Cidadeverde.com

Pescador encontra motor de moto no Rio Longá em Campo Maior; polícia investiga

O pescador Raimundo encontrou o motor de uma motocicleta Honda na manhã da última quinta-feira (21) ao lançar sua tarrafa no Rio Longá próximo ao morro do Caiçara em Campo Maior.

                   Fotos: Campo Maior em Foco

 “Joguei a tarrafa e ela enganchou”, contou o pescador acrescentando que logo descartou a possibilidade de ser um troco de árvore porque estava muito pesado. “Tive dificuldade para tirar o motor do rio porque estava cheio de água”, informou.


O fato agora passa a ser investigado pelo chefe de cartório Baker Martins. Segundo ele, tudo indica que a máquina seja de uma Honda Biz. Pescador disse que teve dificuldades para tirar o motor de dentro do rio.


Raimundo levou a máquina em uma bicicleta para sua residência e nesta sexta-feira (22) ele apresentou à polícia. “Minha esposa ficou com medo quando disse que iria trazer para a delegacia, mas eu estou apenas fazendo um favor a sociedade”, afirmou.

Fonte: Campo Maior em Foco

Agricultores são beneficiados com casa própria na zona Rural

Cerca de 50 famílias de 14 comunidades da zona Rural de Campo Maior estão sendo beneficiadas com o projeto ‘Minha Casa, Minha Vida'. As moradias estão sendo construídas com o financiamento da Caixa Econômica Federal e a obra executada pela Associação de Moradores da Comunidade Nova Vida, através do Programa de Financiamento de Habitação Rural.


Além das famílias da comunidade Nova Vida, o projeto também beneficia as localidades São Luís, Alegria, Salinas, Santa Isabel, Passa Tempo, Santo Antônio, Vassouras, Recanto, Pacatú, São Bernardo, Curicaca, Bezerro e Capim.

“Eu sempre morei em casa minha, mas muito ruim, sem segurança. Agora eu e minha família estamos indo para uma moradia de tijolo e teto de telha, com banheiro e espaço”, detalhou o agricultor Bernardo Gomes Martins, de 51 anos.

O prefeito Paulo Martins visitou a obra de construção das casas nesta quinta-feira (21). 


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com 

Candidatura de Paulo Martins será oficializada na próxima semana

A convenção que marcará a homologação das candidaturas a prefeito, vice e vereadores, em Campo Maior, acontecerá no próximo dia 30, a partir das 14h, no Iate Clube. O encontro reunirá representantes de13 partidos que manifestaram apoio ao atual prefeito Paulo Martins.


As siglas PT, PTB, PCdoB, PP, PV, PTC, PSC, PSL, PMN, PRB, DEM, PPL e parte do PDT compõem a coligação que conta com a presença do senador Wellington Dias, Jesus Rodrigues e Assis Carvalho.

A convenção do PT e dos partidos aliados também servirá  de cenário para a adesão de outras lideranças, que já declaram apoio a candidatura à reeleição do atual  prefeito.

No nível de coligações proporcionais há uma disposição dos partidos em formar pequenos blocos como o já oficializado entre o PRB e DEM. “Pode haver ainda uma alteração nessa formação com o surgimento de novos partidos aliados”, disse o presidente do PRB, pastor Ezequiel.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Campo Maior capacita donas de casa em cursos para produção de alimentos

Donas de casas de vários bairros de Campo Maior participaram de cursos de salgados, pães, tortas e doces. O curso foi ministrado pela Prefeitura Municipal de Campo Maior através da Secretaria de Desenvolvimento Social – SEMDES como forma de promover cidadania as mulheres campomaiorenses com filhos matriculados no Programa Bolsa Família.


“Nos cursos foram beneficiadas ainda, donas de casas que têm vontade de dominar diferentes formas de aprendizado que possam proporcionar também geração de renda para as famílias pondo em prática o que aprendem”, acrescentou a secretária Conceição Lima, ressaltando que o prefeito Paulo Martins determinou que as ações sociais do município alcancem a todos tanto na zona Urbana quanto na zona Rural.


“Temos visitado bairros e comunidades como forma de levar a assistência social a quem precisa e incluir as famílias na rede de proteção social do município, através do Programas oferecidos pelo Governo Federal. Estamos também informando para a população quais os seus direitos e como elas podem ser beneficiadas nas ações dos governos nas três esferas: Federal, Estadual e  municipal”, explicou a secretária Conceição Lima.



 Da Editoria de Cidades
 cidades@cidadeverde.com

Coordenação de Assuntos Comunitários aproxima população e poder público

Gestores da administração municipal e representantes de associações de moradores de Campo Maior se reuniram para discutir a execução de ações comunitárias. O encontro, aconteceu nesta segunda-feira (18), no auditório do SAAE, e questões revindicadas pela população de bairros e do município foram debatidas. Durante a oportunidade foi instituída a  Coordenação de Assuntos Comunitários.


O Secretário de Saúde, Marcelo Miranda, ressaltou a implementação do novo sistema de atendimento do SUS em Campo Maior, realizado pela Central de Regulação. “É um sistema mais moderno e mais cômodo para os pacientes, que terão atendimento direcionado”, explicou o secretário.


Questões relacionadas as áreas de saúde, infra-estrutura e habitação foram expostas pelo presidente do Comitê do Gestor das Associações de Moradores, Gilberto Araújo.

Durante a reunião, o prefeito paulo Martins ressaltou a importância da coordenação recém criada. "Estou destinando uma sala com computador, impressora, internet e uma pessoa para ficar à disposição das entidades comunitárias que servirá de interlocutora entre o poder municipal e as necessidades da população”, disse Martins. 


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Atendimento do SUS será realizado pela Central de Regulação

Em virtude do Processo de Municipalização do Sistema Único de Saúde – SUS, consultas e exames a serem realizados em Campo Maior, deverão ser marcados somente pelo usuário ou responsável na Central de Regulação, através dos postos de atendimento como a secretaria municipal de saúde, Samdu e PSFs dos Bairros Flores, Caic, São João e Alto do Meio. 

No ato da marcação o usuário deverá ter em mãos o Cartão do SUS, documento de identidade, comprovante de residência e um número de telefone para contato.


O secretário de Saúde de Campo Maior, Marcelo Luiz, explica que a municipalização da saúde permitirá um maior direcionamento e resolutividade dos procedimentos ambulatoriais, hospitalar de média e alta complexidade.

"Com o  processo de regulação o usuário passa a ter mais agilidade no atendimento, sabendo o local, a data e o horário que será realizado sua consulta ou exame"ressaltou Marcelo Luiz.


Da Editoria de Cidades
Cidades@cidadeverde.com 

Estudante de 24 anos morre vítima de infarto fulminante

O jovem Fabiano Silva, aproximadamente 24 anos, morreu vítima de infarto fulminante em Campo Maior (78 km de Teresina), no início da semana. O jovem iria se formar em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí ainda neste semestre.


A cidade está abalada com a morte repentina de Fabiano. De acordo com os familiares, o jovem começou a passar mal pouco depois de comer, na tarde da última segunda-feira (11).

O Serviço Médico de Urgência (Samu) foi acionado, mas já o encontrou sem vida. Amigos afirmam que Fabiano praticava atividades físicas diariamente e tinha um estilo de vida sem exageros.

Da Redação
*Com informações do Campo Maior em foco
redacao@cidadeverde.com

Lagosta Bronzeada fará show no encerramento dos Festejos de Santo Antônio

Com início do primeiro dia do mês de junho, o tradicional Festejo de Santo Antônio, em Campo Maior, encerra-se nesta quarta-feira (13), dia do padreiro da cidade. Com celebração de novenas, leilões e shows populares a grande atração do último dia será a banda  Lagosta Bronzeada.


Ao todo se somam 14 noites de shows no Espaço Cultural. Forró, pagode, brega e até música clássica e shows religiosos, fizeram parte da programação musical dos festejos.

“Os shows aconteceram em um local democrático, o Espaço Cultural, propício para reunir e misturar os campomaiorenses em uma festa só", disse o prefeito Paulo Martins.


Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Equipes realizam diagnosticos de DSTs nos Festejos de Campo Maior

Testes rápidos para o diagnóstico  de doenças sexualmente transmissíveis estão sendo realizados durante os Festejos de Santo Antonio, em Campo Maior, que se encerra nesta quarta-feira (13). O objetivo da ação é incentivar e conscientizar a população sobre a importância da realização de exames contra Aids, Sífilis e Hepatite B e C, ressaltando a importância de um diagnóstico precoce. 


Segundo o coordenador da 5ª Regional de Saúde, Denílson Fortes, o teste rápido é uma novidade para o interior do Estado, pois, ao mesmo tempo em que oferece uma importante oportunidade, retira as dúvidas sobre o teste de Aids, bem como as falsas informações de que se trata de algo complicado e com custo elevado. 

“Agora, tudo ficou mais fácil, pois esses testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo; trazem à população exames com padrão de qualidade do Ministério da Saúde”, destacou.

A ação, implantada através do projeto Fique Sabendo, é uma idealização do Ministério da Saúde, em parcerias com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a 5ª Coordenação Regional de Saúde, com sede em Campo Maior, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde

Como é realizado o teste

O processo completo consiste na coleta de sangue e no aconselhamento antes e depois do teste. Primeiramente, o sangue é colocado em um dispositivo de testagem. Para chegar ao resultado, o profissional que o realiza segue um fluxo determinado cientificamente. Se o resultado for negativo, o diagnóstico é fechado.

Em caso de resultado positivo, é feito outro teste para confirmação. Assim, o resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório. Distribuído gratuitamente para serviços de saúde da rede pública, o teste rápido é utilizado na maior parte das ações do Fique Sabendo, principalmente, pela agilidade e praticidade.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Festa do vaqueiro reuniu fé, tradição e história

Os laços, botas e chapéus de couro, a intimidade com as montarias e as músicas típicas do campo, marcaram mais uma edição da Festa do Vaqueiro,  realizada neste fim de semana, durante o tradicional Festejos de Santo Antônio, em Campo Maior.  

                           Fotos: Jonas Sousa



Vaqueiros de diferentes localidades sairam em procissão pelas principais ruas da cidade com a imagem do padroeiro da cidade em uma  mistura de fé e tradição que há anos mantém a festa com um ícone de gratidão pela conquistas alcançadas. 


Além da tradicional cavalgada, a programação ainda contou com a celebração de uma santa missa, na Catedral de Santo Antônio.


Os Festejos de Santo Antônio acontecem até esta quarta-feira (13) com programação diversificada que reúne momentos religiosos e  culturais. 


Com informações portalcampomaior

Posts anteriores