Cidadeverde.com

Campo Maior sedia Seminário Estadual de Educação no Campo

Campo Maior sediou neste final de semana o II Seminário de Educação no Campo realizado pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação e Cultura e as Secretarias Municipais de Educação, através do Centro de Formação Antonino Freire. A abertura contou com a presença de lideranças locais e regionais como o Secretario Municipal de Educação, José de Ribamar “Ribinha” e o gerente da 5ª Regional de Educação, Professor Cesar Robério. O encontro ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Vereadores.

O objetivo do evento é possibilitar aos pesquisadores socializar o resultado de seus trabalhos. Conforme a coordenadora do seminário, Evana Araújo, é uma forma de prestação de contas. “A proposta visa divulgar e debater as potencialidades e os problemas enfrentados pelo homem do campo nas respectivas regiões", justifica a coordenadora.
 
O público alvo é formado por professores, alunos, coordenadores de especialização em Educação do Campo, convidados e profissionais da Educação que atuam na área de educação do campo e áreas afins.

O Secretário Ribinha disse que acompanha o projeto desde o início em 2011 e destacou sua importância. “Tudo que consumimos vem do campo e as pessoas da zona rural precisam de uma garantia da sobrevivência no campo de forma sustentável”, ressaltou.

Como resultado do curso de Especialização em Educação do Campo foram desenvolvidas mais de 120 pesquisas.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Cemitério é invadido e túmulos são destruídos em Nossa Senhora de Nazaré

  • Tumulos1.jpg Campo Maior em Foco
  • Tumulos7.jpg Campo Maior em Foco
  • Tumulos6.jpg Campo Maior em Foco
  • Tumulos5.jpg Campo Maior em Foco
  • Tumulos4.jpg Campo Maior em Foco
  • Tumulos3.jpg Campo Maior em Foco
  • Tumulos2.jpg Campo Maior em Foco

O cemitério de Nossa Senhora de Nazaré, a 110 km de Teresina foi parcialmente destruído por invasores na madrugada da última quinta-feira (16).  De acordo com o cabo Avelas Damião, plantonista do GPM da cidade, o local foi encontrado quase destruído e túmulos chegaram a ser cavados

"Nós tomamos conhecimento e me dirigi até o local e eu lhe digo sinceramente que nunca vi coisa parecida. É comum ver casos de pessoas roubarem peças de bronze ou outras coisas de cemitério, mas lá quebraram as pedras de mármore, cavaram com uma enxada e quebraram o cemitério inteiro. Nunca tinha visto algo assim", comentou o policial.

Segundo ele, cerca de três túmulos foram cavados e tiveram as pedras que os cobriam quebradas. Segundo o policial, moradores da região levantaram hipóteses que o vandalismo seria parte de um ritual de magia negra.

"As pessoas comentam que só pode ser isso, porque a pessoa ir para o cemitério a noite só para fazer isso, nada justifica", acrescentou.

Vítimas do vandalismo que tiveram túmulos de familiares quebrados estão sendo orientadas a procurar a delegacia de Polícia Civil em Campo Maior para registrar boletim de ocorrência. De acordo com o delegado regional Gustavo Jung, o caso ainda não foi denunciado.

Rayldo Pereira
[email protected]

Praças recebem força-tarefa de limpeza da Prefeitura de Campo Maior

A Praça do Bairro Estação em Campo Maior recebeu nesta quarta-feira (15) a equipe da força tarefa da Prefeitura Municipal que está realizando uma operação pra limpar logradouros públicos de toda a cidade. Os serviços estão sendo executados pela Secretaria de Limpeza e Iluminação em parceria com Meio Ambiente que é responsável pelas praças.

A equipe é composta por serviços de roço, capina e poda de árvore além de reparos na iluminação. O secretário de Limpeza e Iluminação, Antônio Lustosa argumentou que esse período é muito delicado por que o mato cresce com muita rapidez em virtude das chuvas.

“Nossa equipe está toda empenhada em resolver os problemas e estamos tendo o apoio da Secretaria de Meio Ambiente. Mas não tem como resolver tudo em um passe de mágica”, disse Lustosa pedindo a compreensão da sociedade. Ele finalizou explicando que a equipe vai percorrer toda a cidade.

Ele informou ainda aos moradores da Praça Bona Primo, que as lâmpadas que iluminam a região não acenderam na noite desta quarta-feira (15) por conta de um problema no disjuntor que já está sendo resolvido e que os locais que estão sem lâmpadas é porque a secretaria está aguardando a conclusão de um processo licitatório para a aquisição do material.

A população pode entrar em contato com a própria secretaria para sugerir e reivindicar melhorias em limpeza ou iluminação. O número do serviço de atendimento é (86) 9559-0570.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Campo Maior será o polo regional do II Seminário Estadual de Educação do Campo

A Secretaria de Estado Educação e Cultura - Seduc, em parceria com o Ministério da Educação e Cultura e as Secretarias Municipais de Educação realiza, através do Centro de Formação Antonino Freire, o II Seminário Estadual de Educação do Campo. O evento acontece entre os dias 17 a 19 de abril e reúne representantes de 52 municípios.

Campo Maior será um dos 05 polos que sediará o evento. Os demais são: Alegrete do Piauí, Oeiras, Bom Jesus e Ribeira do Piauí. Cada um dos Municípios vai congregar os demais da região. Campo Maior, no caso, irá receber representantes da região dos Carnaubais.

Segundo a coordenadora do Seminário, Evana Araújo, a iniciativa tem como objetivo socializar os resultados das pesquisas de campo.  "Trata-se de uma espécie de prestação de contas com a comunidade. A proposta visa divulgar e debater as potencialidades e os problemas enfrentados pelo homem do campo nas respectivas regiões", justifica a coordenadora.

O público alvo é formado por professores, alunos, coordenadores de especialização em Educação do Campo, convidados e profissionais da Educação que atuam na área de educação do campo e áreas afins.

Segundo a Diretora Geral do Antonino Freire, Maria Xavier, a iniciativa consolida a proposta do Governo do Estado de trabalhar de forma regionalizada valorizando o potencial de cada região, bem como fomentar o protagonismo dos atores diretamente envolvidos na educação do campo.

Como resultado do curso de Especialização em Educação do Campo foram desenvolvidas mais de 120 pesquisas. A seguir uma relação com alguns dos temas que foram alvo de pesquisa e serão expostos no Seminário:
1. As dificuldades existentes nas Associações de Pequenos Produtores Rurais no Município de Alegrete - PI.
2. Emergência de Tecnologia Social - os desafios dos trabalhadores rurais frente  aos conhecimentos científicos  e as novas tecnologias do campo.
3. Gestão Ambiental e Sustentabilidade: o tratamento  do lixo coletado na cidade de Bom Jesus.
4. Açude Bocaína: impacto sócio econômico e ambiental.
5.       Gestão Ambiental e Sustentabilidade: o tratamento do lixo coletado na cidade de Bom Jesus.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Prefeito recebe empresários para tratar sobre a utilização da energia solar em Campo Maior

O prefeito de Campo Maior, Paulo Martins, recebeu nesta quarta-feira (15) empresários locais para tratar sobre a utilização da energia solar nos estabelecimentos comerciais utilizando painéis solares. Participaram da reunião representantes da Câmara de Dirigentes Logísticas (CDL), da Associação Comercial de Campo Maior e o gerente regional no Piauí da empresa Brasil Solair, Luis Eduardo, do Rio de Janeiro, que fez a apresentação de como o sistema funciona.

O objetivo, segundo Paulo Martins, é desafogar o sistema da Eletrobras, reduzir os custos das empresas com energia e com isso possa ter mais lucros e gerar mais empregos. “Convidamos a empresa para fazer essa apresentação de uma alternativa nova de energia limpa. Nossa intenção é ajudar as empresas a ter mais lucros e gerar empregos. Acreditamos que é fundamental os empresários analisarem a proposta”, comentou o prefeito.

A Brasil Solair, segundo Luis, trabalha com locação de painéis solares somente para empresas privadas. “Pegamos o consumo nos últimos 12 meses, calculamos um sistema projetado e cobramos um valor bem mais em conta se comparado ao que é cobrado pela Eletrobrás”, explicou.

As primeiras empresas a aderir ao sistema foram a Mercearia O Gomes e Mil Motos, que são de propriedades do Sr. Gomes e seu filho, Jânio Gomes. De acordo com os cálculos, as duas empresas deverão ter uma economia ao ano de R$ 10 mil reais. “Mas a proposta varia dependendo da situação de cada cliente”, diz o gerente. Empresário Gomes está apenas aguardando que a Eletrobrás aprove o projeto e logo após será instalado o sistema. Ele argumentou que aderiu ao sistema pensando na economia. “Conforme os cálculos vamos ter uma economia de 10 mil ao ano nas duas empresas”, comentou.

