Cidadeverde.com

O PP e seu "Plano B", de Blefe (?)

Entraram em banho-maria as conversações do governador Wellington Dias com o PP. Os entendimentos deverão ser retomados neste final de semana, depois que o presidente nacional da sigla, senador Ciro Nogueira, avalista do acordo com Wellington, retornar dos Estados Unidos. Seu desembarque no Brasil está marcado para hoje.

O diálogo foi interrompido depois que o governador declarou, em entrevista, que a Secretaria de Saúde não vai mais para as mãos do PP. Ela continuará com o PT. Sem a pasta, o PP encerra por aqui mesmo a conversa que vinha mantendo com Wellington por apoiar a sua reeleição.

Na segunda-feira, às 11 horas, no Cine-Teatro da Assembleia Legislativa, o ex-prefeito Sílvio Mendes, presidente da Fundação Municipal de Saúde, assina a ficha de filiação ao PP, em ato que será prestigiado, inclusive, pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros. Sílvio foi lembrado pelo PP como o trunfo do partido para concorrer ao Palácio de Karnak, em caso de ficar inviabilizado o acordo para a reeleição de Wellington.

Ao considerar o nome de seu novo filiado para a disputa, o PP pode estar preparando o troco para o governador. Mas pode estar também apenas blefando. Só dá para dar algum crédito a essa hipótese se o partido entregar, agora, os cargos que já tem no governo, como a Secretaria de Transportes e o Detran.

Enquanto isso não acontece, o PP continua aquinhoado no governo, mesmo sem receber a Secretaria de Saúde. É como diria o então governador Hugo Napoleão, em 2002, sobre os deputados de seu próprio partido que queriam fazer beicinho na campanha: “Todos estão muito bem locupletados”.

 

 

Galeria

O prefeito Firmino Filho disse ontem, na Rádio Cidade Verde, que está sendo feita uma nova licitação para a retomada das obras da Galeria da Zona Leste.

As empresas que ganharam as duas licitações já realizadas abandonaram a obra.

 

O cantor Amado Batista e o prefeito Firmino Filho: encontro de baixinhos populares nos estúdios da Rádio Cidade Verde

Baixinhos

O prefeito se encontrou ontem na Rádio Cidade Verde com o cantor Amado Batista, que estava na emissora divulgando o CD e o DVD que celebram os 40 anos de sua carreira, coroada de sucesso.

Bem mais jovem que o artista, Firmino já vai com quase a metade disso na Prefeitura, onde exerce seu quarto mandato.

Tapa na cara

Os congressistas não se cansam de pisar no pé dos brasileiros. O líder do governo no Congresso, o senador Romero Jucá (PMDB-RR), apresentou uma proposta de emenda à Constituição (PEC 3/2017) que é mais um tapa na cara do país.

Essa PEC simplesmente suspende todas as investigações contra quem vier a substituir o presidente da República, mesmo temporariamente.

Blindagem

A proposta – cujo conteúdo é similar ao dispositivo constitucional que já blinda o presidente da República de investigação por atos praticados fora do mandato – protege os demais ocupantes da linha sucessória presidencial.

Aí estão os presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado e do Supremo Tribunal Federal.  Essa PEC tem endereço mais do que certo.

A quem interessa

Na prática, a proposta impede que eventuais crimes praticados pelos presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), antes do início de fevereiro, quando ambos iniciaram seus mandatos para o biênio 2017/2018, possam ser investigados.

Tanto Rodrigo Maia quanto Eunício, a exemplo do próprio Jucá, são citados em delações premiadas relativas à Operação Lava Jato.

Novo currículo

A nova lei que reforma o ensino médio, sancionada ontem pelo presidente Michel Temer, é um avanço para o País e um caminho para que mais jovens tenham acesso à educação profissional, como ocorre na maioria dos países desenvolvidos.

A opinião é do diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi, que também é diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

 

 

O secretário de Segurança, Fábio Abreu, anunciou ontem o novo concurso para 400 vagas na Polícia Militar. Segundo ele, o edital deve ser lançado no próximo mês pela Secretaria de Administração.

Fábrio Abreu disse que pretende chamar os novos policiais até o final deste ano, após o cumprimento de todas as etapas do concurso, inclusive o treinamento.

A Secretaria de Justiça publicou edital para realização de pregão eletrônico, na próxima quarta-feira (22), para ampliar de 600 para 3 mil o número de tornozeleiras disponíveis para uso. 

 

O triste fim dos lobistas

Do deputado federal Heráclito Fortes (PSB), ontem, em entrevista ao programa Acorda, Piauí, da Rádio Cidade Verde:

- A Lava-Jato vem prestando inestimável serviço ao país. O Orçamento deste ano já foi aprovado no Congresso sem a presença e a pressão dos lobistas das empreiteiras, o que vai baratear as obras. O lobista que não está preso está a caminho de Curitiba.