Cidadeverde.com

Candidatos fazem previsões para resultado da eleição na APPM

Imprimir

Prefeitos dos 224 municípios do Piauí elegem amanhã (2) o novo presidente da Associação Piauiense de Municípios do Piauí (APPM). A votação acontece de 9h às 17h na sede da entidade. Os prefeitos Paulo Martins (Campo Maior), Arinaldo Leal (Vila Nova do Piauí) e Hélio Rodrigues (Hugo Napoleão) disputam o cargo. Os gestores estão otimistas quanto ao pleito e fazem previsão de resultado.

Fotos: Raulino Neto, Evelin Santos e Wilson Filho/Arquivo Cidade Verde

Arinaldo Legal, Hélio Rodrigues e Paulo Martins disputam a eleição nesta terça-feira (2)

Paulo Martins (PT), por exemplo, acredita que terá pelo menos 118 votos. O petista, que vota por volta das 9h, disse que a união com a prefeita de Altos, Patrícia Leal, fortaleceu sua chapa. “Estamos trabalhando muito e com a união com a Patrícia ficamos fortalecidos. Temos confirmado pelo menos 118 votos, antes tínhamos em torno de 80”, disse o prefeito.

O petista tem como principal meta buscar recursos junto ao governo federal e estadual para a manutenção das máquinas do PAC, doadas pelo Ministério da Integração para ajudar em obras nos municípios. “Nos últimos 12 meses, o Piauí gastou R$ 121 milhões com estradas vicinais. As máquinas doadas estão paradas nos municípios, já que os prefeitos não têm condições de colocá-las para trabalhar”, disse o prefeito.

O prefeito de Hugo Napoleão, Hélio Rodrigues (PRB), é mais comedido em relação a quantidade de votos, no entanto, acredita que suas propostas serão compreendidas pelos gestores. “Temos que unir força pelo municipalismo. Queremos fazer parcerias com os governo federal e estadual. Ajudar a construir a imagem do prefeito, tornar a APPM uma casa acolhedora, onde o gestor se sinta em casa. Se for preciso acompanhar um prefeito em Brasília, nós vamos”, afirmou Hélio Rodrigues, que também volta às 9h.

Ainda segundo o gestor, está entre suas propostas a busca por soluções para o abastecimento de energia, parcelamento do FGTS dos municípios e a descentralização de escolas. “Muitas cidades encontram-se em situação delicada. Precisamos descentralizar as escolas dos municípios ofertando cursos profissionalizantes. Estamos otimistas”, declarou o prefeito.

Arinaldo Leal, que busca a reeleição no cargo, disse que já conversou com a maioria dos prefeitos e que está confiante. Uma de suas propostas para o próximo mandato, caso seja eleito, é buscar o incremento de receita nos municípios. “Pretendemos fazer uma campanha estadual para melhorar a arrecadação, para que os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal não sejam comprometidos e não tenhamos problemas com o Tribunal de Contas do Estado", disse o gestor, que vota por volta das 10h.

O prefeito acredita que terá pelo menos 103 votos amanhã. “Se levarmos em conta que são três candidatos, teremos entre 50% a 52% dos votos”, projeta Arinaldo.

Eleição APPM

Chapa 10 - Hélio Alves
Município: Hugo Napoleão
Votação às 9h.

Chapa 20 - Arinaldo Leal
Município: Vila Nova do Piauí
Votação às 10h

Chapa 30 - Paulo Martins 
Município: Campo Maior
Votação às 9h

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais