Cidadeverde.com

Cidadão pode ver em tempo real total de acordos obtidos na Semana Nacional da Conciliação

Imprimir

Está na página do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na internet o Conciliômetro, um sistema que contabiliza em tempo real o número de acordos firmados durante a Semana Nacional da Conciliação, mutirão promovido pelo CNJ em parceria com os tribunais do País. Além da soma de todas as audiências de conciliação realizadas pelos tribunais, o sistema também exibe o somatório dos valores homologados pelos acordos. No primeiro dia de mutirão, foram fechados mais de 3,7 mil acordos, totalizando cerca de R$ 50,1 milhões em valores homologados.

A IX Semana Nacional da Conciliação foi aberta em São Paulo, nesta segunda-feira (24), pelo presidente do CNJ, ministro Ricardo Lewandowski. O mutirão, que tem como objetivo estimular a solução de conflitos por meio de acordos entre as partes, termina na sexta-feira (28). 

O sistema ficará no Portal do CNJ até o dia 5 de dezembro, data limite para os tribunais atualizarem os dados. O Conciliômetro é alimentado pelos tribunais Estaduais, Federais e do Trabalho. 

Neste ano, a Semana Nacional da Conciliação deverá focar os esforços de magistrados e servidores na solução de demandas judiciais de massa, que envolvem os maiores litigantes da Justiça, como instituições bancárias, de telefonia e órgãos públicos, além de processos relacionados ao Direito de Família. 

Esforço concentrado – Durante uma semana, juízes e conciliadores concentrarão esforços para garantir o acordo entre as partes em processos judiciais, evitando, assim, a continuidade do conflito. Na mobilização do ano passado, 6,7 mil magistrados participaram das audiências, além de 5 mil conciliadores e 8,4 mil profissionais, entre juízes leigos e colaboradores. A expectativa é que, neste ano, quantidade ainda maior de profissionais se envolva na campanha.

Desde quando foi criada, em 2006, a Semana Nacional da Conciliação já realizou 2 milhões de audiências, alcançando cerca de R$ 6 bilhões em valores homologados. A Semana Nacional da Conciliação integra a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário, prevista na Resolução n. 125, instituída pelo CNJ em 2010.


Fonte: Agência CNJ 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais