Cidadeverde.com

Cáritas e Centro de Referência usam cinema para discutir direitos humanos

Imprimir

Com o compromisso de promover espaços de debates sobre os temas que envolvem suas ações, o Centro de Referência em Direitos Humanos Dom Hélder Câmara (CRDH) lança nesta quinta-feira (23) o projeto “CineDom”, na Faculdade Adelmar Rosado, às 20h.

O “CineDom” vai trabalhar a educação em Direitos Humanos e seus desdobramentos, através da exibição de filmes com conteúdo que enriquece o debate sobre política, saúde, contexto social e cultural. “O objetivo do projeto é despertar o interesse em conhecer mais o mundo da arte cinematográfica e a possibilidade de tratar a realidade de outro modo. Promovendo, assim, no interior de cada indivíduo, a capacidade de analisar os conflitos trazidos na composição dos filmes exibidos”, afirma Priscilla Carvalho, psicóloga do CRDH.

Exibições de curtas e longas-metragens e documentários ocorrerão mensalmente, em espaços variados, fixas (na sede do CRDH) e itinerantes (nas instituições parceiras ou comunidades atendidas), alcançando públicos diversos. O início do projeto é neste mês, estendendo-se até abril de 2015 e deve contribuir na expansão das discussões acerca de temáticas que envolvem a apropriação do público sobre Direitos Humanos. “O uso do cinema como recurso deve-se ao fato de ser um veículo de comunicação e expressão da sensibilidade humana, com conteúdo reflexivo e crítico”, explica Martha Barbosa, assistente social do CRDH. As sessões serão seguidas de debates promovidos pela equipe técnica e convidados.

Para a seleção dos filmes a serem exibidos, será criada uma lista de sugestões, discutidas previamente entre a equipe técnica, participantes do “CineDom” e convidados. Será proposta uma ficha-roteiro de análise e fomento à discussão, abordando questões como a identificação de violação de direitos humanos no filme, valores transmitidos, percepções e mensagens transmitidas e associação de conteúdos.

O Centro de Referência em Direitos humanos é de gestão da Cáritas Brasileira e contribui para ações articuladas e integradas na proteção e efetivação dos direitos fundamentais, na perspectiva da autonomia e do empoderamento dos sujeitos de direitos e na construção da cultura de Direitos Humanos. Sua localização é na avenida José dos Santos e Silva, 1600, Centro Sul.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais