Cidadeverde.com

Prefeitura corta árvores que danificavam estrutura de posto de saúde

Por conta de problemas na estrutura física do prédio com o enraizamento das árvores e na parte elétrica com a altura das plantas que ficam nas proximidades do Posto Central de Saúde José Francisco Bona, antigo, SAMDU, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Campo Maior, atendendo uma solicitação da Secretaria Municipal de Saúde fez a retirada de nove árvores que existiam no local.


Segundo o coordenador de Fiscalização e Controle Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Campo Maior Raimundo Nonato do Vale. “A partir de um estudo a Secretaria de Meio Ambiente fez um relatório e emitiu parecer autorizando a retirada das árvores,  constatando o problema”, disse, o coordenador, explicando que as raízes além de estarem adentrando para as salas do prédio, havia a possibilidade de em chuvas elas caírem e consequentemente provocar acidentes graves.

Uma das exigências da Secretaria de Meio Ambiente  foi exigir da empresa que está trabalhando na reforma do posto assumir o compromisso da compensação ambiental. “Segundo a resolução CONAMA, de nº 237, de licenciamento, se você retira um árvore terá que plantar no mínimo 15, isto vai depender da proporção da área e isto foi feito”, destacou.


As árvores eram do tipo oiti, licania tomentosa, elas já estavam muito altas e como explicou o fiscal de meio ambiente, a Secretaria de Saúde precisava fazer a reforma do prédio. “Vimos realmente que havia a necessidade de cortá-las por estarem dentro da área do muro e algumas de frente aos dois portões principais entre outros problemas que causavam. Demos  a autorização para a retirada. A empresa se comprometeu em doar  50 mudas de Ipês para plantio no mesmo local, com controle e colocando  manilhas de cimento para que no futuro as espécies não tragam problemas como aconteceu com a estrutura do prédio do Posto de Saúde José Francisco Bona”, falou o fiscal, disse que estão prevenindo riscos futuros.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais