Cidadeverde.com

Temer vence o primeiro round

Temer saiu vitorioso no primeiro round da batalha travada por ele para permanecer no cargo de Presidente da República. Mas a guerra continua. Embora haja uma tendência de o julgamento final acompanhar o placar que definiu a votação da preliminar sobre a inclusão das delações da Odebrecht e dos marqueteiros João Santana e Mônica Moura, definido por 4 X 3 a favor do presidente, ainda restam outros obstáculos a serem enfrentados.

Corre no Supremo Tribunal Federal um processo contra o atual presidente, sobre o qual ele apresenta hoje sua defesa, por escrito, em um questionário apresentado pela Polícia Federal com 82 perguntas. Esse é um processo embaraçoso no qual o presidente é denunciado por corrupção ativa, organização criminosa e obstrução de justiça.

Mas as encrencas de Temer param por aí. A Procuradoria Geral da República deve apresentar denúncia nos próximos dias contra o presidente. O Procurador  Rodrigo Janot transformou-se em um calo no calcanhar do chefe do Executivo. E, para completar a situação delicadíssima em que Michel Temer se encontra, o PSDB, principal partido aliado do governo, decide na próxima segunda-feira se bate asas ou se permanece no ninho palaciano. Por enquanto, o partido tem se segurado graças à velha guarda do PSDB, já que os chamados “cabeças pretas” ( que representa a ala mais jovem )insistem em abandonar o barco.

Entre a defesa nas Cortes superiores e o trabalho para segurar os partidos na sua base de sustentação, sobra pouco tempo para o presidente pensar efetivamente no país e nas suas necessidades.