Cidadeverde.com

Autorizada a construção de escola, calçamento e a reforma do centro do idoso e posto

O prefeito Ribinha determinou nessa manhã de sábado, 24.06, que a Superintendência de Obras da Prefeitura Municipal retomasse a construção de uma escola, padrão MEC, no Conjunto Renascer, em Campo Maior. O gestor também autorizou o inicio da pavimentação na Rua Mandubé (Flores) e as reformas do Centro de Convivência do Idoso e do Posto de Saúde da comunidade Água Branca.

Ribinha, em visita ao local, juntamente com o superintendente Dibes Ibiapina, acompanhou o reinicio dos trabalhos e lembrou que a escola municipal terá seis salas de aula, área administrativa, refeitório, espaço para recreação, laboratório e biblioteca.

O prefeito, acompanhado da assessoria técnica de engenharia, também fez uma visita ao Centro de Convivência do Idoso, (Clube da Melhor Idade), e revelou que irá assinar a ordem de serviço para a reforma e ampliação do prédio. A solenidade de assinatura acontecerá na próxima quarta, 28, durante o Arraial da Melhor Idade.

Ainda nesse sábado, Ribinha autorizou a pavimentação (calçamento), na Rua Mandubé, em Flores. O trecho interliga o Bairro de Flores ao Horto Florestal e era uma reivindicação antiga dos moradores. A obra começa já na próxima segunda-feira, 26.

Fonte: Ascom

Papa Francisco nomeia novo bispo de Campo Maior

O papa Francisco escolheu o novo bispo de Campo Maior, 78 quilômetros ao Norte de Teresina (PI). O reverendo padre Francisco de Assis Gabriel dos Santos deixará o interior de Pernambuco para assumir a diocese no Piauí.

O anúncio foi feito pela Nunciatura Apostólica no Brasil, nesta quarta-feira (21). Padre Francisco dos Santos é pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns (PE).

Natural de Esperança (PB), o novo bispo tem 49 anos e foi ordenado na mesma cidade, em 2000. É formado em Filosofia pelo Instituto Teológico e Pastoral e tem bacharelado em Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo, com diploma pelo Instituto Santo Anselmo, de Roma.

O novo bispo de Campo Maior também é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco. A experiência o levou a produzir programas de rádio e uma publicação intitulada "Dom Helder Abrindo Caminhos" naquele estado. 

Francisco dos Santos irá substituir Dom Eduardo Zielski, transferido no ano passado para a Diocese de São Raimundo Nonato, no Sul do Piauí.

O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Steiner, enviou carta ao Padre Francisco dos Santos e destacou que a formação do religioso em Comunicação Social o ajudará na evangelização em Campo Maior.

Veja a carta na íntegra:

Saudação da CNBB ao padre Francisco de Assis Gabriel dos Santos

Brasília, 21 de junho de 2017

Prezado Irmão, P. Francisco de Assis Gabriel dos Santos, CSsR.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se alegra com sua nomeação como bispo de Campo Maior (PI), agradece ao Santo Padre e envia felicitações ao senhor e orações por esta nova missão que a Igreja lhe confia.

O itinerário missionário percorrido pelo senhor tanto na pastoral direta em paróquias como na formação de seus confrades indica que seu pastoreio será de muita dedicação e de muitos frutos. Sua formação em Comunicação Social além de aproximá-lo bastante das necessidades do mundo marcado pela revolução tecnológica dos nossos dias, também o qualifica, de modo especial, para o múnus episcopal do ensino.

Trazemos em nossas saudações, há algum tempo, uma palavra inspiradora que possa ser um brinde de boas-vindas aos nossos Irmãos. Escolhemos uma palavra do Papa Bento XVI apresentando um Bispo e Doutor da Igreja, fundador de sua Congregação Religiosa: “Santo Afonso Maria de Ligório é um exemplo de pastor zeloso, que conquistou as almas pregando o Evangelho e administrando os sacramentos, combinados com uma maneira de fazer baseada em uma bondade humilde e suave, que nascia de uma relação intensa com Deus, que é a Bondade infinita. Ele teve uma visão realista e otimista dos recursos do bem que o Senhor dá a cada homem e deu importância aos afetos e aos sentimentos do coração, além a mente, para poder amar a Deus e ao próximo”.

Pedimos a intercessão de Santo Afonso para o feliz cumprimento da sua missão e saudamos as comunidades da diocese de Campo Maior que acolhem um novo Pastor.

Em Cristo,

Dom Leonardo Ulrich Steiner

Bispo auxiliar de Brasília

Secretário-Geral da CNBB

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Prefeitura realiza segundo Concurso Escolas Sustentáveis; veja resultado

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Meio Ambiente em parceira com as secretaria de Educação e o SAAE, realizou o 2º Concurso Escolas Sustentáveis de Campo Maior, o evento culminou as ações desenvolvidas na semana do meio ambiente premiou as unidade escolares participantes com lixeiras seletivas e tem por objetivo disseminar conhecimentos ambientais, acerca da importância da preservação de bens ambientais, sensibilizar as  pessoas da necessidade de adoção de práticas sustentáveis para a garantia da vida no planeta.


 
O Prefeito, Ribinha prestigiou o evento que contou  com  a presença de toda a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, da Secretária de Educação, Conceição Lima, professores, coordenadores, diretores, alunos, representantes da sociedade civil e de empresários.
 
Participaram do concurso as Escolas Municipais: Milton Soldani, Mano Castelo Branco, Hilson Bona, CAIC, Raio de Esperança, Vida Verde, Zenita Pires Ferreira, Águida Maria da Conceição e Patronato Nossa Senhora de Lourdes. Os eixos temáticos apresentados foram: Redução do Risco de Queimadas e Proteção de Mananciais Hídricos.
 
Cada Unidade de Ensino teve 20 minutos para apresentação de seu projeto, os itens avaliados pelos jurados foram:  Adequação do projeto ao tema proposto, metodologia aplicada, sensibilização do público alvo e vida útil do projeto.
 
A Escola Zenita Pires que apresentou o projeto, Biofiltro: Reutilização de Águas Cinza, evitando o desperdício da água utilizada na cantina da escola, ficou em primeiro lugar na opinião dos jurados com 56,5 pontos. O segundo lugar foi para a escola Hilson Bona com 48 pontos, o terceiro para Águida Maria da Conceição, 44 e o quarto lugar ficou com Unidade Milton Soldani, com 43 pontos, as demais Instituições levaram prêmios de participação.

cidades@cidadeverde.com

Homem é preso com frascos de canabidiol líquido em Campo Maior

 A Polícia Rodoviária Federal prendeu, na noite dessa sexta-feira (16),  um homem (J.F.S.M. – 33anos) suspeito de  tráfico de drogas. A prisão foi feita no km 269 da BR 343, em Campo Maior. Com ele, foram encontradas maconha, cocaína e canabidiol.

Os policiais abordaram o veículo de placa OED 4413, conduzido por J.F.S.M. e os passageiros identificados pelas iniciais T.V.B.F.(25) , P.J.A. (56) e V.R.S.A( 17).

Na ocasião foi realizada a fiscalização dos ocupantes e bagagens do veículo onde foram  encontradas quantidades variadas de entorpecentes, sendo: 50 gramas de maconha, uma porção aproximada de 3g  de cocaína, três frascos cheios de  canabidiol líquido e acessórios.

De acordo com a PRF, os ocupantes afirmaram que estavam seguindo para a cidade de Pedro II para o Festival de Inverno.

Os envolvidos foram enquadrados por tráfico de drogas e encaminhados à Polícia Civil de Campo Maior para a realização dos  procedimentos legais.

Da redação
redacao@cidadeverde.com 

Mutirão da Limpeza chega ao Bairro Matadouro

A Prefeitura de Campo Maior através da Secretaria de Limpeza e Iluminação Pública tem trabalhado intensivamente na limpeza de ruas do centro e bairros da cidade. Atualmente equipes realizam os serviços de roço, capina e retira de entulhos em ruas do Bairro Matadouro.

A equipe iniciou os serviços nas mediações do Instituto do Rim (próximo da antiga linha férrea) onde enfrentou um verdadeiro lamaçal e retirou toneladas de entulho incluindo sacos plásticos, poda de árvores e até mesmo restos de animais.

Sobre o mutirão o Secretário de Limpeza e Iluminação, Antônio Lustosa explica: “A missão que nós temos de limpar Campo Maior é árdua e demostramos com trabalho, quanto mais trabalhamos, em menos tempo concluiremos a limpeza do município, em alguns lugares encontramos situações mais crítica como esta do Bairro Matadouro, mas com a mesma garra e força de vontade que limpamos o centro de Campo Maior, limpamos também os bairros, para nós não há diferença, pois entendemos que o povo é a nossa razão”, disse o secretário.

O Secretário informou ainda que está providenciando junto a Eletrobras melhorar a iluminação pública do local, visto que a existente é bastante precária.

De acordo com o Secretário, a conclusão dos serviços de limpeza dessa primeira etapa deve acontecer dentro do prazo de 30 dias, quando terá realizado o mutirão nos bairros; Flores e Cariri.

Fonte: Ascom

PRF flagra motorista transportando arma e cocaína em Campo Maior

A Polícia Rodoviária Federal prendeu o homem identificado apenas como F.C.S.S. de 34anos por porte ilegal de arma e drogas no km 269 da BR-343 no Município de Campo Maior/PI. A abordagem ocorreu na noite desta segunda-feira (12).

O veículo modelo GM/CORSA HATCH de placa ODV-4647 era conduzido por F.C.S.S. que estava na companhia dos passageiros G.B.S. e I.D.C.. Os policiais realizaram busca pessoal no condutor, encontrando em sua cintura uma Pistola Taurus, modelo 638, de calibre .380 ACP, com 32 munições não deflagradas. Em revista no interior do veículo foram encontrados alguns pacotes com substância em pó na cor branca análoga à cocaína, e dinheiro.

A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Civil de Campo Maior  - PI para a tomada das providências cabíveis. 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Missa dos vaqueiros anima os festejos de Campo Maior

A tradicional "Missa do Vaqueiro" e a cavalgada de Santo Antônio foram realizadas na manhã de sábado, (10), como parte da programação dos Festejos de Santo Antônio. A missa foi celebrada pelo padre Jerônimo de Paula Pessoa, na Catedral de Campo Maior, e a cavalgada percorreu algumas ruas e avenidas da cidade até o Parque Malagueta.

"Os Festejos de Santo Antônio são uma festa, cuja liga mais forte são os vaqueiros, porque assim como o padroeiro, o homem do campo é um dos símbolos de Campo Maior", disse o prefeito professor Ribinha. 

Várias autoridades prestigiaram a missa e também a cavalgada. As festividades alusivas a Santo Antônio em Campo Maior prosseguem até o dia 13 de junho.

Fonte: Ascom

Ribinha e secretário Lustosa acompanham instalação de lâmpadas de LED

Na tarde deste Sábado (3), o Prefeito Municipal de Campo Maior ,José de Ribamar Carvalho (Professor Ribinha), e o Secretário Municipal de Limpeza e Iluminação Pública, Antonio Lustosa, acompanharam a instalação da primeira luminaria de LED no município, que aconteceu na R. Padre Manoel Felix no centro de Campo Maior.
 
Depois de testada e aprovada, a equipe responsável seguiu para a Praça Bona Primo, onde foi dado continuidade ao serviço entrando até no periodo da noite
 
Nessa primeira etapa, serão instaladas 125 luminárias; 60 na Praça Bona Primo e 65 na Av. Santo Antonio, e em 12 meses todas as cinco mil luminárias da cidade estarão com o sistema de LED.

"Estamos realizando um feito historico, que vai valorizar Campo Maior cada vez mais. Todo o País vai conhecer nossa cidade através dessa ação", Frisou Lustosa.
 
"Estamos dando um passo gigantesco na infraestrutura urbana de Campo Maior, ja fomos sondados ate por jornalistas nacionais sobre esse nosso projeto inovador", explicou Ribinha.
 
No Piauí, Campo Maior é a segunda cidade a utilizar iluminação pública com lâmpadas de LED.

Fonte: Ascom

Multidão acompanha procissão de Santo Antônio em Campo Maior

Nem mesmo a chuva que caiu na cidade de Campo Maior inibiu os fiéis a comparecer em massa para a tradicional Procissão de Santo Antônio, realizada nesta quarta-feira (31). O ato religioso atraiu idosos, crianças e adultos, que seguiram cantando músicas e agradecendo pelas graças alcançadas.

A procissão saiu no fim da tarde com a imagem e a bandeira do padroeiro da cidade, da escola Patronato Nossa Senhora de Lourdes seguindo até a catedral de Santo Antônio. A procissão, que é a abertura oficial dos Festejos de Campo Maior, terminou com o hasteamento da bandeira na catedral e queima de fogos.  Entre as autoridades presentes estava o prefeito professor Ribinha e a vice Liége, o deputado estadual  Aluísio Martins, vereadores e secretários municipais.

A devoção a Santo Antônio começou há mais de 100 anos na região de Campo Maior, mas aumentou na década de 1950, com a instalação da diocese da cidade e a criação de um movimento entre as famílias locais. Atualmente, os festejos são tradicionais e atraem turistas de vários estados e de outros cantos do Piauí. Os festejos da cidade seguem até o dia 13 de junho.

Fonte: Ascom

DIA 31: Festejo de Santo Antônio começa na próxima quarta

Falta pouco para o inicio do Festejo de Santo Antônio, padroeiro de Campo Maior, que acontece de 31 de maio a 13 de junho. 60 atrações passarão pelo Palco d Espaço Cultural Dom  Abel, na Praça Bona Primo. Novenas, leilões, shows artísticos, apresentações culturais, vaquejadas, festival junino fazem parte de uma programação, que começa com a tradicional procissão do mastro, na próxima quarta-feira.

O prefeito Professor Ribinha contabiliza mais de 680 barracas montadas nas Praças Bona Primo e do Rosário. Ribinha se anima ao destacar que a festa do padroeiro de Campo Maior esse ano conta com muitas inovações como o novo palco para as apresentações artísticas, festival de hot-dog, desfile de carros antigos e ainda festival junino de quadrilha. “Nesse festival estaremos distribuindo R$ 5 mil em premiação”, diz o prefeito.

Ribinha informa que a procissão de abertura do festejo vai contar com a presença do governador Wellington Dias e outras autoridades estaduais.

Fonte:ascom

Posts anteriores