Caravana 25 anos
  • Amarelinho faz comunicação e diverte Floriano com estilo único

    Ele sai por ai vestido completamente de amarelo, em uma moto amarela, com um frango de borracha amarrado na cintura. Foi assim que o jornalista Renato Costa, o Amarelinho, conquistou o coração dos florianeneses. 

    Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com

     
    “Onde tem notícia eu estou dentro. Uiuiui papai”, brinca Amarelinho. Ele entrevistou até mesmo a equipe de reportagem da TV Cidade Verde, inclusive a repórter Indira Gomes.
     
    Com orgulho ele exaltou os pontos de destaque da cidade, como a Cidade Cenográfica e o Cais. “Temos muitas coisas boas em Floriano e temos que mostrar isso”, completou.
     


    O nome Amarelinho surgiu porque Renato Costa é daltônico, não distingue certas cores. Por isso, costumava se vestir sempre de amarelo, sem perceber.
     
    Nas horas vagas, em que o jornalista não está de Amarelinho, buscando notícias pela cidade, ele ainda exerce papeis de palhaço e Papai Noel, além de ser envolvido em inúmeros projetos sociais do município.



    Jordana Cury (Especial para o Cidadeverde.com, direto de Floriano)
    Redacao@cidadeverde.com

    Em 18/04/11, 14:38
  • Maiane Costa é destaque em Floriano cantando em Latim

    A jovem cantora Maiane Costa, 17 anos, foi uma das atrações do Jornal do Piauí desta segunda-feira (18). Bastante conhecida em Floriano, ela canta há seis anos em diversos eventos pelo município.

    Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com

     
    “Comecei fazendo parte do Coral Os Bem-te-vis. Participava das aulas e vi que gostava de cantar. Aí a professora Lourdinha Lopes, apostou no meu talento e me incentivou a seguir carreira”, contou Maiane.
     
    A jovem disse ao Cidadeverde.com que chegou a participar de vários shows de calouros, como o “Show do Carrapeta”, produzido pelo jornalista Amarelinho, uma das figuras mais tradicionais da cidade, que também será entrevistado no programa.

     

    O reconhecimento do talento de Maiane foi crescendo em Floriano. Hoje a cantora, solta a voz em aniversários, casamentos, missas e demais eventos sociais do município. “No começo eu só cantava forró, mas quando conheci a professora, passei a cantar músicas daqui que requerem mais esforço vocal e MPB”, lembrou a artista.
     
    A cantora soma talento e esforço para continuar crescendo na carreira. Para isso, faz ensaios frequentes. “Treino pelo menos duas vezes por semana, quero continuar com meu trabalho”.

     

    Maiane se apresentou com as músicas “Porto Solidão” e “Panes Angélicos”.
     
    Jordana Cury (Especial para o Cidadeverde.com)
    redacao@cidadeverde.com

    Em 18/04/11, 13:29
  • Prefeito Joel Rodrigues: Floriano investiu na qualidade do ensino municipal

    O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues (PTB), foi um dos entrevistados do programa especial na Caravana 25 anos e destacou que o maior desafio de sua gestão foi melhorar a rede municipal de ensino e destaca que hoje, um dos melhores salários para professor é o da Princesa do Sul.



    Joel Rodrigues destacou que a cada dia está sendo melhorada a qualidade do ensino. “Floriano é uma grande referência na área de serviços com comércio e saúde e precisávamos também ter essa referência na Educação e hoje conseguimos talvez Floriano pague o melhor salário de professor da rede municipal”.

    Na saúde, o prefeito falou do atendimento do Samu que atende atualmente 450 pessoas por mês e está sendo ampliado e das pessoas com transtornos mentais que viviam nas ruas e agora possuem uma clínica para tratamento.

    Floriano passa por obras do sistema de esgotamento sanitário. Segundo o prefeito, R$ 26 milhões foram investidos na primeira etapa que está em fase de conclusão. “Nossa principal ação é zela pela qualidade de vida do povo e Floriano está ganhando a obra mais esperada por todos. Estamos trabalhando, naturalmente, para ampliar essa obra”, finalizou Joel Rodrigues.


    Caroline Oliveira
    carolineoliveira@cidadeverde.com

    Em 18/04/11, 12:35
  • Pai e filho cantam juntos no Jornal do Piauí transmitido de Floriano

    A primeira atração musical do Jornal do Piauí desta segunda-feira (18) foi a apresentação de Amaury e Hiury, pai e filho que cantam juntos em todo o Norte e Nordeste do Brasil.

     

    Thiago Amaral/CidadeVerde.com


    O florianense Amaury Barros tem 25 anos de carreira e nos últimos dois anos começou a realizar o sonho de tocar ao lado do filho Hiury, de 19 anos. “Quando eu percebi que ele tinha talento para a música, passei a sonhar que um dia cantaríamos juntos”, explicou o pai.

     


    Tanto sucesso é marcado pela música “Como sempre, aos vivos”, que é de autoria de Amaury e frequentemente cantada pela dupla. “O povo aqui conhece a gente com esse slogan”, contou Hiury.

     
    “Garotos”, música de Leoni e “Como sempre aos vivos” foram as músicas cantadas durante a apresentação.


    Jordana Cury (Especial para o Cidadeverde.com, direto de Floriano)
    redacao@cidadeverde.com

    Em 18/04/11, 12:14
  • Amadeu Campos chega de barco para abrir Jornal do Piauí



    Amadeu Campos surpreende mais uma vez. No meio do rio Parnaíba em um barco, símbolo do cais de Floriano, o jornalista abriu nesta segunda-feira (18) o programa especial da Caravana 25 anos da TV Cidade Verde. O Jornal do Piauí está sendo transmitido ao vivo direto da Princesa do Sul.


    Amadeu chegou de barco no cais, o coração de Floriano, entrevistando o historiador Luis Paulo. Ele falou que Floriano foi batizada de Princesa do Sul pelo governador Tibério Nunes na década de 50. 




    “Uma das características é a maneira de receber, o acolhimento e o carinho aos visitantes. Uma influência dos árabes”, disse o historiador.



    Em 18/04/11, 12:28
  • Jornal do Piauí será transmitido do Centro Cultural Maria Bonita

    O Jornal do Piauí da tarde desta segunda-feira (18) será transmitido ao vivo da cidade de Floriano (distante 244 km de Teresina). O jornalista Amadeu Campos apresentará o programa do Centro Cultural Usina Elétrica Maria Bonita.
     

    Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com

    O prédio começou a ser construído a partir de uma determinação do Intendente Antônio Luiz de Arêa Leão, para que fosse instalada a energia elétrica em Floriano. Uma das curiosidades sobre a obra é que no início de seu funcionamento, era iluminado ainda a querosene.

     
    Em 24 de janeiro de 1924, dia da promulgação da primeira Constituinte da República, a Usina Electrica foi inaugurada no município, sob a benção do padre Acelino Portela. O evento foi comemorado inclusive com um grande baile para a população.

     
    Na fachada do prédio foi colocado um grande relógio inglês, de duas faces, que funcionou até os anos 50.


     
    O primeiro motor recebido para a geração de energia elétrica na cidade foi batizado com o nome de Lampião. Logo depois, foi trazido outro de Parnaíba, que recebeu foi batizado de Maria Bonita, daí o nome dado ao prédio: Usina Maria Bonita. A obra foi restaurada durante o governo de Hugo Napoleão e virou o Centro Cultural Maria Bonita.




    Jordana Cury (Especial para o Cidadeverde.com, direto de Floriano)
    redacao@cidadeverde.com

    Em 18/04/11, 11:48
  • Conheça os bastidores da Paixão de Cristo em Floriano no Jornal do Piauí

    Ao sair do Cais, a Caravana Cidade Verde se dirigiu para a Cidade Cenográfica de Floriano, o segundo maior teatro a céu aberto do Brasil. A jornalista Nadja Rodrigues entrará ao vivo no Jornal do Piauí, nesta segunda-feira (18) e mostrará o trabalho do grupo de teatro Escalet, com encenações da Paixão de Cristo.


     
    O espetáculo acontece há 17 anos no município e atrai mais de 20 mil pessoas em cada edição. O telespectador da TV Cidade Verde vai conhecer todos os detalhes dessa superprodução, que trará artistas consagrados no país, como Alisson Rocha, Luciano Szafir, Francisco Roberto Jr, Thiago Fragoso e Fátima Marques. Além disso, a miss Brasil, Débora Lyra, fará seu primeiro trabalho como atriz, ao interpretar Salomé.
     

    O projeto cultural beneficia mais de 1.300 pessoas durante o ano todo e é realizado pelo grupo de teatro Escalet, uma referência na cidade. Escalet quer dizer “Escândalo Legalizado de Teatro”, em sua sede, que é a cidade cenográfica, concentra um cinema, uma biblioteca e um museu, onde capacita mais de mil jovens da região.
     
    Não perca a transmissão ao vivo, no Jornal do Piauí a partir do meio-dia e conheça todos os detalhes da apresentação da Paixão de Cristo desse ano, além de uma entrevista com Crispim, coordenador do Grupo Escalet.
     

    Jordana Cury (Especial para o Cidadeverde.com direto de Floriano)
    redacao@cidadeverde.com

    Em 18/04/11, 11:09
  • Caravana faz sua primeira transmissão ao vivo de Floriano

    A Caravana Cidade Verde fez transmissão ao vivo de Floriano para o Notícia da Manhã desta segunda-feira (18). Toda a equipe esteve no Farol do Cais, um dos points mais badalados da cidade.

    Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com


    O apresentador Amadeu Campos saudou os piauienses perante o cenário mais fotogênico da “Princesa do Sul” e mostrou ainda a “Usina Electrica”, localizada em frente ao cais, compondo o Terminal Turístico do município.

    “Toda a equipe já está a postos. São mais de 30 profissionais trabalhando na transmissão desse momento. Você hoje vai conhecer o passado de Floriano, quando a cidade ainda se chamava Vila de São Pedro de Alcântara”, anunciou o jornalista.



    Ao fundo, no Parnaíba, as lavadeiras, profissão tradicional do município, começavam seu trabalho tranquilamente. Os “pontões”, barcos que levam os turistas para um agradável passeio no rio, aqueciam os motores para a jornada do dia. Do outro lado, das águas, pode-se ver o município de Barão de Grajaú, Maranhão.




    Jordana Cury (Especial para o Cidadeverde.com direto de Floriano)

    redacao@cidadeverde.com

    Em 18/04/11, 08:27
  • Caravana Cidade Verde chega a Floriano

    A Caravana da TV Cidade Verde chegou ao município de Floriano, distante 244 km de Teresina, às 11h30 deste Domingo de Ramos (17). 

     
    A cidade está tranquila. A expectativa para a Semana Santa desse ano é notável entre a população, por todos os lugares pode-se escutar algum comentário a respeito ao evento religioso que antecede a Páscoa. 

    Thiago Amaral/CidadeVerde.com


     

    A equipe de reportagem da Cidade Verde está trabalhando nos últimos detalhes da produção do Jornal do Piauí que será transmitido ao vivo, nesta segunda-feira (18). O programa trará vários destaques culturais da “Princesa do Sul” e mostrará aos telespectadores, entre outras atrações, detalhes da superprodução do espetáculo Paixão de Cristo, que será encenado no segundo maior teatro a céu aberto do país.
     
     
    Jordana Cury (Especial para o Cidadeverde.com)
    redacao@cidadeverde.com

    Em 17/04/11, 16:06
  • Caravana viaja para transmitir programa em Floriano


    O último grupo de profissionais da TV Cidade Verde e Cidadeverde.com embarcou na manhã deste domingo (17) para Floriano, 244 quilômetros ao Sul de Teresina, de onde será transmitido programa especial da Caravana 25 anos, que festeja o aniversário da emissora.

    Cerca de 40 profissionais foram escalados para o programa, que vai ao ar nesta segunda-feira, a partir de 12h. Ao longo da semana, a equipe da TV produziu reportagens com personalidades do município e destaques da economia e cultura, como a forte presença de famílias com descendência árabe.

    Floriano é a quarta cidade visitada pela Caravana 25 anos, que já passou por Oeiras, Picos e Campo Maior. Até o fim do ano, um município será visitado por mês e terá programa especial transmitido ao vivo, sob comando do jornalista Amadeu Campos.

    Em 17/04/11, 13:26
  • Caravana 25 anos chega a Floriano e destaca potencial econômico da cidade

    A próxima parada da Caravana 25 anos, projeto comemorativo da TV Cidade Verde, é a cidade de Floriano. Localizada a 244 quilômetros de Teresina, a “Princesinha do Sul” é destaque pelo potencial turístico e econômico que apresenta.

    Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com


    O programa especial ocorre, ao vivo, a partir das 12h do dia 18 de abril. Amadeu Campos comandará a atração, que ocupará o Espaço Cultural Maria Bonita, e que conta ainda com a participação da apresentadora Nadja Rodrigues e da jornalista Indira Gomes.


    A TV Cidade Verde vai destacar pontos da cultura árabe, que se instalou na cidade e a fez crescer como referência comercial, e nomes que ajudam a construir a cultura local, com o radialista Amarelinho.

    Mais de 40 profissionais da emissora piauiense foram escalados para promover a transmissão. O Cidadeverde.com também estará presente no programa.


    Lívio Galeno
    liviogaleno@cidadeverde.com

    Em 13/04/11, 17:03
  • Quadrinhista fala do livro "A História da Batalha do Jenipapo"

    Com sua criatividade e preocupação históriaca, o quadrinhista piauiense Bernardo Aurélio foi indicado ao prêmio de melhor roteirista iniciante com a obra "Foices e Facões: A Batalha do Jenipapo" no HQ Mix, evento mais importante de histórias em quadrinhos do país.


    Thiago Amaral/Cidadeverde.com



    Apesar de não ter ganho o prêmio, Bernardo e seu irmão, Caio Oliveira, foram muito elogiados por críticos de todo o Brasil.





    Os elogios ressaltaram a preocupação do resgate histórico com uso de personagens fictícios. O protagonista é o vaqueiro de Campo Maior.





    O livro foi adotado por escolas da rede pública estadual. De toda a tiragem, 80% está nas mãos dos alunos. O restante está disponível no complexo cultural Valdir Fortes, em Campo Maior, e em livrarias de Teresina.





    Quem se interessar para comprar o livro pode entrar em contato através do número 8844-2773 ou pelo email bernardohq@hotmail.com


    Leilane Nunes
    leilanenunes@cidadeverde.com

    Em 14/03/11, 12:49
  • “A paixão por Campo Maior me fez ser historiador”, afirma João Alves

    10 livros lançados e mais de 50 mil cópias vendidas não fizerem a curiosidade do piauiense acabar; 9 livros ainda serão lançados.

    Raros são os piauienses que podem se gabar de terem vendido 50 mil cópias de livros no mercado brasileiro. O campomariorense João Alves está nessa lista seleta. Apaixonado pela história do seu povo, o escritor revela os motivos que fizeram escolher essa profissão.



    “A paixão por essa terra me fez ser historiador. Sou nascido, registrado e criado em Campo Maior. A batalha do Jenipapo sempre me chamou atenção. Eram dois mil piauienses armados com pedras e paus contra 900 militares armados”, disse João Alves.

    Autor de 10 livros já publicados e editando mais 9 títulos para lançamento, o piauiense conta com mais detalhes a história que lhe consagrou como profissional.

    “A batalha foi iniciada às 9h e concluída por volta das 14h. O dado mais preciso sobre baixa, em minha opinião, é do Monsenhor Chaves que diz que 400 brasileiros morrem na Batalha do Jenipapo. Vencemos, porque nossos homens conseguiram desarmar as tropas de Fidié. Foi o patriotismo dos piauienses que nos fez vencer”, analisa o escritor.

    Curiosidade

    Para João Alves o que mais chama atenção na história de Campo Maior é o fato da influência da cultura portuguesa na cidade. “Tínhamos o nome de Vila de Santo Antônio do Surubim. Nos tornamos Campo Maior em referência a cidade portuguesa homônima”, conta.   


    Lívio Galeno (Enviado a Campo Maior)
    liviogaleno@cidadeverde.com

     

    Em 14/03/11, 13:27
  • Paulo Martins avalia que maior desafio do município ainda é pagar servidores em dia

    Na data em que completa 29 dias a frente da prefeitura de Campo Maior, o gestor revela ainda que busca investidores.

    O prefeito de Campo Maior, Paulo Martins, avalia que o maior desafio que encontrou durante os 29 dias a frente da admnistração municipal é pagar os servidores em dia. A declaração foi dada em entrevista a Amadeu Campos, direto do Complexo Valdir Fortes nesta segunda-feira (14).



    "Ainda estamos acertando a casa, fechando as contas. Tem sido um trabalho difícil, mas teremos que solucionar esse problema se quisermos continuar crescendo. Já conseguimos um terreno para a instalação do Instituto Federal Tecnológicos e agora queremos investimentos. Para isso, teremos que ter as contas acertadas", disse o prefeito.

    Paulo Martins revelou, ainda, parceria firmada com o Banco do Nordeste na tentativa de atrair indústrias e grandes empresas para Campo Maior. O gestor defendeu também o fortalecimento do mercado interno piauiense, com o incentivo as características econômicas locais.



    "Estamos realizando estudos para determinar os maiores potenciais econômicos da região. Não concordo com a prática de depender sempre dos Estados vizinhos para quase tudo. Temos que fortalecer o comércio e passar a exportar mais do que importar", analisou.

    Sobre Caravana

    "Me sinto muito feliz pela presença da TV Cidade Verde em Campo Maior. Conheço o Piauí através da minhas andanças como deputado estadual. Poucos municípios podem se dar ao luxo de ter uma gente tão boa quanto a nossa e um açude tão belo como o nosso", afirmou o prefeito Paulo Martins.

    Lívio Galeno (Enviado a Campo Maior)
    liviogaleno@cidadeverde.com

    Em 14/03/11, 13:26
  • Amadeu Campos chega ao estúdio em Campo Maior montado a cavalo

    O apresentador Amadeu Campos escolheu uma forma criativa e inusitada para começar a transmissão direto de Campo Maior, que integra o projeto Caravana 25 anos, da TV Cidade Verde. O jornalista chegou ao estúdio no Complexo Valdir Fortes montado a cavalo.




    Campo Maior é uma terra cheia de cultura e concentra peculiaridades que marcaram o povo piauiense como a carne de sol, a caprinocultura e o homem do campo: o tradicional vaqueiro do Piauí.

    A ideia para a abertura do programa surgiu como forma de homenagear esses trabalhadores que são parcela importante nos mais de 300 anos de história da cidade, localizada na região norte do Estado.



    O vaqueiro e sua tradicional roupa, conhecida como gibão, são um atrativo a parte, que ajuda a fortalecer o turismo rural, que também aquece a economia regional.





    Lívio Galeno (Enviado a Campo Maior)
    liviogaleno@cidadeverde.com

    Em 14/03/11, 12:25
busca
recentes
| © CidadeVerde.com 2017 | Todos do Direitos Reservados - Site by Masávio |