Cidadeverde.com

Campo Maior será o polo regional do II Seminário Estadual de Educação do Campo

A Secretaria de Estado Educação e Cultura - Seduc, em parceria com o Ministério da Educação e Cultura e as Secretarias Municipais de Educação realiza, através do Centro de Formação Antonino Freire, o II Seminário Estadual de Educação do Campo. O evento acontece entre os dias 17 a 19 de abril e reúne representantes de 52 municípios.

Campo Maior será um dos 05 polos que sediará o evento. Os demais são: Alegrete do Piauí, Oeiras, Bom Jesus e Ribeira do Piauí. Cada um dos Municípios vai congregar os demais da região. Campo Maior, no caso, irá receber representantes da região dos Carnaubais.

Segundo a coordenadora do Seminário, Evana Araújo, a iniciativa tem como objetivo socializar os resultados das pesquisas de campo.  "Trata-se de uma espécie de prestação de contas com a comunidade. A proposta visa divulgar e debater as potencialidades e os problemas enfrentados pelo homem do campo nas respectivas regiões", justifica a coordenadora.

O público alvo é formado por professores, alunos, coordenadores de especialização em Educação do Campo, convidados e profissionais da Educação que atuam na área de educação do campo e áreas afins.

Segundo a Diretora Geral do Antonino Freire, Maria Xavier, a iniciativa consolida a proposta do Governo do Estado de trabalhar de forma regionalizada valorizando o potencial de cada região, bem como fomentar o protagonismo dos atores diretamente envolvidos na educação do campo.

Como resultado do curso de Especialização em Educação do Campo foram desenvolvidas mais de 120 pesquisas. A seguir uma relação com alguns dos temas que foram alvo de pesquisa e serão expostos no Seminário:
1. As dificuldades existentes nas Associações de Pequenos Produtores Rurais no Município de Alegrete - PI.
2. Emergência de Tecnologia Social - os desafios dos trabalhadores rurais frente  aos conhecimentos científicos  e as novas tecnologias do campo.
3. Gestão Ambiental e Sustentabilidade: o tratamento  do lixo coletado na cidade de Bom Jesus.
4. Açude Bocaína: impacto sócio econômico e ambiental.
5.       Gestão Ambiental e Sustentabilidade: o tratamento do lixo coletado na cidade de Bom Jesus.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais