Caravana 25 anos
  • Parnaíba comemora aniversário três vezes no ano. Veja o motivo!

    A cidade de Parnaíba (350 km de Teresina) comemora seu aniversário em três datas diferentes no ano. São elas 11 de junho, de 1711, 18 de agosto de 1762 e 14 de agosto de 1844. Para entender o motivo de tanta comemoração, o Jornal do Piauí ao vivo da Caravana 25 anos apresentado direto da terrinha faz um aparato histórico do município.


    Thiago Amaral/Cidadeverde.com




    Em 18 de agosto de 1762 foi criada a Vila de São João da Parnaíba. A transferência da sede do povoado da Fazenda de Gado, conhecida como Testa Branca, para as proximidades do entreposto da guarda de animais e acondicionamento da carne bovina, impulsionou a indústria de charque e acelerou o desenvolvimento da região.


    Outra data comemorativa é a dos 300 anos de criação da Vila Nossa Senhora do Mont Serrat, oficializada em 11 de junho de 1711. O terceiro dia do aniversário de Parnaíba é dia 14 de agosto, quando se festeja a emancipação política do município. Parnaíba foi elevada à categoria de cidade há 167 anos e naquele período já era referência na Europa e no mundo pela influência comercial e política.





    Outros momentos históricos


    Outra data é ainda mais importante para a história do Piauí e do Brasil do que para a própria Parnaíba. Foi aqui que em 1822 piauienses se reunirão e declararam a adesão à Independência do Brasil, proclamada dias antes por Dom Pedro, às margens do Ipiranga. Era 19 de outubro, data que depois se tornou o Dia do Piauí.





    Por ter sido a primeira vila do Norte do Brasil a proclamar a independência, Parnaíba foi agraciada pelo imperador Dom Pedro I, com o título de "A metrópole das províncias do Norte" e Simplício Dias da Silva foi convidado a ser o primeiro presidente dessa província.





    A posição geográfica favorável e a comunicação marítima com a Europa trouxeram à Parnaíba as linhas de pensamento, a moda, as novidades e até as características da construção civil que era tendência no outro continente. Era um trampolim intelectual que facilitava a formação de líderes importantes na cidades.


    Jordana Cury (Especial para o Cidadeverde.com)
    redacao@cidadeverde.com

    Em 05/09/11, 13:22
busca
recentes
| © CidadeVerde.com 2017 | Todos do Direitos Reservados - Site by Masvio |