Cidadeverde.com

Prefeitura revitaliza iluminação pública com troca de lâmpadas e reatores

A prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria de Limpeza e Iluminação Pública, realiza a reposição de lâmpadas queimadas e reparos na fiação nas ruas e avenidas da cidade. Técnicos estão trocando reatores e lâmpadas. 


"Estamos substituindo os equipamentos ultrapassados por material mais moderno. Algumas ruas ainda apresentam deficiência na iluminação, mas na maioria foram colocados lâmpadas e reatores novos", disse Antônio Lustosa, secretário da pasta. 

A equipe da secretaria já realizou a operação nas avenidas Demerval Lobão, Siqueira Campos, Santo Antônio, trechos da BR 343 e na Avenida da ponte que liga ao Bairro de Flores. Segundo o técnico da secretaria conhecido popularmente como “Flor”, está ação irá percorrer toda cidade de Campo Maior.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Jovem é esfaqueado e pedreiro morre por engano em seresta

O pedreiro Geovane Pereira da Silva, 30 anos,  morreu após ser esfaqueado no peito durante uma seresta na localidade Porção II, em Campo Maior, a 78 km de Teresina. O chefe de cartório do 1º DP do município, Baker Martins, diz que as investigações apontam que a vítima foi assassinada por engano. 

"A vítima estava na festa e o sobrinho do acusado foi lesionado no braço. O tio foi tentar se vingar, mas acabou assassinando a pessoa errada. Geovane Pereira não teve nada com a discussão", explica Martins. 

O crime ocorreu na noite deste domingo (16). O acusado, identificado como 'Antonio da Isabel', continua foragido. O sobrinho do suspeito e outras testemunhas estão sendo ouvidos neste momento. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Eleição da Câmara terá votação aberta pela primeira vez

Com a mudança de seu regimento, a Câmara de Campo Maior vai realizar, pela primeira vez, uma eleição aberta para a sua mesa diretora, ou seja, os vereadores terão que declarar em quem votam no momento em que forem convidados para escolher os novos diretores do parlamento municipal.


Por causa da mudança de regime, a data da eleição foi alterada para o próximo dia 26 de outubro. Nessa data os vereadores escolherão o novo presidente, vice-presidente e secretário geral da Câmara.  Até o momento somente dois vereadores manifestaram sua candidatura. Fernando Miranda, que tenta chegar ao cargo a primeira vez, e Josenaide Nunes, que pretende ser reeleita.

Fonte: Portal de Campo Maior

Julgamento por homicídio é adiado por falta de gasolina em viatura

O julgamento do acusado de homicídio Daniel Pereira de Sousa, conhecido como "Piu" foi adiado pelo juiz Edson Alves, da 1ª vara do Tribunal do Júri de Campo Maior, por falta de combustível no carro que faria o transporte do preso. "Piu "está preso desde 2010 e é acusado de participar da morte do jovem Paulo Henrique da Silva Carvalho, morto com dois tiros na cabeça. O julgamento estava previsto para esta sexta-feira (14) e foi adiado para o dia 9 de dezembro.


"Nós recebemos a comunicação de que o veículo estava sem combustível e não pudemos fazer nada, tivemos que adiar o julgamento", informou o juiz.

O promotor criminal do município, Cláudio Bastos, informou que o caso será denunciado à Promotoria dos Feitos da Fazenda Pública, para que haja uma atuação rigorosa responsabilizando o governo do Estado. O promotor pontuou o caso como omissão de gestão, ao deixar que as viaturas da Secretaria de Justiça, fiquem sem combustível.


O Cidadeverde.com tentou contato com a secretária de Justiça do Estado, Ana Paula Mendes, mas até o momento não obteve retorno.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Criança de 02 anos morre engasgada com uva

O pequeno Pedro Isnael dos Santos, dois anos, morreu em decorrência de dificuldades respiratórias após se engasgar com um pedaço de uva. De acordo com vizinhos, a mãe ainda chegou a socorrer a criança, que não resistiu e veio a óbito no hospital.

                                          Foto: Reprodução/ Facebook

O caso ocorreu no bairro São João, em Campo Maior, nesta quinta-feira (13). "Ela ainda tomou a fruta do filho e tentou reanimá-lo. A criança foi levada com vida ao Hospital Regional de Campo Maior (HRCM), mas não conseguiram salvá-lo", disseram vizinhos. 


