Cidadeverde.com

Chuva intensa provoca transtornos e deixa moradores de Teresina em alerta

Imprimir
  • Chuva_24_05.jpg TV Cidade Verde/Reprodução
  • Chuva_24_02.jpg TV Cidade Verde/Reprodução
  • Chuva_24_02_7.jpg TV Cidade Verde/Reprodução
  • Chuva_24_02_6.jpg TV Cidade Verde/Reprodução
  • Chuva_24_02_3.jpg TV Cidade Verde/Reprodução
  • Chuva_24_02_2.jpg TV Cidade Verde/Reprodução

A chuva que caiu em Teresina no início da noite de terça-feira (24) provocou transtornos e deixou moradores em alerta. Com deficiências na drenagem da cidade, ruas e avenidas ficaram alagadas, causando problemas especialmente no trânsito.

Um dos pontos críticos observado foi a avenida Gil Martins, na zona Sul. Em ruas próximas, como Godofredo Freire, por exemplo, a chuva de meia hora resultou em verdadeiros rios. Assim como aconteceu em chuvas recentes, a avenida Barão de Gurgueia também ficou alagada.

Entre moradores e motoristas, só reclamação. "Faltam 16 meses para a eleição do ano que vem e essa galeria nunca foi feita. Pelo visto, aqui só mora sapo e cururu", comentou um morador do bairro São Pedro.

Para resolver o problema que atinge as quatro zonas da capital, a Prefeitura de Teresina já anunciou que está trabalhando na elaboração de projetos para a construção de galerias em oito grandes bacias da cidade, regiões que sofrem alagamentos todos os anos durante os períodos de chuvas e que precisam de intervenções na drenagem.
 
Destes oito projetos, quatro são para a zona Sul e o restante para outros pontos da cidade. De acordo com Paulo Roberto, superintendente executivo da SDU Sul, só com os projetos estão sendo investidos cerca de R$ 18 milhões, provenientes do Governo Federal, através do PAC Drenagem (Programa de Aceleração do Crescimento).

Na zona Sul essas bacias estão localizadas nos seguintes bairros: Portal da Alegria e Polo Industrial Sul, São Pedro, Monte Castelo, Redenção, Vermelha e Cidade Nova. Só a galeria que abrange o Portal da Alegria e Polo Industrial estima-se que terá um custo de, aproximadamente, R$ 80 milhões.
 
Segundo o superintendente executivo, a previsão é que a primeira obra tenha início no segundo semestre de 2015 e os resultados serão percebidos no período de chuvas do próximo ano. Todos os projetos estão sendo elaborados ao mesmo tempo, porém, na zona Sul, o Portal da Alegria será priorizado, por se encontrar em situação de maior complexidade devido aos alagamentos.

Flávio Meireles
Com informações da TV Cidade Verde
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais