Cidadeverde.com

Compliance nas empresas do Piauí – seja uma empresa limpa

Antecipe-se, não seja reativo, não espere que sua empresa envolva-se em qualquer espécie de malfeito, escândalo. O mais moderno e eficiente instrumento de proteção, blindagem é o compliance (programa de conformidade, integridade, visando agir de acordo com a lei; evitando fraudes, sonegações, subornos, adulterações de dados, etc.).

Não se engane, por trás da baixa produtividade e ineficiência do seu negócio, encontra-se, com certeza, as fraudes fiscais, as sonegações e os pagamentos de propinas.

É preciso, por exemplo, vigilância redobrada no relacionamento entre funcionários/colaboradores e fornecedores, bem assim com agentes públicos para evitar, prevenir o compadrio e a troca de benefícios indevidos.

Tem mais. Bancos e investidores tendem a não fazer negócios com empresas rotuladas e/ou afeitas a práticas de corrupção. Pare de correr riscos, pois a corrupção pode arruinar – em definitivo -  a imagem da sua empresa. A perda de confiança pode ser um golpe mortal.

Também: Ninguém quer trabalhar em empresas desonestas, daí o turnover, alta rotatividade de trabalhadores e, o pior, os melhores empregados, gente talentosa vai embora.  

Hoje existe forte tendência no mercado e no setor público de relacionar-se somente com empresa que tenham departamento de Compliance. Seja uma empresa limpa e sai na frente.