Cidadeverde.com

Cordel sobre Batalha do Jenipapo será lançado em Campo Maior

Um capítulo da história brasileira tecido com terra, sangue, pólvora e espírito de liberdade. Assim é a Batalha do Jenipapo, um conflito que aconteceu na cidade de Campo Maior e envolveu centenas de sertanejos numa luta contra as tropas portuguesas em defesa de um Brasil livre.

Sabendo da importância deste episódio, a Coordenadoria de Comunicação Social (CCom) produziu um folheto de cordel para marcar a data. A publicação será lançada oficialmente no próximo domingo (13), durante a cerimônia alusiva à Batalha que será realizada em Campo Maior.

“O nosso objetivo foi utilizar uma linguagem tipicamente nordestina e tornar mais acessível a história deste confronto que colocou o Piauí no contexto da independência do Brasil”, explica o coordenador João Rodrigues.

A publicação foi escrita pela professora Josefina Ferreira Gomes de Lima, mestre em Literatura e cordelista, tem projeto gráfico é de Sanatiel Costa e ilustrações de Marcos Pê.

O cordel tem como objetivo dar mais visibilidade a esta importante passagem da História do Brasil para que nunca se esqueça a valentia e a alma guerreira desse povo que, com sua bravura, deu a vida por uma nação soberana.  

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais