Médico e ex-prefeito se envolve em acidente que terminou com 3 feridos

O médico e ex-prefeito de Campo Maior, César Ribeiro Melo, se envolveu em um acidente no fim da tarde deste sábado (26) em um cruzamento no Centro da cidade. O carro que dirigia colidiu com uma motocicleta ocupada por três mulheres. 


César Melo explicou que trafegava pela rua Padre Manoel Félix quando foi surpreendido pela moto que vinha pela Rua Doutor Pedro Teixeira. A moto colidiu com o carro do médico e as mulheres caíram. “Quando percebi a aproximação da moto já era tarde. Então parei o carro um pouco a frente e desci rapidamente para socorrer as feridas que estavam no chão”, contou o médico.


As mulheres estavam sem capacetes ou outro tipo de equipamento de proteção. As três ocupantes da motocicleta ficaram feridas, mas foram socorridas pelo SAMU e levadas ao Hospital Regional de Campo Maior.


Rayldo Pereira
Com informações de Portal de Campo Maior
rayldopereira@cidadeverde.com

Técnico em enfermagem é preso dentro de hospital com celular roubado

Um técnico em enfermagem do Hospital Regional de Campo Maior foi preso acusado de receptação de celulares. A delegada Ana Luiza, do 1º Distrito Policial do município, explica que o profissional de saúde foi capturado após a identificação do adolescente que teria roubado um celular no último dia 21. O jovem e o técnico de enfermagem são primos e a moto utilizada no roubo também seria da família. 


Na casa do adolescente de 17 anos foram encontrados ainda vários outros aparelhos telefônicos. O jovem teria praticado o roubo na companhia de um outro acusado, que seria de Teresina, e fugiu. 

"O roubo do celular ocorreu no bairro São João, em Campo Maior. A vítima relatou que dois homens chegaram em uma moto e com uma arma levaram o celular. Além deste aparelho telefônico e da arma usada no crime, na casa do menor tinham outros celulares roubados e pedimos as pessoas que também foram vítimas, que compareceram a delegacia para recuperar o objeto”, explica Ana Luiza. 

O técnico em enfermagem, que não teve o nome revelado, foi preso dentro do hospital e liberado após pagamento de fiança no valor de R$ 1.086. 


Graciane Sousa
gracianesousa@idadeverde.com

IFPI disponibiliza 80 vagas para os cursos técnicos em Campo Maior

O lançamento do processo seletivo para as primeiras turmas do campus do Instituto Federal do Piauí (IFPI) de Campo Maior aconteceu na manhã de terça-feira (22). Durante a solenidade, estiveram presentes na mesa de honra o secretário municipal de Educação, Ribamar Carvalho, o “Ribinha”, o diretor geral do IFPI Washington Moura e o presidente da subcomissão dos exames classificatórios Geraldo Júnior.

Para o secretário de Educação Ribamar Carvalho, “o IFPI trará bons resultados no que diz respeito à educação no município como também será o diferencial para outros campos como o social, econômico, político e cultural já que a educação é a base de todos os conhecimentos”. 

O campus irá contar com duas turmas inaugurais com início das aulas previsto para o mês de setembro.

As inscrições para o classificatório começam nesta quinta-feira (23) e vai até o dia 5 de agosto. Os interessados poderão ter acesso ao edital no site da instituição (www.ifpi.edu.br). 

Serão disponibilizadas 80 vagas para a cidade de Campo Maior e aplicação das provas será realizada no dia 5 de setembro. Os cursos oferecidos são: administração (40 vagas) e agricultura (40 vagas). 

Segundo o diretor-geral, Washington Moura a escolha desses cursos partiu de uma análise prévia, onde foram constatados os dois principais eixos que contribuem para o desenvolvimento da cidade que foram os recursos naturais e gestão de negócios.

Sobre as inscrições, o presidente da subcomissão dos exames classificatórios, Geraldo Júnior ressaltou que, “as inscrições deverão feitas exclusivamente pela internet, mas que os alunos que quiserem solicitar isenção da taxa devem comparecer ao campus do IFPI em Campo Maior com a devida documentação, especificada no edital”.

Nesse semestre, os cursos ofertados estão disponíveis apenas para o turno da tarde. Entretanto, a partir do ano que vem, quando as novas ampliações previstas para o campus forem feitas a oferta de cursos e horários serão mais amplas. Uma das novidades que também foi divulgada durante o evento foi a aquisição de ônibus que devem transportar, principalmente, aqueles alunos que vivem em regiões mais distantes do local.

redacao@cidadeverde.com

Gari encontra televisão em terreno baldio e entrega na delegacia

Um gari teve uma atitude generosa e resolveu entregar na Delegacia do município de Campo Maior, a 78 km de Teresina, uma televisão antiga encontrada em um terreno baldio. O eletrodoméstico estava praticamente soterrado no bairro São João, mas ainda está em pleno funcionamento. 

                               Fotos: Jonas Sousa/ Portaldecampomaior

"Ele estava manuseando um máquina retroescavadeira quando percebeu um material estranho. Desceu do carro e viu que era uma TV de 14". Assim como o aparelho, existem outros bens na delegacia que provavelmente foram produtos de furto e os verdadeiros proprietários nem sabem que foram recuperados. A divulgação serve para que as pessoas, mediante BO ou nota fiscal, tenham o bem de volta", disse Baker Martins, chefe de cartório do 1º Distrito Policial de Campo Maior. 

Assim como a televisão, aparelhos celulares e um carro modelo Honda Civic que está abandonado há mais de um ano estão no pátio da delegacia.


"O carro foi apreendido após roubo a uma farmácia em 2013. Na época, um dos bandidos foi preso, mas não quis revelar como teria conseguido o veículo. O carro tem placa de São Luís, no MA e o proprietário seria da cidade de Barra do Corda, também no vizinho estado", finaliza Baker Martins.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Redutores de velocidade e semáforos são instalados nas principais vias

A fiscalização de trânsito no município de Campo Maior, a 78 km de Teresina, será intensificada na principais vias da cidade com a instalação de novos semáforos e redutores de velocidade. Os equipamentos deverão funcionar a partir do mês de setembro, por determinação do Ministério Público. 

“O compromisso da gestão é com a vida. Os números de acidentes diminuíram bastante em nossa cidade. O trabalho de fiscalização e as blitzen surgiram um efeito positivo” destaca o secretário de Trânsito Capitão Paz que, recentemente, assinou Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público, por recomendação do promotor Mauricio Gomes de Sousa, da 3ª Promotoria de Campo Maior.




No início da semana, as principais vias asfaltadas já começaram a receber sinalização horizontal e vertical. Ao total, cerca de 47 ruas estão passando por melhorias no trânsito. Os novos semáforos serão instalados nas avenidas Demerval Lobão, Santo Antônio e Avenida Nilo Oliveira.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura constrói bacia de contenção de enchentes na margem do Rio Surubim

A prefeitura de Campo Maior retomou as obras da bacia de contenção para drenagem do Rio Surubim e a previsão de conclusão da primeira etapa é para o mês de agosto. Orçada em R$ 8 milhões, a obra evitará alagamentos durante perídio chuvoso.


“Além da construção da bacia de contenção, também está sendo colocada a tubulação de drenagem. Tudo isso para preparar a avenida para ser colocado o asfalto”, explicou Dibes Ibiapina, gerente de Obras da Prefeitura de Campo Maior.



Após concluir a avenida, Dibes informa que será feito um dique na outra margem do Rio Surubim, protegendo as famílias ribeirinhas. “Esse é o proposito maior dessa obra, que é justamente livrar nossa cidade de inundações”, ressaltou o prefeito Paulo Martins.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Bandidos ateiam fogo com vigia de shopping dentro de escritório

O vigia do Shopping José Paulino de Miranda, em Campo Maior, foi trazido em estado grave para Teresina com queimaduras por todo o corpo. Francisco das Chagas, 58 anos, estava trabalhando, quando dois motociclistas com capacetes invadiram o local e atearam fogo no escritório do advogado Ribamar Coelho, por volta das 4h desta sexta-feira (11). 

                    Fotos: Portaldecampomaior

O shopping funciona como uma galeria com vários pontos comerciais. A Delegada de Polícia Civil Ana Luiza investiga o caso e ressalta que informações preliminares apontam que o alvo dos bandidos seriam processos judiciais. 

"Ainda não conseguimos falar com o proprietário do escritório porque ele está com a bacia fraturada, após um acidente de trânsito. As informações que apurei, até o momento, é que no local existem mais de 100 processos e eles podem ter agido com a finalidade de destruir estes documentos", explica Ana Luiza. 

A perícia no escritório ainda não foi realizada e a suspeita é que os bandidos tenham utilizado gasolina como combustível para iniciar o fogo. 




"Não conseguimos falar com a vítima porque ele está em estado grave e foi transferido imediatamente para Teresina. Ainda não sabemos se ele foi amarrado ou ficou preso em alguma sala. Estamos apurando o crime", finaliza a delegada Ana Luiza. 

Na capital, Francisco das Chagas está internado no Hospital de Urgências de Teresina (HUT). Os escritório ficou totalmente destruído e continua isolado. O prejuízo causado pelo incêndio não foi revelado.

OAB
A seccional piauiense da Ordem dos Advogados do Brasil enviou uma nota à imprensa informando que está acompanhando o caso. 

O presidente da OAB-PI, Willian Guimarães, informou que a seccional já entrou em contato com a delegada regional, Ana Luiza, e com o Secretário de Segurança do Estado, Luís Carlos Martins Alves, para que seja enviada uma equipe de peritos da Polícia Civil ao Município de Campo Maior. A Ordem também contatou o Subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros do Piauí, coronel José Leonardo Pacheco Campos Drumond, para que seja acionada a perícia da corporação.

“Também encaminhamos uma equipe da Comissão de Defesa das Prerrogativas do Advogado para Campo Maior, para que, juntamente com o presidente da Subseção Décio Mota, acompanhem o caso e deem total apoio ao advogado Ribamar Coelho. A Ordem repudia, veementemente, esse tipo de ato e exige dos órgãos de segurança o esclarecimento e punição dos culpados”, asseverou Guimarães, acrescentando que a Comissão de Prerrogativas irá acompanhar o inquérito policial já instaurado.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Jovem de 18 anos é encontrada desacordada às margens de rodovia

A jovem identificada como Francilene Sousa e Silva, 18 anos, foi encontrada desacordada em um matagal, próximo a ponte do Surubim, no município de Campo Maior, a 78 km de Teresina. A vítima foi encontrada com várias escoriações e levada para o Hospital Regional de Campo Maior por uma equipe do Samu. 

                              Fotos: Portaldecampomaior

"Ela estava comigo uma seresta no bairro de Flores e resolveu sair da festa dizendo que iria para casa, no bairro Matadouro, mas isso não aconteceu. Quando cheguei não encontrei minha filha em casa”, disse a mãe Marinete Sousa e Silva.

De acordo com a Polícia Militar, informações preliminares apontam que a jovem teria sido espancada e abandonada no matagal. O caso será apurado pela Polícia Civil. 




Com informações Portaldecampomaior
cidades@cidaeverde.com

Escolas municipais terão simulador de tráfego para educação no trânsito

As 27 escolas da rede municipal de ensino de Campo Maior contarão com mais um instrumento no processo de ensino aprendizagem. Um simulador de tráfego será usado pelas unidades escolares para aulas de educação no trânsito, a partir do mês de agosto. 


A empresa de sinalização eletrônica Kopp fez a doação do simulador de tráfego, que será usado como uma "Escolinha de Trânsito", para ensinar os alunos da rede municipal sobre educação no trânsito. O simulador contém um kit com vários cones, placas de sinalização, semáforos e faixas de pedestres.

“Queremos começar a educação do trânsito nas escolas e daí partir para as ruas. O simulador é um importante instrumento para melhorar as estatísticas", disse o prefeito Paulo Martins, que acompanhou uma demonstração do uso do simulador de tráfego.



O gestor de projetos da empresa Kopp, Geferson Blank destaca que o uso do simulador permite orientar sobre velocidade, função dos semáforos e dfaixas de pedestre, bem como o significado das principais placas do sistema de trânsito.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Polícia apreende no PI dinheiro falso que seria levado para Fortaleza

Dois homens e uma mulher foram presos entre os municípios de Campo Maior e Jatobá do Piauí com cédulas falsas. De acordo com informações da Polícia Civil, para evitar a prisão em flagrante, o trio teria tentado subornar os policiais da Força Tática de Campo Maior com R$ 2 mil. Parte do dinheiro falso teria sido distribuído no Piauí e a outra parte no Ceará, durante o jogo entre Brasil e Colômbia.

                                           Fotos: Portalcampomaior


"Recebemos denúncia anônima e conseguimos capturar o trio na PI-230. Eles são do município de Formosa, em Goias, e contaram que estavam indo para Fortaleza, onde provavelmente repassariam este dinheiro falso"", explica o Major Jorge Neto, comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar.

O trio foi identificado como Jairo Oliveira Romualdo, Johnny Rodrigues de Paulo e Taís Soares Robalo. Foram apreendidos R$ 605 em cédulas falsas e R$ 2.141 em dinheiro verdadeiro. 


"Eram notas de 5, 10, 20 e 100 em dinheiro falso. Eles ainda tentaram subornar os policiais e foram presos, o que agrava a situação, pois além do crime de falsificação, eles responderão por estelionato", explica chefe de cartório do 1º DP, Baker Martins. 


Além do dinheiro, foram encontrados no carro mel, laranjas, uísque. O caso será investigado pela Delegada do 1º Distrito Policial de Campo Maior, Ana Luiza, que vai apurar se parte das cédulas falsas já teriam sido distribuídas no Piauí. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Posts anteriores