Cidadeverde.com

Prefeitura reúne barraqueiros para tratar sobre o Festejo de Santo Antonio

A Prefeitura de Campo Maior através da Secretaria de Cultura, Turismo e Desenvolvimento e a Gerência de Eventos do Município, se reuniram na tarde desta quarta-feira (26), com donos de churrascarias e barraqueiros que comercializam durante as quatorze noites do Festejo de Santo Antônio. A pauta da reunião foi à discussão de melhorias para os barraqueiros, precauções e algumas mudanças para melhorar o espaço onde acontece o evento.

Foi discutida a estrutura, proibição de vendas de bebidas para menores, a comercialização de bebidas em garrafas de vidros para consumo no espaço da festa, melhor higienização nos banheiros, segurança policial e particular, a proposta de colocar um novo palco no Espaço Cultural que poderá ficar de frente para a Praça Bona Primo, abrindo assim mais espaço para os vendedores ambulantes, bancas de caipirinhas e para quem vai se divertir nos shows que acontecem durante as 14 noites do evento e outros detalhes.

O Gerente de Eventos, Ulisses Raulino, garantiu aos presentes na reunião que a programação festiva e cultural será uma das maiores de todos os festejos anteriores.

“Não tenho duvida de que iremos realizar um grande festejo esse ano. Já estamos programando o lançamento de toda a programação com o prefeito Ribinha e a Secretária de Cultura e Turismo Dlany Frota para o inicio do mês de maio, assim daremos condição de mais turistas e devotos de Santo Antônio se programarem e virem para Campo Maior” disse Ulisses.

A Secretária de Cultura e Turismo, Dlany Frota, falou do conhecimento da grandiosidade da festa e garantiu que todos os esforços serão tomados por sua equipe para que a pasta realize junto com a Prefeitura Municipal e Gerência de Eventos o maior Festejo de Santo Antônio.

Fonte: Ascom

 

Obra de revitalização do Açude Grande de Campo Maior está em ritmo acelerado

A segunda etapa da obra de revitalização da Orla do Açude Grande de Campo Maior, considerado um dos mais belos cartões postais do Piauí, está em fase de conclusão. Para finalizar essa etapa do projeto, estão sendo colocadas mais de 1.500 lajes, finalizando a construção da passarela.

Nesta etapa, já foi feita a demolição de todo o calçamento da área baixa da Rua Alameda Dirceu Arcoverde, com o objetivo de evitar o acumulo de água que era comum nos períodos chuvosos, a construção de uma nova pavimentação de pedras nos trechos afetados e a pavimentação asfáltica em todas as ruas do entorno da Orla do Açude Grande.

“A conclusão da segunda etapa está prevista para acontecer daqui a 15 dias e a conclusão da terceira etapa que consiste na parte estrutural de concreto armado e no plantio da grama, está prevista para o mês de junho. A partir daí, daremos inicio a quarta e última etapa que consiste na iluminação”, explica o Superintendente de Obras e Projeto, Dibes Ibiapina.

 A obra de revitalização da Orla do Açude Grande é resultado da parceira entre a Prefeitura de Campo Maior e o Governo do Estado.

Fonte: Ascom

 

Campo Maior irá realizar a 1° Feira do Artesanato em Julho

A Prefeitura de Campo Maior através da Secretária Municipal de Assistência Social (SEMAS), irá realizar a 1° Feira do Artesanato do Município, o evento está prevista para acontecer nos dia 28 e 29 de julho na Praça Valdir Fortes.

De acordo com a Secretária de Assistência Social, Nilzana Gomes, o objetivo desse evento é valorizar a cultura local, divulgar o artesanato campomaiorense e gerar renda para a população.

"A feira será um evento que irá unir cultura e arte. Vamos ter também além da exposição das peças artesanais,  shows com artistas locais, apresentações culturais e o lançamento da loja virtual, que facilitará a compra dos produtos por parte daqueles que moram em outras cidades" informou a secretária.

Os artesãos que desejam participar da Feira devem ir até a SEMAS (Secretária Municipal de Assistência Social)  realizar o cadastro e se informar como irá funcionar o evento.

Fonte: Ascom

Prefeito usa facebook para divulgar ações

Após completar 100 dias de governo, o prefeito de Campo Maior, José de Ribamar Carvalho começou a movimentar sua página no Facebook, dando destaque às ações que tem realizado à frente da prefeitura de Campo Maior.

No dia 12 de abril, o prefeito destacou uma entrevista coletiva, concedida à imprensa local e fez postagens de fotos com profissionais da área.

face rib01

No dia seguinte (13/04), José de Ribamar mencionou o pagamento de 55 servidores aposentados, e destacou ainda, que os servidores ativos da prefeitura estavam com seus salários em dias.

face rib 02

Também foi através de sua página no Facebook que o prefeito comunicou a chegada da água encanada na comunidade rural, Realengo.

Face, Rib 03

O prefeito também comunicou que, autorizou o SAAE a mapear mais 28 comunidades rurais, que devem receber água encanada em breve.

A construção de uma ponte de concreto construído no bairro Horto Florestal, também foi anunciado pelo prefeito. Segundo ele, anteriormente havia uma passagem de madeira, que causava muitos transtornos aos moradores.

face 05

O prefeito segue ganhando seguidores e elogios em sua página. Sua decisão em anunciar, as realizações e comunicados importantes de seu governo, na rede social, foi motivada pela agilidade, custo e o alcance das informações, por meio da internet.  

“A internet é uma maneira moderna, rápida e barata de comunicar ao povo campo-maiorense o trabalho que venho desempenhando, a população parece ter entendido e aprovado a ideia de usar as redes sociais, a página recebe comentários, curtidas e compartilhamentos constantes”, disse o Prefeito. Além do Facebook, o prefeito tem conta na rede social, Instagram.

Fonte: Ascom

Estudante desmaia em sala de aula após confessar que participa do desafio Baleia Azul

Um adolescente de 17 anos foi internado no hospital Regional de Campo Maior (a 80 km de Teresina) após desmaiar em sala de aula e confirmar que estaria participando do suposto jogo da "Baleia Azul". 

O incidente causou preocupação na escola, após os colegas de sala de aula flagrarem o estudante tentando se automutilar. Ele usou um estilete para cortar os braços e foi impedido por outros alunos que estavam no local.

A diretora adjunta da escola, Cândida Mendes, contou ao Cidadeverde.com que foi acionada pelos colegas do estudante informando que o jovem estaria tentando se cortar.

“Conversei com ele, e o que me disse é que estava fazendo parte de um jogo chamado Baleia Azul. Eu questionei se ele sabia o que era o jogo e ele me respondeu dizendo que sabia e que entrou por um vacilo e que iria tentar sair do jogo”, contou a diretora.

Ao retornar para sala, depois da conversa, o estudante desmaiou e foi levado para a secretaria da escola, de onde a diretora acionou o Samu e a família do adolescente. 

Ele foi levado para o hospital de Campo Maior como se estivesse “dopado”, mas já recebeu alta e foi para casa. 

A diretora adjunta disse que o aluno é uma pessoa alegre, divertida e brincalhona que todos conhecem, mas que ontem teria chegado com o comportamento diferente, muito sério e calado. 

Ele faz a 5ª série do Ensino de Jovens e Adultos e na sua sala possui 25 alunos. 

Conselho Tutelar 

O vice-presidente do Conselho Tutelar de Campo Maior, Francisco de Assis Lima, o professor Assis, disse que o Conselho não foi acionado neste caso e que ainda está procurando ainda informações a respeito. O conselheiro, inclusive, disse que vai acionar o hospital e a escola sobre a não comunicação, já que o órgão deve ser chamado em qualquer incidente envolvendo criança e adolescente. 

“Não fomos notificados do caso, só ficamos sabendo pelos portais de notícia, estamos preocupados porque o conselho deve ser notificado e não houve nem por parte da escola e nem do hospital. Pode ser que um tenha achado que o outro tenha chamado, não sabemos, mas vamos acionar e procurar informações sobre esse adolescente”, explicou o professor Assis, que está de plantão neste feriado.

Baleia Azul 

O jogo Baleia Azul ficou conhecido como uma sequência de 50 desafios que envolvem isolamento social, automutilação e incentivo ao suicídio. Os sinais de alerta para saber se os adolescentes estão participando do jogo são: inscrições nas palmas das mãos, automutilação (braços, pernas e labios), interesse repentino por filmes de terror, atividades no meio da madrugada, exposição ao perigo com "visitas" a locais altos, desenhos de baleira e ficar sem conversar por longos períodos. 

Para os pais, as dicas são: diálogo aberto com a família, monitorar o uso da internet e das redes sociais e propor atividades e valorizar projetos dos filhos.


A gerente regional de Educação da 5ª Região, Lucimeire Barros, informou que na próxima semana irá fazer uma reunião com a equipe que acompanha as escolas para traçar um plano de orientar os estudantes. “Merece uma atenção nossa até para entender o que está acontecendo e temos que agir de forma madura, procurando ajuda de outros profissionais para entender esse fenômeno, independentemente de ter acontecido aqui”, afirmou a gerente.

A psicanalista Katiuscia Fonseca fala sobre os cuidados que os pais devem ter: assista aqui

 

Yala Sena e Caroline Oliveira
redacao@cidadeverde.com 

Prefeito faz entrega oficial de veículo ao Conselho Tutelar

O Prefeito de Campo Maior, José de Ribamar entregou oficialmente na manhã desta quinta, (20), uma viatura nova ao Conselho Tutelar do município, o veículo modelo Citroen Aircross 1.6 – 2017,  vai subsidiar nas demandas do Conselho, a fim de ter uma melhor resolutividade.

Além do veículo, o Conselho também recebeu 05 computadores, 01 impressora multifuncional, 01 bebedouro, e uma geladeira, os equipamentos, foram adquiridos em parceria com Ministério Público, por meio de uma emenda da Senadora Regina Sousa. A aquisição do veículo faz parte das ações dos 100 dias do Governo Mais Mudanças.

Ao se pronunciar, o prefeito destacou os avanços no Conselho. “Melhorando a estrutura do Conselho, estamos atendendo as reivindicações, não só dos conselheiros, mas principalmente, do povo da nossa cidade, dando condições justas e necessárias, para que os conselheiros possam trabalhar de forma mais segura, ampliamos a equipe com a inclusão, de uma Psicóloga, e agora vamos melhorar ainda o salário desses profissionais”, disse o Prefeito.

Estiveram presentes na solenidade, a vice-prefeita Liége Cavalcante, a Primeira-dama, Nilzana Gomes, o ex-prefeito, Paulo Martins, vereadores, secretários, superintendentes, coordenadores, e representantes da sociedade civil, além de toda a equipe que compõe o Conselho Tutelar.

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

100 DIAS DE GESTÃO: Prefeitura implanta sistema de abastecimento de água na localidade Realengo

Apenas 100 dias de gestão, e o Prefeito de Campo Maior, José de Ribamar  já mostra resultados positivos  em sua administração. Por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), a Prefeitura implantou o sistema simplificado de abastecimento de água na Localidade Realengo, beneficiando famílias que esperavam por essa melhoria há 40 anos.

“Como gestor nos sentimos realizados em levar os serviços de qualidade para a população, mais ainda, quando a gente consegue ver a mudança na vida dessas pessoas aqui de Realengo, que tiveram a paciência de quase 40 anos, esperar por essa reivindicação, essa melhoria tão necessária” disse o prefeito, José de Ribamar Carvalho.

Para atender toda a extensão da localidade Realengo foram implantados cerca de 1000 metros de distribuição de rede de água, com tubos de PVC (50mm), ligações de 7 ramais domiciliares, reservatório de 10 mil litros, bomba com equipamentos submerso, instalação de 100 metros de rede de energia elétrica para suporte de bomba.

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

Criança de 6 anos morre e padrasto fica ferido em colisão entre moto e caçamba

Uma colisão entre uma moto e uma caçamba vitimou uma criança de seis anos, na tarde desta segunda(17), quando o padrasto a levava para a escola. A vitima, identificada como Amanda Vitória Monteiro de Moura, teria sofrido um traumatismo craniano com a queda. 

O acidente aconteceu nas proximidades do Samu de Campo Maior, quando o padrasto da vítima, identificado como Renato Alves, que conduzia a moto, seguia para deixar a menina na escola. 

O motorista do caminhão evadiu-se do local na hora do acidente, mas depois se apresentou à polícia e prestou depoimento, negando culpa no acidente. Ele foi identificado como Pedro e teria contado para a polícia que a colisão aconteceu quando foi manobrar a caçamba para sair da BR-343 e entrar para o Bairro de Fátima, na rua de acesso ao Samu.

O condutor da moto, Renato Alves, ficou gravemente ferido, foi socorrido e levado para o Hospital Regional de Campo Maior e depois transferido para o HUT, em Teresina.  Amanda também foi socorrida, mas já chegou ao hospital sem vida.

O corpo da menina foi liberado já no final da tarde e será enterrado nesta terça.   

 

Da editoria de Cidades
Com informações do portal de Campo Maior 
cidades@cidadeverde.com

 

Campo Maior receberá Curso de reanimação cardiopulmonar no adulto e bebê

O Programa de Educação Médica Continuada que é oferecido pelo CFM/CRM-PI começou no último final de semana, sendo realizado no município de Valença do Piauí, no Sul do Estado. É o primeiro do ano em curso. A coordenação do Programa realizará o Curso de Urgências e Emergências Cardiológicas em vários municípios até o final do ano. A coordenação do programa, em reuniões com a diretoria do CRM-PI, inova, trazendo também o Curso de Reanimação Cardiopulmonar no Adulto e no Neonato, este aberto para todos os profissionais de saúde que atuam em maternidades ou em salas de parto em geral, como médicos, profissionais da enfermagem e fisioterapeutas. Este curso, ministrado pelo médico pediatra e neonatologista de Teresina, Marcos Bittencourt, que atua na Maternidade D. Evangelina Rosa, acontecerá em todos os municípios, em paralelo com o curso de Reanimação Cardiopulmonar para Adulto. O próximo curso acontecerá no dia 8 de abril, na Secretaria Municipal de Educação, no município de Campo Maior, para o qual a coordenação do Programa convida médicos inscritos no CRM-PI, médicos intercambistas e outros profissionais de Saúde de Campo Maior e municípios vizinhos a participarem. O curso é gratuito.

Em Valença, o ministrante do curso teórico e prático de Urgências e Emergências Cardiológicas foi ministrado pelo coordenador do Programa de Educação Médica Continuada, o cardiologista Luiz Bezerra Neto. O curso é voltado para médicos de qualquer área e intercambistas que atuam principalmente no setor de urgência e emergência.

Marcos Bittencourt, que também é instrutor do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria, informou que atualmente existe uma grande preocupação em torno de algumas estatísticas, como a de que a cada 25% dos bebês que têm algum problema durante o nascimento morrem no dia em que nascem e a meta é reduzir esses índices para diminuir a mortalidade infantil no Brasil.

Ele afirmou que essa mortalidade infantil vem diminuindo no país, mas ainda é grande a mortalidade no período neonatal (recém nascidos – RN), principalmente por anoxia, que é a privação de oxigênio no momento do nascimento, por isso a grande importância das equipes de saúde estarem preparadas para saberem recepcionar o bebê durante o nascimento, porque em algum momento um bebê precisará de ajuda para iniciar a primeira respiração. Um em cada 10 bebês vai precisar de ajuda com massagem cardíaca, um em cada 100 precisará ser intubado, precisando de cuidados intensivos e um em cada 1000 precisará de reanimação avançada, onde será preciso massagem cardíaca, intubação e uso de medicações.

Os problemas respiratórios ocorrem porque o desfecho do nascimento na vida do ser humano é caótica, passa de uma vida intrauterina, onde não há nenhuma necessidade de respirar, porque a placenta faz todas as trocas gasosas, e logo após o nascimento o RN precisa manter uma respiração efetiva e quando isso não ocorre,surge algum grau de sequela, se o atendimento não for feito com eficiência nesse momento do nascimento. “É de suma importância que todo profissional que trabalha em sala de parto esteja munido de experiência e de uma boa prática de reanimação neonatal”.

A prática tem o fluxograma da reanimação, com passos iniciais da reanimação, aprendizagem sobre ventilação com pressão positiva, intubação, massagem cardíaca e saber quando se deve utilizar medicações. No curso o Dr. Bittencourt apresenta uma sequência de cuidados para que médicos e as equipes de saúde não se adiantem em uma tomada de decisões e nem deixem de fazer uma ação que é de suma importância. Ele afirmou que a frequência cardíaca é o parâmetro mais importante para que o profissional deve observar para que possa ter uma tomada de decisão no passo seguinte da reanimação neonatal. Informações: (86) 3216-6100 / (86) 98876-3216 ou pelo email: cursos@crmpi.org.br.

 

Junior Martins será empossado nessa sexta no Esporte de Campo Maior

O ex-diretor de Esportes da Fundespi, Junior Martins, é o novo gerente de Esportes de Campo Maior. Ele será nomeado pelo prefeito Professor Ribinha, nessa sexta-feira, 31.03, em solenidade de posse marcada para às 18 horas,  durante a solenidade de inauguração do Ginásio Poliesportivo, no Bairro São Luís.

Júnior Martins ficou na Fundespi até o inicio desse mês de março, onde adquiriu muita experiência e agora cuidará do esporte de Campo Maior, que agora é um departamento da Secretaria de Relações Institucionais.

 O prefeito Ribinha disse que o trabalho do campomaiorense Junior Martins na Fundespi foi bom para o Estado e que ele pode ter um desempenho ainda melhor no município, onde conhece as potencialidades esportivas.

A posse de Junior acontece com a presença de secretários municipais, coordenadores, superintendentes e desportistas de Campo Maior.  A solenidade também contará com a presença do presidente da Fundespi Paulo Martins e do deputado estadual Aluísio Martins.      

Fonte: portaldecampomaior
cidades@cidadeverde.com

 

Posts anteriores