Cidadeverde.com

Elmano cobra solução para indústria

O senador Elmano Férrer diz que fechamento da Itapissuma é um choque brutal (Foto: Valdir Barreto/Agência Senado)

O senador Elmano Férrer (PMDB) lamentou da tribuna o fechamento, depois de 21 anos, da fábrica de cimento Itapissuma, que empregava 526 trabalhadores no Piauí. O fechamento, segundo o senador, vai prejudicar famílias e gerar reações negativas em cadeia no setor produtivo na região.

Elmano Férrer lembrou que muitas outras atividades dependem da indústria de cimento, localizada no município de Fronteiras. Por isso, ele apelou para que autoridades do estado busquem alternativas perante a empresa, de modo que algo possa ser feito para evitar o fechamento da fábrica e de postos de trabalho.

— Isso é muito triste, num momento em que o país tem de 13 milhões de desempregados, e uma indústria instalada na região semiárida, numa região já sofrida, por vários aspectos, desde a escassez de água a um comércio fruto de uma agricultura ainda de subsistência. Isso trouxe um choque brutal na vida de mais de 3.500 pessoas.

O senador Elmano Férrer é o segundo membro da bancada federal do Piauí a se pronunciar sobre o fechamento da fábrica de cimento Nassau do Piauí, anunciado na segunda-feira, em comunicado oficial da empresa. O deputado Heráclito Fortes (PSB) procurou na terça-feira, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, em busca do encaminhamento de uma solução. “Pedi a ele o apoio para uma solução conjunta, Pernambuco-Piauí, e juntos buscarmos uma solução para esse problema. É lamentável, é uma crise, e temos que nos unir neste momento”, disse o deputado.

Heráclito disse que está em contato também com o ministro Moreira Franco para uma audiência com o presidente Michel Temer, a fim de tratar sobre a questão. Para o parlamentar, a notícia não poderia ser pior para o Estado, especialmente para a cidade de Fronteiras, que nos últimos anos cresceu e se desenvolveu economicamente com a indústria. 

Governo se mexe

O governador Wellington Dias incumbiu a sua equipe econômica de procurar a direção da Itapissuma para se inteirar da situação e buscar uma saída. O secretário de Governo, Melong Solano, adiantou que da parte do Estado tudo já foi feito pela indústria, inclusive a prorrogação do incentivo fiscal, além de obras da infraestrutura.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Nerinho, informou que o Estado suspendeu esta semana o incentivo fiscal da indústria. A medida se estenderá pelo período que durar a suspensão das atividades da empresa.

A Itapissuma recolhia mensalmente em torno de R$ 500 mil em ICMS para o Estado do Piauí. Para sua instalação, foi montada uma subestação de energia que dá para abastecer uma cidade do tamanho de Picos. A indústria conta com um moderno aeroporto, o único do interior do Piauí em condições de fazer operações noturnas.

Landim emplaca irmão

O presidente do PTB do Piauí, deputado federal Paes Landim, já não poderá mais chorar pelos cantos lamentando a falta de prestígio no Governo Wellington Dias.

Ele foi agraciado com o cargo de coordenador de Agronegócios e Cerrados, para o qual indicou seu irmão Luiz Gonzaga Paes Landim.

Milagre

O futuro coordenador de Agronegócio e Cerrado terá missão de acompanhar e apoiar um setor estratégico para o desenvolvimento econômico do Piauí, mas ainda com fraca atuação do governo. 

Pelo visto, estão querendo que Landim faça quase um milagre, pois ele não conseguiu impulsionar o desenvolvimento do Piauí nem como superintendente da Sudene, cargo que exerceu há pouco tempo.

Foto: Beto Barata/PR

O presidente Temer aciona dispositivo que fez as águas da transposição correrem para o sertão

Transposição

O presidente Michel Temer voltou ontem ao Nordeste e deu o pontapé na transposição do rio São Francisco, que estava de rosca.

De Campina Grande, na Paraíba, ele foi aos municípios de Sertânia e de Monteiro, na divisa entre Pernambuco e a Paraíba, para ver a chegada das águas da transposição. Em Sertânia, ele abriu a comporta de um dos trechos de transposição do rio.

Caminho das águas

A viagem da água que leva esperança para os paraibanos do Cariri e Agreste começa na cidade pernambucana de Petrolândia, a 429 quilômetros de Recife. A água é captada na barragem de Itaparica e segue por 208 quilômetros até a cidade de Monteiro, no Cariri paraibano.

Médicos param

O Sindicato dos Médicos do Piauí informou ontem que haverá uma paralisaão do atendimento eletivo aos usuários dos planos Iapep-Saúde e Plamta na próxima segunda-feira.

O movimento, explica a entidade, é em caráter de advertência pelo não cumprimento dos acordos firmados com a categoria, os constantes atrasos de pagamentos e as excessivas burocracias expostas ao médico.

E mais

O Sindicato informou ainda que a medida proposta também contra as glosas injustificadas e arbitrárias, a defasagem nos valores dos procedimentos e elevado custo imposto ao médico para aquisição e uso da licença biométrica.

O prefeito Mão Santa com o ministro do Turismo, Marx Beltrão, a quem apresenta presentação de projetos e demandas do pólo turístico de Parnaíba. O  presidente da Funasa, Henrique Pires, acompanha a audiência.

Padrinho e afilhado

Diz o ditado que quem tem padrinho não morre pagão. Mas a política é também onde as ordens podem se inverter. Agora prefeito da Parnaíba, o ex-senador Mão Santa, um dos padrinhos políticos do início da carreira do hoje presidente da Funasa, Henrique Pires, conta com o seu afilhado, 'um soldado do Piauí em Brasília'. 

Audiências

Esta semana, Mão Santa esteve em vários ministérios, entre eles os da Saúde e do Turismo. Em todas as audiências, foi acompanhado por Henrique Pires. "O ex-senador Mão Santa é muito querido e tivemos sim aqui ordens expressas do presidente Michel Temer de ajudá-lo no que for preciso nos seus projetos em Parnaíba, o prestígio é dele. Eu sou apenas um soldado do Piauí e do senador Mão Santa”, afirmou o presidente da Funasa. 

* Será hoje, a partir das 10 horas, a homenagem da Academia Piauiense de Letras à memória do desembargador Paulo Freitas, seu ex-presidente.

* Ele ocupou a cadeira número 24 e faleceu no dia 23 de janeiro. O panegírico será conduzido pelo acadêmico Celso Barros, que foi cunhado de Paulo Freitas.

* Começaram a chegar aos contribuintes os carnês do IPTU-2017. O desconto para a cota única caiu para 7%. Esse desconto já foi de 25%.

* Na marcha que vai, a Prefeitura de Teresina acabará cobrando uma multa de quem pagar o IPTU em cota única!

Vinho nacional

O conselheiro Kennedy Barros, do TCE, encontra-se para almoço com o amigo Arnaldo Boson, desembargador do TRT:

Kennedy – Como é, vamos abrir um vinho? Um Delas Frères Côres Du Ventoux ou um Châteu de L´ou...

Boson – Vamos, não. Passei duas semanas agora tomando vinho nacional  todo dia.

Kennedy – Mas esses aí são franceses...

Boson – Sim, mas eu estava justamente em Paris, fazendo um curso, e apreciando vinho bom e barato.