Cidadeverde.com

Coligação pede quebra de sigilo dos envolvidos em apreensão na Bahia

Imprimir
  • 20140916095236_IMG_6462.JPG Benonias Cardoso
  • 20140916095111_IMG_6450.JPG Benonias Cardoso
  • 20140916095120_IMG_6455.JPG Benonias Cardoso
  • 20140916095003_IMG_6437.JPG Benonias Cardoso

Os advogados da coligação "Piauí no Coração" ingressaram nesta terça-feira (16) com representação no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) em virtude da apreensão de R$ 180 mil com um assessor do senador Wellington Dias (PT), ocorrida na semana passada em Barreiras (BA). Foi solicitada a quebra dos sigilos fiscal, telefônico e bancário dos envolvidos.

Segundo o advogado Raimundo Júnior, a coligação entende que as diligências irão complementar as investigações e demonstrar que a quantia achada com José Martinho Ferreira de Araújo, motorista do senador e candidato a governador do Piauí, envolvia as eleições, não sendo um valor apreendido ao acaso. 

"Entendemos que o sigilo fiscal e bancário é importante porque vai demonstrar que a quantia não pertencia a José Martinho, porque ele não tem renda compatível com o que foi apreendido", declarou o advogado da coligação, que é encabeçada pelo governador Zé Filho (PMDB), candidato à reeleição. 

Já o sigilo telefônico, segundo o advogado, é necessário para se identificar com quem José Martinho manteve contato entre o recebimento do dinheiro até o dia da apreensão.

"No dinheiro constam carimbos nos lacres com datas de 5 e 7 de setembro. O delegado de Barreiras nos informou que durante depoimento apreendeu o celular de Martinho porque ele entrava em contato a todo instante com gente do Piauí. Este é um fato relevante para a investigação", acrescentou Raimundo Júnior. 

Nos últimos dias, Wellington Dias (PT) se disse vítima de perseguição política. Ele afirma que o motorista estava de férias e em viagem pessoal, e por isso o fato não poderia ser ligado a ele ou sua campanha no Piauí.

Defesa
O advogado Edson Araújo, da coligação "A Vitória com a Força do Povo", de comentou o caso. "Percebo que a coligação de Zé Filho está tentando ligar de qualquer jeito a apreensão desse dinheiro ao senador Wellington Dias, fato esse que não existe nenhuma ligação. O dinheiro não era dele e isso já foi explicado. O carro também não era dele e o cidadão estava de férias. Então, no momento eleitoral de fraqueza, estão usando de qualquer meio para acusar Wellington Dias. O senador está tranquilo e se vier alguma ação contra ele, ele apresentará sua defesa e o juiz obviamente afastará essas ações. Esse é um fato estranho a ele, e ele só tem se dedicado a campanha e busca de votos". 

Emanuela Pinto (especial para o Cidadeverde.com)
Fábio Lima (Da Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais