Cidadeverde.com

Casos de dengue no Piauí já superam 2014; Teresina e Alvorada lideram

Imprimir

O número de casos confirmados de dengue até abril deste ano já supera 2014. Os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) nesta quarta-feira (6) mostram que dos 1.854 pacientes diagnósticados com a doença, mais de mil estão na capital. Mas o pequeno município de Alvorada do Gurgueia, 540 quilômetros ao Sul de Teresina, chama a atenção ao aparecer em segundo lugar na lista. 

Com população estimada em 5.249 habitantes, Alvorada do Gurgueia registrou 73 casos de dengue - média de um paciente para cada 72 moradores. Em Teresina, que lidera a lista com 1.407 casos da doença, a média é um enfermo para cada 600 habitantes. 

A lista de casos confirmados conta ainda com pacientes em Picos (57), São Raimundo Nonato (39), Barras (38), Parnaguá (31), Bom Jesus (23), Monsenhor Gil (17), Dirceu Arcoverde e São João do Arraial (12), Dom Inocêncio e Esperantina (10). São 69 municípios atingidos pela doença neste ano. 

Em 2014, foram 1.830 casos de dengue no Piauí, 24 a menos do número já registrado neste ano. Mas o quadro pode se agravar. Só os casos suspeitos chegam a 3.408, número 86,2% maior em relação ao mesmo período do ano passado. 

Ocimar de Alencar, supervisor de Entomologia da Sesapi, destaca a importância de se combater o mosquito transmissor da doença. “O importante é não deixar nenhum recipiente que acumule água, mesmo os pequenos, como tampa de refrigerante, casca de ovo, porque pequenas quantidades de água podem ser um criadouro das larvas”, alerta.

Chicungunha
Apesar do nome já ter se tornado conhecido pela população, a febre chicungunha, transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, não tem casos confirmados no Piauí neste ano. Das 133 amostras suspeitas encaminhadas para exames no Pará, 29 foram negativas e as outras ainda estão sob investigação. 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais