Cidadeverde.com

Castro diz que defenderá Constituinte se reforma política não for aprovada

Imprimir

O deputado federal Marcelo Castro (PMDB), relator da comissão especial de reforma política, disse nesta quinta-feira (16), durante audiência pública na Câmara Federal, que vai defender uma Constituinte caso a Reforma Política não seja aprovada pelo Congresso Nacional este ano. 

Antonio Augusto / Câmara dos Deputados

Constituinte é organismo colegiado que tem como função redigir ou reformar a Constituição do país.  “Se não conseguirmos fazer a reforma política desta vez, vou defender uma Constituinte exclusiva”, disse. 

Segundo Marcelo Castro, o pior caminho seria continuar com o atual sistema eleitoral atual brasileiro. O parlamentar defende, por exemplo, o fim da reeleição, com mandato de 5 anos para todos os cargos eletivos, inclusive para senadores.

Ele também é favorável à coincidência das eleições, ao sistema distrital misto para eleição de deputados e vereadores, e à cláusula de desempenho para os partidos. Em audiência pública na comissão especial, Castro defendeu ainda a mudança na suplência de senadores. "Devem ser suplentes os candidatos mais votados para senador que não foram eleitos", afirmou. Neste caso, os perdedores com melhor colocação.

Hérlon Moraes (Com informações da Câmara)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais