Cidadeverde.com

Cientista do Piauí participa de expedição na Antártica

Imprimir

Atuando hoje como diretor do campus da Universidade Estadual do Piauí em Campo Maior, o cientista Hemerson Cassiano participou na Antártica do projeto de pesquisa, evolução e dispersão de espécies antárticas bipolares de briófitas e líquens. O projeto é financiado pelo CNPQ, através do programa antártico brasileiro e coordenado pela Universidade de Brasília (UNB).

O professor coletou mais de 400 amostras, sendo o único nordestino que participou da viagem. "A pesquisa tem como objetivo estudar musgos e líquens que são chamados bipolares. Esses musgos ocorrem no polo norte e sul e vamos investigar se são as mesmas espécies e se confirmado, temos que investigar como elas partem do polo norte e chegam ao polo sul", conta.

Emerson chegou na última segunda-feira. As malas ainda nem foram desfeitas. Ao presenciar passagens belas e ver espécies típicas da região, ele diz que é impossível não ter boas recordações. "Estávamos no verão antártico, o calor que faz lá é zero grau. Além do frio, ventava muito", disse.

Essa foi a primeira etapa da viagem. Segundo ele, ainda faltam duas. "Em 2016 e 2017 nós retornaremos nas próximas operações para coletar em áreas que ainda não foram mostradas, como na península, que é o continente propriamente dito", finalizou.

Da Redação (Com informações da TV Cidade Verde)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais