Cidadeverde.com

CBF e clubes buscam soluções em benefício do futebol brasileiro

Imprimir

O presidente da CBF José Maria Marin e o vice-presidente Marco Polo Del Nero reuniram os presidentes de 40 clubes - 20 da Série A e 20 da Série B - nesta segunda-feira, na sede da CBF, em torno da discussão do Proforte, o projeto de lei que cria o sistema de refinanciamento das dívidas dos clubes brasileiros. Entre os aspectos discutidos esteve a Lei de Responsabilidade Fiscal, em que ficou claro que o objetivo é permitir aos clubes uma maneira de viabilizar formas de pagamento para saldar as suas dívidas.

- Os clubes não pediram e não querem anistia da dívida. Está sendo proposta uma forma de viabilizar o pagamento dessa dívida, tendo como contrapartida para aqueles clubes que não cumprirem com a sua obrigação a perda de pontos - explicou Marco Polo Del Nero. 

Foi discutida também, para ser parte integrante da lei, a possibilidade de os dirigentes de clubes serem punidos em caso do descumprimento do pagamento das dívidas.

- Precisamos criar marcos regulatórios muito rígidos de gestão, para que os dirigentes sejam também responsabilizados - disse o presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro Rubens Lopes.

O presidente da Federação Tocantinense de Futebol, Leomar Quintanilha, falou em nome de seus pares sobre o resultado do encontro. O dirigente estava otimista.

- O encontro foi muito positivo. Considero uma oportunidade excelente que os clubes estão tendo para restabelecer a normalidade financeira das suas administrações. 

A criação de um Código de Ética, encarregado de combater o aliciamento jogadores nas divisões de base foi outro tema proposto .

- O código foi aprovado pelos 40 presidentes das Séries A e B. Falta agora ser aprovado pelos clubes das séries C (20 clubes) e D (41).

Integraram a mesa diretora da reunião o presidente Marin, o vice-presidente Marco Polo Del Nero, os deputados Jovair Arantes, Guilherme Campos, Valdivino de Oliveira (presidente do Atlético Goianiense), Rodrigo Maia, Vicente Cândido, Marcelo Matos, Benedita da Silva, o presidente do Coritiba, Vílson Ribeiro, e o diretor da Rede Globo Marcelo Campos Pinto.


Fonte: CBF

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais