a religiosidade, gastronomia e cultura. Começamos dia 31 com a tradicional procissão de Santo Antonio. 
São milhares de pessoas acompanhando o santo casamenteiro", destaca.

Foto: Wilson Filho

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Colisão entre carro e moto próximo ao SAMU deixa jovem gravemente ferido

Uma colisão entre um carro e uma moto terminou com jovem, de 19 anos, gravemente ferido. O acidente aconteceu, na noite desse domingo, 14.05, na BR-343, próximo ao SAMU de Campo Maior.

A vítima, identificada como Bruno Rodrigues, andava na moto e com a colisão foi arremessada contra o para-brisa do carro e ficou com suspeita de traumatismo craniano.  

Bruno, que mora no Bairro Paulo VI, foi socorrido pelo SAMU e levado para o Hospital Regional de Campo Maior.  De acordo com socorristas do SAMU, Bruno teve traumatismo leve, lesões no rosto e fratura no braço, mas não corre risco de morte.


Fonte: portaldecampomaior

Pescadores morrem afogados em riacho de Campo Maior

Os corpos de dois pescadores foram resgatados no início da noite dessa sexta-feira (12) no riacho dos Bois, um afluente do Rio Surubim, na cidade de Campo Maior, distante 82 quilômetros de Teresina.

Os corpos foram identificados como sendo de Raimundo Araújo Neto, de 49 anos, e Aluísio Saraiva Furtado, de 66 anos. Segundo familiares, os dois saíram de casa para pescar e, por volta das 16h, populares viram apenas alguns pertences e as redes de pescas dos homens, nas margens do riacho,  iniciaram as buscas e acionaram a polícia.

O Chefe de Cartório da 5ª Delegacia Regional de Campo Maior, Baker Martins, disse que os corpos já apresentavam "rigidez cadavérica". “Pelas evidências, as causas das mortes foi afogamento”, disse Baker.

 Uma vizinha de uma das vítimas, que chegou primeiro ao local, contou ao site Em Foco que Raimundo Araújo, conhecido como Neto Borracheiro, tinha um problema de doença [epilepsia] e acreditam que ele passou mal, começou a se afogar e o colega tentou socorrê-lo, morrendo os dois.

“Os corpos estavam quase juntos e acreditamos que o Neto tenha passado mal. Nos últimos dias ele vivia apresentado o problema, e o Aluísio tenha tentado socorrê-lo” disse.

 
 
Com informações do Em Foco
redacao@cidadeverde.com 

Prefeitura lança oficialmente o Festejo de Santo Antônio

A Prefeitura de Campo Maior realizou nesta quinta-feira (11/05), o lançamento oficial do tradicional Festejo de Santo Antônio. O evento aconteceu no Auditório da Secretaria de Educação (SEMED), e contou com presença do prefeito professor Ribinha, do deputado estadual Aluísio Martins, que destinou emenda parlamentar para ajudar na realização do evento, da vice-prefeita, Liége Cavalcante, do Padre Bebedito, representando a Diocese de Campo Maior, além de vereadores e outras autoridades. 

O Prefeito José de Ribamar Carvalho concedeu entrevista coletiva para a imprensa local e estadual, onde na oportunidade  falou sobre a programação das atividades culturais, das bandas participantes e a programação religiosa dos Festejos de Santo Antônio.

Como já é tradição, o Festejo de Santo Antônio atrai milhares de fiéis e visitantes e gera uma grande expectativa em Campo Maior e nas cidades vizinhas. A tradicional festa em homenagem ao padroeiro da cidade, Santo Antônio, inicia no dia 31 de maio com a procissão saindo da Escola Patronato Nossa Senhora de Lourdes até a Catedral de Santo Antônio e segue com o novenário até o dia 13 de junho. 

Fonte: Ascom

Campo Maior passa a ter iluminação pública de LED a partir desse mês

A Praça Bona Primo, a Orla do Açude Grande e a Avenida Santo Antônio serão os primeiros pontos a receber iluminação 100% de LED em Campo Maior. A troca das lâmpadas pelas novas luminárias começa a partir do dia 20 de maio.

A Prefeitura de Campo Maior concluiu a contratação, através de licitação, do consorcio que vai cuidar da substituição do sistema de iluminação pública de Campo Maior.

O gerente de Iluminação e Limpeza Pública, Aquiles Lustosa, informou que a iluminação de LED será instalada pelo consórcio CONSIP, formado pelas empresas Tellus Mater e Sigma Engenharia, que foi habilitado pela Prefeitura de Campo Maior, através de uma Parceria Público-Privada, e será organizado por uma Sociedade de Propósitos Específicos.
Esse consórcio terá 12 meses para trocar todas as 4.200 luminárias de Campo Maior.Nessa primeira etapa serão substituídas as 55 luminárias da Avenida Santo Antônio, e 50 luminárias na Praça Bona Primo, por ocasião da festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade.
 
Após esse trabalho será feita a troca na Orla do Açude de Campo Maior. “Nossa prioridade agora será iluminar com LED a avenida onde vai passar a procissão do padroeiro e a praça onde será realizada a festa religiosa”, detalha.
De acordo com o gerente Aquiles Lustosa, o CONSIP irá montar um Centro de Controle e Operações, (CCO), para fazer a instalação, manutenção e reposição das luminárias danificadas, através de um moderno sistema de controle, que será composto por um call center e um plantão técnico, que terá até 24 horas para fazer a reposição da lâmpada danificada.
“Vale ressaltar que isso poderá acontecer, na maioria dos casos, até remotamente, ou seja, um sistema de computador identifica o problema e através desse sistema tenta fazer o reparo”, explica Aquiles.

Aquiles ressalta que esse projeto de iluminação LED em Campo Maior será o pioneiro no Brasil. “Esse novo sistema representará economia, eficiência e tecnologia, ou seja, Campo Maior e a gestão do Professor Ribinha estarão sendo vitrine para o Brasil”, comemora o gerente.  

Fonte: Ascom

 

Prefeito oficializa usina de reciclagem, montadora e anuncia call center

O prefeito de Campo Maior, Professor Ribinha, conduziu na noite dessa quinta-feira, 04.05, a segunda audiência pública da série de eventos com a população que serão realizados em Campo Maior nesse mês de maio. As audiências contam com a participação de todo o secretariado do governo municipal.

Ribinha foi questionado, por populares presentes à audiência, sobre os projetos de sua gestão para a geração de renda e oportunidades de emprego. O prefeito respondeu anunciando que assinou, nessa quinta-feira, 04.05, o termo de cooperação para a instalação de uma usina de reciclagem resíduos sólidos que vai gerar dezenas de empregos.

O gestor lembrou que a cidade já conta com uma cooperativa de catadores de resíduos recicláveis que tem quase 100 cooperados. Ribinha lembra que a Prefeitura Municipal colabora com a entidade, repassando uma bolsa social de incentivo aos catadores e esse pessoal terá prioridade no funcionamento dessa usina.

O prefeito ainda anunciou que está sendo finalizado o processo de instalação de uma montadora de trator e projetada a instalação de um call center na cidade. “Estamos determinado a nossa equipe que abra todos os caminhos possíveis e legais para que essas empresas se instale em nossa cidade o quanto antes”, disse o prefeito.

Fonte: Ascom

Posts anteriores