Cidadeverde.com

Cinco piauienses participam de evento sobre construção de foguetes

Imprimir

Os estudantes Antonio José dos Santos Neto, Antonio Jefferson Alves Brasil, Lucas Rodrigues de Carvalho, Yuri Christian Vieira do Nascimento Patrício Cavalcante e Maurício Sérgio Sousa Silva estão classificados para a VI Jornada de Foguetes. Alunos do Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI), eles irão participar da competição que acontecerá de 30 de outubro a 2 de novembro, em Barra do Piraí (RJ).

A classificação dos estudantes veio após participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), onde conseguiram boa pontuação, e na 8ª Mostra Brasileira de Foguetes, onde lançaram um foguete feito com material descartável e garrafas pet a uma distância de 115 metros. No ano passado, quatro dos cinco alunos participaram da Jornada. Na ocasião, foram campeões, ficando entre as 10 melhores equipes e receberam um troféu que é uma réplica do foguete brasileiro BSB-40.

Orientados pelo professor de física Leudimar Uchôa, os piauienses irão competir com estudantes de outras 40 escolas de todo o país na Jornada de Foguetes. Serão avaliados diversos aspectos, como originalidade e aerodinâmica do foguete, segurança e estabilidade da base, apresentação da equipe e equipamentos de segurança (óculos de proteção, jaleco, capa de chuva, entre outros).

Como premiações, os estudantes poderão receber troféus de equipe campeã e vice-campeã, menção honrosa, brindes e bolsas de iniciação científica. Também estará em jogo, a participação em outra competição. As duas equipes que fizerem os mais longos lançamentos na Jornada de Foguetes serão convidadas pela Agência Espacial Brasileira (AEB) para participarem da Jornada Espacial 2015.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais