Cidadeverde.com

Governador faz entrega de ambulâncias em Campo Maior

O governador Wellington Dias entregou na tarde deste sábado, quatro ambulâncias na região norte do Piauí, a solenidade de entrega foi realizada na sede do Complexo Esportivo do Caiçara, na cidade de Campo Maior (localizada a 84 km da capital).

Na oportunidade, foram contemplados com os novos veículos o Hospital Regional de Campo Maior; o Posto de Saúde de Sigefredo Pacheco; o Posto de Saúde de Cocal de Telha e o Posto de Saúde José Pereira da Mata, de Capitão de Campos. Ao todo foram investidos recursos da ordem de R$300 mil oriundos do Tesouro Estadual.

“Tivemos aqui a oportunidade de entregar ambulâncias para municípios de Cocal de Telha, Capitão de Campos, Sigefredo Pacheco, ou seja, poder ter aqui esses municípios que agora podem dar uma melhor atenção às suas comunidades e é claro que vamos trabalhar um conjunto de outros projetos”, disse Dias.

As ambulâncias são automóvel modelo Fiat Doblô, com motorização 1.8 e equipadas com maca e itens como respirador de oxigênio, colares cervicais, bandagens e soro. Os veículos devem realizar o atendimento em saúde para remoções, que fazem o transporte de pacientes de um hospital para outro ou para realizar exames em clínicas ou hospitais.

O prefeito de Campo Maior, Paulo Martins, ressaltou que o governador foi muito sensível ao pedido dos prefeitos da região para a entrega das ambulâncias novas, os municípios precisavam desses equipamentos para poder levar pacientes aos hospitais como o daqui, como também de Teresina.

De acordo com Wellington Dias, a entrega dos veículos para o atendimento a saúde não termina neste sábado. “A meta agora é entregar ambulâncias para os municípios que estão faltando.

Seleção Brasileira de Master
Na oportunidade, a Seleção Brasileira de Master de futebol participou de uma partida amistosa contra o time KLB no campo do Caiçara e craques que vestiram a camisa da seleção brasileira, tais como o meio campista Zenon e o zagueiro Ronaldão estiveram em Campo Maior. O evento chamado de “Jogo do Trabalhador” foi realizado para homenagear os trabalhadores da cidade.

Antes da partida, uma solenidade de entrega de placas comemorativas homenageou os craques e as pessoas que contribuem com o esporte da cidade. Dentre elas, o governador Wellington Dias foi homenageado e aproveitou o momento para falar dos projetos em prol do esporte na região. “Acertamos aqui com o município que a gente já no mês de junho, se Deus quiser, vai aprontar para inaugurar a reforma do estádio de futebol Deusdeth de Melo. Então é isso, é ter bons equipamentos, boas oportunidades para os atletas, para os times profissionais e garantir que o esporte também seja um instrumento de desenvolvimento”, informou Dias.

A partida terminou empatada em 1X1.

Alunos participam de projeto em combate ao mosquito Aedes Aegypti em Campo Maior

Cerca de 140 alunos do 1° ao 5° ano do Lar da Criança Dom Abel Alonso Nuñes apresentaram nesta sexta-feira (15) uma série de trabalhos escolares voltados para o combate a proliferação do mosquito Aedes Aegypti que tem gerado além da dengue, também outras doenças como Chicungunya e Zika Vírus que provoca a microcefalia.

Mariana do 5° ano foi a vencedora e contou o que fez. “Fiz um desenho de um homem fechando a caixa d’agua e um pneu com o mosquito da dengue” e completou a estudante Williane dizendo como combater o mosquito, que segundo ela é “não deixar água parada”.

O secretário de relações institucionais, Cesar Robério coordenou a atividade que foi executada através da Prefeitura de Campo Maior. “É uma guerra contra um mosquito que não pode destruir nosso país”, disse o secretário informando que cerca de 100 trabalhos foram apresentados e todos feitos na escola.

“Criança é a formiguinha que vai levar esse cuidado para dentro de casa”, destacou a irmã Natividade que coordena a escola. O Prefeito Paulo Martins comentou que quando assumiu a cidade tinha dificuldade com limpeza principalmente porque o lixão era dentro da cidade e agora está isolado. “Fizemos um trabalho com agentes comunitários e endemias e servidores de limpeza e reduzimos em 90% o número de casos. Estamos em um nível controlado, mas estamos em uma campanha em parceria com o Parque São Francisco que doou 3 mil ingressos e em contrapartida os alunos tem que fazer trabalhos voltados no combate ao mosquito”, frisou.

O evento teve a presença da ex-secretária de Desenvolvimento Social, Conceição Lima e do Vereador Edvaldo Lima.

TJPI assina convênio para construção de novo fórum

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, desembargador Raimundo Eufrásio Alves Filho assinou convênio junto à prefeitura de Campo Maior (84 km ao norte de Teresina) para a construção das novas instalações do Fórum da Comarca. Signatários, como parceiro, o prefeito de Campo Maior, Paulo Martins; e como testemunha, o presidente eleito do TJPI para o biênio 2016/2018, desembargador Erivan Lopes. 

O novo fórum de Campo Maior vem juntar-se à lista de obras em andamento nas cidades de Parnaíba, Floriano, Picos, Oeiras e Corrente. Em conversa com os presentes, o desembargador Raimundo Eufrásio ressaltou a preocupação em dar estruturas dignas de trabalho e atendimento a todos os que precisem reportar-se ao Judiciário. 

“Campo Maior merece, pela sua dimensão e seu povo, e também pelas necessidades da Justiça no interior do Estado”, enfatizou o desembargador Raimundo Eufrásio. “Cidades do porte de Campo Maior precisam de melhoras no atendimento judicial, e começamos pelas estruturas físicas, para consequentemente partirmos para as necessidades seguintes de distribuição de pessoal”, explicou.

Outra preocupação na construção do novo fórum é a polarização de serviços. “Hoje Campo Maior tem dois juizados cíveis e criminais, e nós temos que construí-los próximos, para facilitar o acesso ao cidadão à Justiça”, prosseguiu o desembargador presidente, enquanto mostrava ao prefeito Paulo Martins a planta da construção, que abrigará varas cíveis e criminais, tribunal do júri e dois JECCs, além de ampla área de estacionamento.

“Vamos construir não somente um belo prédio, mas um prédio para acolher não somente quem trabalha na Comarca, mas também quem precise dos serviços da Justiça. Em doze meses, Campo Maior terá um belo fórum”, ratificou o desembargador Raimundo Eufrásio. O novo fórum terá custo em torno de 8 milhões de reais, recurso provenientes do Fundo de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário – FERMOJUPI.

Suspeito de matar homem a facadas é preso no dia do velório da mãe

A Polícia Civil do Piauí prendeu um dos suspeitos de assassinar a facadas Renato César Xavier de Sousa, 32 anos, morto com oito facadas em um matagal na zona rural de Campo Maior. Damião Borges de Sena Rosa foi conduzido coercitivamente para a delegacia, enquanto aguardava o velório da mãe dele, que morreu na última sexta-feira (08), mesmo dia em que ele na companhia de um amigo, teriam praticado o homicídio qualificado. 

O titular da delegacia de Castelo do Piauí, delegado Renato Pinheiro, que estava como plantonista, disse que um morador da região foi testemunha ocular do caso e viu a vítima com o Damião e outro homem dentro de um carro, horas antes do homicídio. Para tentar esconder o corpo, os dois cobriram a vítima com galhos de árvore. 

                      Fotos: PC/ PI

"A vítima era uma pessoa problemática, com histórico de envolvimento com drogas, agressão aos pais e tentativa de estupro. Já havia sido preso e condenado por roubo. De início, o Damião negou a participação no crime, mas depois confessou que colocou a vítima no porta-mala do carro e o levou para  um matagal, na tentativa convencê-lo a não agredir mais os pais. Contudo, o Renato teria ameaçado o Damião e Jonas que teriam desferidos facadas no rosto e pescoço dele", explica o delegado de Castelo do Piauí. 

O suspeito foi preso em flagrante, em menos de 24 horas, após o crime. Após confessar ação criminosa, Damião foi preso e consequentemente impedido de permanecer no velório da mãe. Ele ainda estava com a faca usada no homicídio. Jonas- que continua sendo procurado- também teria desferido facadas na vítima.

 O delegado Renato Pinheiro explica ainda que o trio tinha uma rivalidade antiga e que, inclusive, Jonas teria arrancado um pedaço da orelha da vítima, em outra discussão anterior. 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Homem é morto com 7 facadas em Campo Maior

Um homem identificado como Renato César Xavier de Sousa, 32 anos, foi encontrado com sete facadas na manhã deste sábado (9), na localidade Brejinho, a 59km de Campo Maior. Uma das perfurações atingiu o pescoço da vítima.

Segundo a Polícia Militar de Campo Maior, o corpo foi encontrado por populares da região por volta do meio-dia na região da Barragem Corredores. A vítima, de acordo com a PM, tinha passagem pelo sistema prisional pelo crime de assalto em Teresina. 

Ainda de acordo com a polícia, a vítima saiu de casa na tarde de sexta-feira com dois homens identificado como Jonas e Damião. 

"Assim que a Polícia Militar de Campo Maior tomou conhecimento do caso enviou viaturas para isolar o local do crime e fazer diligências no sentido de prender os acusados", disse o Major Etevaldo Alves.

Damião Borges de Sena Rosa foi preso e recolhido ao distrito policial de Campo Maior. 

Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com

PRF prende 3 pessoas com 249 cartões do Setut

Três pessoas foram detidas na tarde de sexta-feira (8) em Campo Maior portando 249 cartões do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut). A abordagem aconteceu no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Eles estavam em um veículo modelo Punto, de placas NIJ-4390.

Segundo a PRF, dois dos envolvidos com iniciais D.A.R.S  e M.S.L.D estavam em condicional. Já o terceiro, de iniciais C. H. L. M, disse ser o responsável pelos cartões. 

Além dos cartões, a PRF apreendeu R$ 802 em dinheiro. Os três foram conduzidos para a Delegacia de Campo Maior.

M.L.S.D, 25 anos, tem mandado de prisão por furto, já D.A.R.S, 23 anos, tem mandado por quebra da condicional. C.H.L.M, 48 anos, vai ter que justificar o porte dos cartões. Ele afirmou à polícia que mora em Teresina e os pais em Parnaíba.

Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com

2° Circuito de Saúde arrecada uma tonelada de alimentos em Campo Maior

É notório que a população campo-maiorense tem adotado cada vez mais a atividade física como um hábito. Um ponto primordial para que isso aconteça é o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde com a realização de aulões em praça pública e também na academia de saúde do Bairro de Flores.

“A tendência é só aumentar, principalmente quando a gente inaugurar as demais academias que estão em fase de conclusão”, destacou o Prefeito Paulo Martins durante o 2° Circuito de Saúde de Campo Maior realizado nesta quinta-feira (07/04) em comemoração ao Dia Mundial da Saúde.

O evento integrou diversas regiões da cidade, pessoas de várias idades e diversas pastas da administração municipal como saúde, educação, trânsito, serviço social, cultura e esporte e outras. “Quero agradecer a todos pelo empenho e dedicação com que fizeram do nosso Dia Mundial da Saúde ser um sucesso, tornando e consolidando nosso Circuito Municipal de Saúde como um marco na história em Campo Maior. Vi o esforço de cada um de nossos profissionais e parceiros fazerem esse dia a realidade que foi”, ressaltou o Secretário de Saúde, Marcelo Miranda.

O evento arrecadou através das inscrições mais de uma tonelada de alimentos que serão distribuídas para instituições carentes de Campo Maior. “Iremos fazer a nossa ação solidária doando mais de 1 tonelada de alimentos para instituições carentes, fazendo de nossa ação de saúde uma ação com enfoque humanitário, onde ajudaremos a quem precisa”, pontuou.

Quem também participou do circuito foram os vereadores Carlos Torres, Manim Pereira e Professor Ribinha, que é pré-candidato a Prefeito, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Aloísio Ernesto, a ex-secretária de Desenvolvimento Social, Conceição Lima, o ex-secretário de Esporte, Francisco Rademarques, o ex-secretário de Trânsito, Capitão Paz, ex-secretário de Habitação, Domingos Abreu, o Deputado Estadual Aluísio Martins entre várias outras autoridades e lideranças comunitárias.

Massagista do Comercial, de Campo Maior, morre eletrocutado em casa

O massagista do Comercial Atlético Clube, João Batista Machado, de 47 anos, morreu eletrocutado em sua casa na última quarta-feira (6). Segundo o diretor do time, Marco Guilherme, Batista atuava no time desde 2009. O homem fazia consertos na rede elétrica de casa quando faleceu. O caso aconteceu em Campo Maior (78 km de Teresina).

A informação é de que ele estava em casa e tentou realizar um reparo em parte da fiação elétrica de sua residência. Ele acabou sofrendo uma forte descarga elétrica e chegou a receber atendimento dos vizinhos, que tentaram levar Batista para o hospital, mas ele morreu ainda no local.

Marco informou que o time estava sem atuar no futebol profissional e, por isso, Batista estava afastado dos trabalhos na equipe havia algum meses. Ele também participava de produções culturais e cinematrográficas na cidade de Campo Maior. 

O velório e o sepultamento do corpo de Batista aconteceram ontem em Campo Maior. 

 

Maria Romero
redacao@cidadeverde.com

Suspeito é morto a facadas em praça pública; irmãos são suspeitos

O homem identificado como Eduardo de Almeida Braga foi morto em praça pública na noite de ontem (30), em Campo Maior, a 78 km de Teresina. Os suspeitos são irmãos e de acordo com titular do 1º DP da cidade, Andrei Alvarenga, teriam uma rixa antiga com a vítima, que inclusive, era acusada de crimes. 

Foto: Campomaioremfoco

Antes de ser assassinado, Eduardo de Almeida travou luta corporal com os suspeitos, mas acabou sendo atingido com seis facadas e morreu no local. "Eles tinham uma rixa antiga por motivos pessoais e apuramos que a vítima ainda tentou fugir, mas não conseguiu", disse Alvarenga. 

O crime ocorreu por volta das 20h30, ao lado da Igreja Matriz de Santo Antônio, na Praça Bona Primo, em Campo Maior. Os irmãos fugiram em uma motocicleta e estão sendo procurados pela polícia. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Defensoria abre vaga para Núcleo da Mulher de Campo Maior

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) abriu inscrições para vaga no Núcleo da Mulher de Campo Maior em regime de substituição. A medida consta no edital Nº 003/2016, do Gabinete da Defensora Pública Geral, datado do dia 22 de março e publicado no site da instituição no link 'Atos Administrativos'.

Os defensores públicos interessados deverão apresentar requerimento dirigido à defensora pública geral, até às 13h30 da próxima quinta-feira (31), no Setor de Protocolo do Núcleo Central da DPE-PI ou por meio de email institucional defensoriapublica@defensoria.pi.gov.br.

Poderão concorrer todos os defensores públicos interessados da comarca de Teresina e aqueles vinculados às Defensorias Públicas Regionais do Estado. Havendo mais de um defensor público inscrito, será selecionado aquele que tiver maior tempo de antiguidade na carreira e, como segundo critério, o que contar com mais tempo de serviço público no Estado, maior tempo de serviço público em geral e o de maior idade. Não poderão concorrer para substituição àqueles que são defensores públicos substitutos naturais ou aqueles responsáveis diretos pelo contraditório do respectivo órgão de execução.

A designação para as vagas, em regime de substituição, não importa na alteração das atribuições da substituição natural relativa ao órgão do qual é titular.  Caso não haja interessados para a vaga, será obedecida a ordem de substituição prevista na portaria GDPG nº 281/2013.

Confira abaixo o Edital:

Edital Nº 003/2016

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Posts anteriores