Cidadeverde.com

O que deve acontecer hoje no TSE

O Tribunal Superior Eleitoral retoma agora de manhã, a partir das 9h, a histórica sessão que julgará a chapa presidencial vencedora nas eleições de 2014. Ontem à noite, advogados de defesa, acusação e o vice-procurador  geral eleitoral se manifestaram acerca de questões preliminares, quatro delas rejeitadas prontamente. Hoje, a mais polêmica delas será analisada: a que pede a exclusão dos depoimentos dos delatores da Lava Jato sob a alegação de que elas não constavam na peça original.

O ministro relator,  Herman Benjamin, favorável à cassação da chapa, defende que os depoimentos devem ser considerados. Esta também é a opinião do vice-procurador geral eleitoral, Nicolao Dino. O conteúdo das delações, como se sabe, é altamente comprometedor e revela todo o esquema de pagamento de propinas em caixa 2 para a candidatura de Dilma/Temer.

Espera-se para hoje, depois da análise de mais três preliminares,  a leitura do voto do relator e, na sequência, dos seguintes ministros: Napoleão Nunes Maia, Admar Gonzaga, Tarcísio Neto, Luís Fux, Rosa Weber e Gilmar Mendes.  Mais duas sessões estão marcadas além desta que se realiza agora de manhã.  Uma para as 19h de hoje e outra para amanhã no mesmo horário.

Ainda que o TSE decida pela cassação da chapa, no entanto, o Presidente Temer poderá recorrer da decisão ainda no exercício do cargo, prolongando ao máximo sua permanência no poder. A assessores mais próximos, ele confidencia que deverá ter 4 dos sete votos do Tribunal favoráveis a ele. É ver para crer.