Pedro Isnael já teria problemas na musculatura mastigatória, o que pode ter agravado o quadro. O corpo foi velado durante a noite e pelas redes socais, amigos da mãe do garoto e internautas lamentaram a fatalidade.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Campo Maior terá ação integrada para implantar projeto de alimentação Saudável

Para melhorar o acesso das famílias às informações sobre alimentação saudável e prevenção das doenças por carência nutricional três secretarias municipais de Campo Maior: Educação, Saúde e Assistência Social estão envolvidas no Planejamento de Ação de Educação Alimentar e Nutricional – EAN. As ações serão executadas até o final desta ano.


Presentes a reunião que aconteceu na manhã de quinta-feira (06/11) na Secretaria Municipal de Educação – SEMED, o secretário de Educação “Ribinha”, De Desenvolvimento Social Conceição Lima e representando o secretario de Saúde Marcelo Pereira a enfermeira Karine Bandeira Paz.

O projeto está sendo trabalhado por três alunas de cada uma das secretarias: A nutricionista Valdnea Marin (Da Secretaria de Desenvolvimento Social), a professora Zildene Mourão (Educação) e a nutricionista Nilzana Gomes (Saúde). Elas estão fazendo o curso a distância na Fundação Fio Cruz de Atualização em Educação Alimentar e Nutricional no Programa Bolsa Família.

“O objetivo geral do curso é estimular o consumo sustentável de frutas e hortaliças e valorizar pratos da cultura local, junto às famílias do PBF das crianças da creche Tia Angélica, no Bairro Santa Rita”, disse a professora Zildene. Elas pretendem com o apoio das três secretarias realizar várias atividades para despertar nas famílias alvos do projeto a conscientização da importância de uma alimentação saudável para o pleno desenvolvimento humano.

“A intersetorialidade é importante para trabalhar com as famílias, quem ganha é o município porque uma ação desta é importante para a saúde porque trabalha a prevenção”, disse a secretaria de Desenvolvimento Social Conceição Lima, que participou da reunião com os demeis envolvidos na ação.

“Na Educação municipal com certeza teremos resultados positivos porque a educação é fundamental para tudo o que você vai fazer na vida”, disse o secretário Municipal de  Educação, José de Ribamar, “Ribinha”.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Saúde de Campo Maior treina profissionais para o combate ao Chikungunya

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior já se mobiliza para treinar as equipes de epidemiologia, médicos, enfermeiros, técnicos e agentes Comunitários  de Saúde para as ações do Plano de Contingência do Chikungunya, 2014/2015, elaborado pela Secretaria Estadual de Saúde, SESAPI, que segue o plano nacional de prevenção contra o mosquito causador da doença.


A primeira medida, segundo o secretário municipal de Saúde Marcelo Pereira foi reunir os profissionais e mostrar o Plano de Contingência. A reunião aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação com a gerente de Vigilância Sanitária Marinez Bandeira, a coordenadora de Epidemiologia Karine Bandeira e o supervisor das ações de Combate as Epidemiologias Raimundo Barros.


“Segundo o Ministério da Saúde sabe-se que o Chikungunya migrou e entrou nas Américas. No Brasil, a preocupação é que os Aedes aegypti e o Aedes albopictus, mosquitos transmissores da dengue e da febre amarela, tem todas as condições de espalhar esse vírus pelo País. O seu ciclo de transmissão é mais rápido do que o da dengue”, disse o secretário Marcos Pereira.

O Plano de Contingência visa treinar, organizar, orientar, facilitar, acelerar e uniformizar as ações necessárias às respostas de controle e combate às ocorrências. A doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, e por meio de acidentes com sangue contaminado, além de transmissão vertical.Os sintomas podem aparecer com febre alta, dor de cabeça, dores articulares e dores musculares. O período médio de incubação da doença é de três a sete dias  (podendo varias de 1 a 12 dias).

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Ginásio Poliesportivo do bairro Cidade Nova será inaugurado em dezembro

O secretário municipal de Educação José de Ribamar, “Ribinha”,  acompanhado do secretário municipal de Esporte Francisco Rademarques e do gerente de Obras Dibes Ibiapina visitou na manhã de quarta-feira (05/11) a obra de construção do ginásio poliesportivo do Colégio Milton Soldani Afonso, no Bairro Cidade Nova.

 
Após reunião que contou com presença da diretora da escola, a professora Conceição Bona ficou acertado que a obra será concluída até o final de dezembro para que o ginásio possa se integrar as atividades culturais e esportivas da escola e da comunidade já no início do ano letivo de 2015.
 
Ribinha parabenizou o andamento da obra que está 60% concluída e disse que o ginásio vai beneficiar tanto a comunidade estudantil, como os moradores e será utilizado também para atividades sócio-educativas.
 
“A obra de construção deste ginásio teve início em julho deste ano e está em ritmo acelerado e bem adiantado, a obra deverá ficar pronta em dezembro, essa construção só foi possível graças ao emprenho do prefeito Paulo Martins e da nossa equipe da SEMED que conseguiram via MEC essa parceria”, destacou Ribinha.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Equipes avaliam produção em postos do PSF em Campo Maior

O secretário municipal de Saúde Marcelo Pereira se reuniu na manhã desta terça-feira (04/11) com as equipes do Programa de Saúde da Família para avaliação de produção dos profissionais das localidades São Joaquim e Alto do Meio. A primeira reunião aconteceu na Secretaria Municipal de Saúde, a segunda na localidade Alto do Meio há 10 km da zona urbana de Campo Maior.


“Achei importante o encontro com o secretário Marcelo Pereira porque tirou muitas dúvidas”, disse a agente de Saúde Elizabeth Ferreira, que atua na localidade Corcunda, região da localidade São Joaquim, ressaltando ainda que no diálogo com o gestor ele passa a conhecer pelos profissionais como o Programa de Saúde da Família funciona na prática nas comunidades.

A técnica de Enfermagem Katiane Castro da localidade São Joaquim também achou importante o encontro. “É bom e precisava porque todos têm a oportunidade de se manifestar, emitir opinião de forma individual e colocar o que pensa como sugestão para melhorar”, destacou.

O secretário municipal de Saúde enfatizou que o diálogo é importante para colocar aos profissionais como as coisas funcionam. Segundo ele, a demanda de atendimento aumentou no município tanto na zona urbana quanto rural. Ele falou também quais são os recursos para atender os Programas e mantê-los funcionando. Segundo Marcelo, a palavra chave do prefeito Paulo Martins nesta consciência é planejar a Saúde para dinamizar os atendimentos. “A demanda é grande e são muitos os anseios da sociedade”, falou.


No posto de Saúde do Alto do Meio a odontóloga Kátia parabenizou o secretário pelo encontro. “Achei importante porque o normal é nos últimos meses do ano as pessoas cruzarem os braços aguardando o próximo ano para recomeçarem novas ações, e o secretário está planejando neste meses de novembro e dezembro, executando e deixando as equipes cheias de “gás” , com vontade para trabalhar”, avaliou.

O enfermeiro Luciano Alencar em sua opinião mostrou que o PSF do Alto do Meio é considerado modelo, mesmo na zona rural, em ações e atendimento. “A equipe do PSF do Alto do Meio sempre teve um apoio matricial. A estrutura do nosso posto é uma das melhores”, comentou.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Saúde de Campo Maior inicia a campanha para incentivar exame de próstata

Depois da campanha Outubro Rosa, que destaca os cuidados que devem ser tomados para a prevenção do câncer de mama e a saúde feminina em geral a Prefeitura de Campo Maior através da Secretaria Municipal de Saúde aderiu à campanha Novembro Azul.


O secretário municipal de Saúde Marcelo Pereira disse que o alerta agora é para a saúde dos homens, sobretudo para os cuidados contra o câncer de próstata. Ele disse ainda que durante todo o mês de novembro, os homens podem procurar as Unidades Básicas de Saúde para agendar o exame.

“O exame de prevenção do câncer de próstata é realizado durante todo o ano nas unidades básicas de saúde, mais neste mês de novembro  iremos realizar ações de prevenção, como o exame de sangue para dosagem do PSA, que servirá de base para acompanhamento e orientação em relação ao câncer de próstata.”, destacou Marcelo.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores