Caravana 25 anos
  • Parnaíba torna-se centro médico para cidades e Estados vizinhos

    O município de Parnaíba (350 km de Teresina) é hoje um promissor centro de atendimento médico para as cidades vizinhas do Norte do Piauí e dos Estados do Ceará e do Maranhão. Com a autorização da instalação do curso de medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a cidade passou a vivenciar ainda mais avanços no mercado econômico.


    Os cursos profissionalizantes e de nível superior na área da Saúde têm garantias no mercado local e geram a cada dia novos investimentos na cidade. A Saude é hoje uma das áreas mais promissoras de Parnaíba. São ao todo 25 cursos, mais de 6.500 alunos, distribuídos em três instituições públicas e três instituições privadas de nível superior.


    Para melhorar a qualidade de atendimento, há quatro meses o Pronto Socorro e o Samu (Serviço Médico de Urgência) se uniram e passaram a funcionar em conjunto, como um complexo de saúde. Dados do IBGE mostram que a cidade possui hoje 85 estabelecimentos médicos, entre particulares e públicos. Recentemente foi inaugurado o Centro de Especialidades Odival Resende, que atende de forma programada os pacientes dos Postos de Saúde da Família (PSFs) que necessitam de consulta especializada. O estabelecimento conta com 16 profissionais entre 11 especialidades médicas.


    Saneamento Básico


    Cerca de 70% da população urbana de Parnaíba já recebeu o sistema de esgotamento sanitário, instalado pela Agespisa nos bairros centrais e pela prefeitura nos bairros mais afastados, como Alto Santa Maria e Joaz Souza. Para terminar a instalação e garantir a saúde dos parnaibanos, o sistema aguarda o término das obras da Lagoa de Estabilização, necessário para o processo de tratamento do esgoto.


    Jordana Cury (Especial para o Cidadeverde.com)
    redacao@cidadeverde.com

    Em 05/09/11, 13:12
busca
recentes
| © CidadeVerde.com 2017 | Todos do Direitos Reservados - Site by Masvio |