Luis Eduardo explicou que o painel é instalado no telhado do cliente e a energia é produzida no seu próprio local. Não existe custo nenhum para a instalação. A empresa projeta, planeja, instala os painéis, medidor e inversores. “Nós fazemos todo tramite legal junto a Eletrobrás e o cliente só paga o que for produzido pelos painéis”, disse que informando que em Campo Maior a empresa tem como representante o Francisco Ibiapina.

No Piauí, a empresa já tem 40 contratos entre estes, os Postos CN, Postos KING, Posto Cristo Rei, Posto Cacique, Shopping da Madeira, Padaria Excelência e vários outros.

O gerente da Brasil Solair garantiu que, caso um bom número de empresas de grande porte de Campo Maior aderir ao sistema, o fornecimento de energia da Eletrobrás poderá melhorar para a sociedade em geral. “Isso acontece porque as empresas irão tirar parte da sobrecarga da Eletrobrás”, pontuou. 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Prefeitura recebe proposta do Sebrae para turismo de Campo Maior

Nesta terça-feira (14) a vice-prefeita Silvia do Caú, o secretário de Planejamento, Carlos Torres, e o gerente de eventos do município, Ulisses Raulino, foram a Teresina em busca de recursos e estratégias para alavancar o turismo em Campo Maior.

Inicialmente, eles estiveram na Fundação Cultural do Piauí (FUNDAC) para tentar viabilizar a revitalização do monumento e a reativação do restaurante do local. Em seguida, participaram de um reunião com o superintendente do BNB, Luis Alberto, em busca de incentivos para a realização da quarta edição da Porcaiada. “A Porcaiada já faz parte dos eventos turísticos de Campo Maior. Por isso estamos em busca de recursos e incentivos para ajudar na organização”, comentou o gerente de eventos, Ulisses Raulino.

Por fim, a equipe se reuniu com o presidente do Sebrae, Carlos Augusto “Caú” para receber a proposta de consultoria elaborada pelo órgão para revitalizar os pontos turísticos locais. “Tivemos algumas reuniões e visita técnica do Sebrae para que fosse elaborada a proposta. Agora que temos ela em mãos, vamos apresentar ao prefeito para ver a viabilidade”, disse Carlos Torres.

A proposta prevê consultoria de marketing, treinamento, capacitação e revitalização do Corredor da Carne de Sol, do Corredor da Indústria e divulgação da Gastronomia , que será o ponto forte do projeto.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

TRE faz recadastramento biométrico para eleitorado de Campo Maior

  • unnamed.jpg Divulgação
  • unnamed_(4).jpg Divulgação
  • unnamed_(3).jpg Divulgação
  • unnamed_(2).jpg Divulgação
  • unnamed_(1).jpg Divulgação

Os mais de 35 mil eleitores de Campo Maior terão que passar por um recadastramento eleitoral biométrico, visando às eleições de outubro de 2016. O novo mecanismo de votação será usado, pela primeira vez, nas sessões das 7ª e 96ª zonas eleitorais. Uma reunião foi realizada nessa segunda-feira, 13.04, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), para discutir a operacionalização desse processo.

A reunião foi comandada pelo desembargador Edvaldo Moura, presidente do TRE. Ele convocou gestores municipais dos 18 municípios que participaram dessa primeira fase do recadastramento biométrico. Nesses municípios votam pouco mais de 173 mil eleitores.

De acordo com o presidente, a revisão eleitoral começa no dia 04 de maio e se estende até o dia 30 de outubro e a meta é atender, pelo menos, 85% do eleitorado dessas zonas. “Nós iremos trabalhar exatos 127 dias para fazer esse recadastramento eleitoral”, disse o presidente, alertando que caso o eleitor não faça o procedimento, não poderá votar nas próximas eleições.

Nas duas Zonas Eleitorais de Campo Maior, que ainda compreende os municípios Nossa Senhora de Nazaré, Sigefredo Pacheco e Jatobá serão recadastrados pouco mais de 45 mil eleitores. Dos gestores desses municípios, a Justiça Eleitoral quer o apoio logístico para os trabalhos de revisão eleitoral.

O deputado estadual, Aluísio Martins, representou a cidade que é seu domicílio eleitoral na reunião. “Estou aqui para dizer que Campo Maior vai colaborar com a Justiça Eleitoral no que for preciso”m, afirmou o parlamentar lembrando que o voto biométrico é um importante avanço no processo eleitoral de Campo Maior.    

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Saúde anuncia inauguração da UBS do bairro Flores em MAIO

O Secretário de Saúde, Marcelo Miranda visitou no último sábado (12) diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que estão sendo construídas em Campo Maior numa parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal. Na ocasião, o gestor confirmou a inauguração da UBS do bairro Flores para o mês de maio.

“Juntamente com o prefeito fizemos um esforço e conseguimos concluir a obra que vamos entregar para a população”, disse o secretário.

Ainda segundo o secretário, a unidade deve atender os bairros de Santa Rita, Flores, Flor do Campo e adjacências. 

Ao todo seis UBS estão sendo erguidas,uma delas é conjugada,e irá agregar dois Programa Saúde da Familia (PSF). Os bairros beneficiados serão Cidade Nova, Matadouro, Centro II, São João, Fripisa e Comunidade Corredores. A maioria delas está com 80% da obra conclusa e algumas já estão em fase de conclusão.

A prefeitura prepara ainda a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) que também está em andamento com a obra 50% concluída e funcionará na Secretaria de Saúde. 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Campo Maior é referência no combate a pobreza para Ministério

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome - MDS escolheu novamente o município de Campo Maior (Pi) como referência nas experiências, boas práticas e inovação em programas sociais que envolvem parcerias outras políticas, em especial educação, saúde, trabalho assistência e previdência social como modelo para ser mostrado nacional e internacionalmente.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social Conceição Lima, da Secretaria de Desenvolvimento Social do município, SEMDES, que já comunicou o fato ao prefeito Paulo Martins, uma equipe do MDS virá a Campo Maior colher todas as experiências para difundi-las por meio o Projeto lançado em 2014, intitulado “ Iniciativa Brasileira de Aprendizagem por um Mundo sem Pobreza (Word WithoutPovert - WWP).

"A Iniciativa WWP é um a parceria com o Banco Mundial com o Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG), o Instituto de Pesquisas Econômica Aplicada – IPEA e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS)", explicou a secretária Conceição Lima, que ficou emocionada com a notícia.

“O seu público prioritário são os técnicos e gestores responsáveis pela implementação e gestão de programas de desenvolvimento social, inclusão produtiva e superação da pobreza no Brasil e em outros países”, explicou a secretária. Conceição Lima emocionada com a indicação, agradeceu a equipe da SEMDES pelos esforços nesta conquista .

A secretária já manteve contato com a Secretaria Adjunta de Avaliação e Gestão de Informação do MDS. Ela contou que virá ao município a consultora Andrea Perotti e sua equipe visitar o município,com o  propósito de conhecer as ações empreendidas que está mudando a vida das pessoas para melhor com as oportunidades do Pronatec - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego desenvolvidas pela SEMDES por meios de parceiros.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Conselho discute plano habitacional de Campo Maior em reunião

O Conselho Municipal de Habitação do município de Campo Maior se reuniu na manhã desta segunda-feira (06/03) no Auditório da SAAE para discutir o Plano de Habitação e a questão fundiária do município. A reunião contou com o secretário municipal de Habitação Rogério Loiola e o representante da Trieto – empresa que vai elaborar o Plano, Rannieri Sousa Pierotti, além do representante da Federação das Associações de Moradores Idelfonso Alves.

"Estas pessoas que fazem parte do Conselho têm a preocupação com a vida da sociedade, estamos numa discussão sobre regularização fundiária que é uma das bases do Plano de Habitação que também faz parte do Plano Diretor do Município, é uma preocupação do prefeito Paulo Martins, regularizar a situação fundiária do município", explicou o secretário. A reunião foi acompanhada pelos vereadores Luís Lima e a vereadora Mércia que estavam participando das discussões.

Após a elaboração o Plano terá que ser votado pela Câmara. O secretário Rogério pretende informatizar todos os dados fundiários do município para tornar mais fácil a localização de documentos, expedição de taxas, regularização e outros serviços fundiários, bem como a posse das terras. Participou da reunião também o representante da Federação das Associações de Moradores, Idelfonso Alves.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Posts anteriores