Cidadeverde.com

Censo Penitenciário inicia nesta terça pela Casa de Custódia

Imprimir

A Secretaria estadual de Justiça inicia nesta terça-feira (10), o Censo Penitenciário que tem como objetivo verificar a situação de todos os cerca de 3.400 detentos nas 17 unidades prisionais do Piauí. Os trabalhos estão começando pela Casa de Custódia e devem prosseguir por toda a capital e interior.

Segundo o assessor técnico e chefe de gabinete da Sejus, Carlos Edilson de Sousa, a iniciativa é uma das metas do plano estratégico da nova gestão. "Precisamos conhecer os presos, saber sua origem, como está seu processo, há quanto tempo está no sistema. Atualmente, a Sejus não tem esses dados", afirma.

Fotos: Carlos Lustosa/Cidadeverde.com

Hoje, devem ser levantados os dados dos detentos de dois pavilhões da Casa de Custódia, onde o trabalho deve ser concluído amanhã. Em seguida, o censo será realizado na Irmão Guido e nos demais presídios da capital.

"Esta será a primeira fase, de coleta de dados. Em seguida virá a etapa jurídica, onde entrará o poder judiciário", acrescenta Carlos Edilson.

Pressão

Segundo dados da Sejus, atualmente existem 3.441 pessoas no sistema prisional piauiense que tem capacidade para 2.108. A expectativa da secretaria é que com o trabalho do censo, haja um alívio nessa superlotação.

Entretanto, os gestores sabem que apenas isto não será suficiente. "Não há como negar que não há superlotação. Estamos trabalhando para entregar nos próximos meses a nova penitenciária de Altos que abrirá mais 160 vagas. Também já há uma construtora trabalhando na reforma de dois pavilhões na Casa de Custódia que serão independentes e funcionarão como um Centro de Triagem, justamente para desafogar a Custódia. Também há recursos para uma nova unidade com 600 vagas", declarou Carlos Edilson.

O censo está sendo realizado pela Sejus em parceria com a OAB, Defensoria e Ministério Público.
 

Flash de Carlos Lustosa
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais