Caravana 25 anos
  • Amadeu Campos mostra crescimento de Paulistana guiando trator

    O apresentador Amadeu Campos comanda o Jornal do Piauí especial com a Caravana Cidade Verde 25 anos diretamente da cidade de Paulistana. O município é considerado uma das fronteiras do desenvolvimento para o Estado e como símbolo deste fato, Amadeu iniciou a transmissão dirigindo uma motoniveladora que rasga o semi-árido abrindo caminho para a Ferrovia Transnordestina. 



    Dentre as riquezas da cidade, o apresentador mostra que no subsolo da região há uma grande jazida de minério de ferro, que rendeu a alcunha de Eldorado do semi-árido nordestino. Estas riquezas devem ser transportadas através da ferrovia que tem previsão de conclusão pra 2013. 


    O ar também é uma grande riqueza para a cidade. Estudos revelam que por Paulistana sopra a segunda melhor corrente de ventos do Nordeste, atrás apenas da cidade litorânea cearense de Acaraú. Em terceiro lugar vem Parnaíba. Um ponto positivo para o vento de Paulistana é que as correntes são constantes e na mesma direção o ano inteiro, diferente das outras cidades, onde o ar muda de sentido a cada seis meses. 

    Identidade
    Paulistana é uma cidade jovem, de apenas 73 anos. Antigamente era chamada de Vila Paulista, que por sua vez teve origem na fazenda de gado Paulistana, de criadores vindos de São Paulo. 


    Hoje em dia o município passa por um grande desenvolvimento por conta da reserva mineral e é uma prova de bom relacionamento do homem com o clima seco do sertão nordestino. 


    Carlos Lustosa Filho
    redacao@cidadeverde.com

    Em 08/07/11, 13:58
busca
recentes
| © CidadeVerde.com 2017 | Todos do Direitos Reservados - Site by Masávio |