Cidadeverde.com

IBGE estima crescimento na safra agrícola do PI

O agronegócio ainda é a redenção da economia  brasileira e deve continuar assim em 2017. Apesar do cenário econômico desfavorável, a produção agrícola do Brasil deve crescer 16% em relação ao ano passado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE. Os dados apresentados pelo órgão apontam para uma safra de 213,7 milhões de toneladas este ano, incluindo aí os cereais, leguminosas e oleaginosas.  Dentre as regiões brasileiras, a que deve apresentar maior crescimento ( 73%) é justamente a região Nordeste.

O Piauí foi muito prejudicado no ano passado por conta dos longos meses de estiagem, o que acabou afetando bastante os números da safra. Mas as perspectivas são animadoras para este ano. O levantamento realizado pelo IBGE aponta um crescimento de 77,9% na cultura do algodão; 143%, no arroz; 415%,6%, no feijão; 149%, no milho; e 226,9%, na soja.

Como a produção industrial é muito baixa, o Estado ainda tem sua economia ancorada no agronegócio. Com a mecanização cada vez mais presente nos campos de produção, o aumento da safra não corresponde à mesma proporção de crescimento na geração de empregos. Atualmente, quase toda a produção é exportada como matéria prima para outros estados. Enquanto não houver indústrias de beneficiamento para agregar valor aos grãos produzidos aqui, mesmo com um aumento considerável na safra, ainda ficaremos patinando na economia.