Caravana 25 anos
  • Banda centenária é atração do programa especial

    A primeira atração musical do Jornal do Piauí desta segunda-feira (5) foi a Banda Simplício Dias, que em 2011 completa 125 anos de existência. A banda já é considerada patrimônio histôrico, artístico e cultural de Parnaíba (350 km de Teresina).


    Thiago Amaral/Cidadeverde.com



    São ao todo 30 integrantes da Simplício Dias, uma das mais antigas bandas do Piauí. O grupo possui uma trajetória marcada pela atuação de grandes profissionais da música de Parnaíba. Originalmente era chamada de "Lira de Pedro Braga", por conta de seu fundador, Pedro José Braga, clarinetista, compositor e mestre de obras.


    A banda surgiu em 1886 e em 1918 ficou sob a tutela do poder público e passou a se chamar "Banda de Música Municipal". No mesmo ano, com a construção da Praça da Graça, os músicos se tornaram a principal atração do local e animava a população todos os finais de semana, contribuindo para os momentos de lazer dos parnaibanos.





    Em 2009, através de um projeto de lei, o grupo passou a ser chamado de "Banda Simplício Dias", em homenagem ao parnaibano Simplício Dias da Silva, coronel de milícias e rico proprietário de terras que fundou, no início do século XIX, a primeira Orquestra do Piauí. O homenageado é também considerado o primeiro mecenas (financiador e apioador das artes) do Piauí.


    Atualmente, a banda mantêm seu sucesso, sendo vista com frequência nas mais diversas solenidades cívicas e culturais de Parnaíba. No palco do Jornal do Piauí a banda tocou com estilo o Hino da Parnaíba.


    Jordana Cury (Especial para o Cidadeverde.com)
    redacao@cidadeverde.com

    Em 05/09/11, 12:52
busca
recentes
| © CidadeVerde.com 2017 | Todos do Direitos Reservados - Site by Masvio |