Cidadeverde.com

Começa hoje na Fiepi o Congresso das Cidades

Começa hoje e prossegue até quarta-feira, em Teresina, o Congresso das Cidades. Durante três dias, o evento reunirá gestores, palestrantes, órgãos de controle, especialistas e outros interessados na política da boa governança.

O Congresso será aberto ao público a partir das 17h desta segunda-feira, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), onde se desenvolverão todas as suas atividades: palestras, feira, encontro de negócios, discussões, exposições, workshop, bate-papos e atividades culturais.

A palestra de abertura será com o fundador da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), Ozires Silva, ex-ministro de Infraestrutura. O tema de sua conferência é “Educação que transforma”. Além de marcar presença na abertura, o governador Wellington Dias retorna ao congresso amanhã para ministrar uma palestra.  

Entre os nomes de peso que farão conferências no evento, destaca-se o do economista e consultor Ricardo Amorim, hoje um dos mais influentes do mundo. Ele falará sobre “Recuperação econômica e desenvolvimento local”. A economista Ana Carla Fonseca traz para o congresso a palestra “Cidades criativas: reinventando as cidades”.

Nessa mesma perspectiva, o Congresso das Cidades convidou dois prefeitos de Minas Gerais e o ex-prefeito de Maringá, no Paraná, Sílvio Barros, para falar sobre as experiências de sucesso em suas gestões. Sobre cidades inteligentes falarão Júlio Pimenta, de Ouro Preto (MG), e Duarte Júnior, de Mariana (MG). O caso UMEIS (Unidades Municipais de Educação Infantil) de Belo Horizonte também será mostrado no encontro.

Prata da casa

Os secretários de Rafael Fonteles (Fazenda), Franzé Silva (Administração), Rejane Dias (Educação), Francisco Costa (Saúde), Francisco Limma (Desenvolvimento Rural) e Antônio Neto (Planejamento) vão participar com palestras dando orientações e ressaltarão as parcerias que os prefeitos podem realizar com o Governo do Estado em suas áreas.

O presidente da APPM (Associação Piauiense de Municípios), Gil Carlos Modesto, o superintende do Sebrae, Mário Lacerda, participam com palestras e destacando o papel do municipalismo e do empreendedorismo. Outro palestrante é o superintende da Caixa no Piauí, Elisomar Nunes Guimarães. O evento terá ainda representantes do Tribunal de Contas do Estado(TCE) e Conselho Nacional do Sesi.    

Ao lado da familia, o ex-senador Freitas Neto agradece os cumprimentos pelo seu aniversário (foto: Socorro Cavalcanti)

Freitas Neto, 70 anos

O ex-senador Freitas Neto foi pequeno para os abraços e cumprimentos, ontem, nas comemorações antecipadas de seu 70º aniversário, que ttanscorre hoje. A festa reuniu parentes, amigos e políticos de todos os partidos, da velha guarda à nova geração. Mais que uma confraternização social, foi um reconhecimento ao homem público que galgou as principais posições na política estadual - de deputado estadual a deputado federal, passando ainda pelos cargos de prefeito de Teresina e governador, além de senador e ministro de Estado.

Lideranças

Entre os políticos que foram abraçar o ex-senador, estavam o governador Wellington Dias, os senadores Ciro Nogueira e Elmano Férrer, o prefeito Firmino Filho e os deputados federais Átila Lira, Iracema Portella, Júlio César e Paes Landim, além do ex-governador Zé Filho, ex-senador João Vicente Claudino, ex-ministro João Henrique, presidente nacional do Sesi, deputados estaduais e prefeitos do interior.

E mais

Dos membros do Poder Judiciário, estiveram presentes o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Erivan Lopes, e os desembargadores Edvaldo Moura e Raimundo Eufrásio, ex-presidentes da Corte.

Também foram confraternizar com o aniversariante os conselheiros Olavo Rebelo, presidente do TCE, Kleber Eulálio, Luciano Nunes e Kennedy Barros.

PIB

Entre os empresários, estavam na festa João Claudino Fernandes, Jesus Tajra e filhos, Reginaldo Carvalho, Valdeci Cavalcante, Joaquim Costa Filho e Lourival Parente. 

Fichas-sujas

Diz-se que o Serviço de Informação do Palácio de Karnak, no governo Wellington Dias, nada deixa a desejar ao da época do ex-governador Wilson Martins, que passou o mandato cercado de “notórios”, aqueles políticos sem voto e fichas-sujas que não poderiam passar nem em calçada de órgão público.

* A passagem dos 194 anos da Batalha do Jenipapo será comemorada hoje em Campo Maior a partir do meio-dia.

*A programação incluiu missa, culto, solenidade de entrega de medalhas e  peça teatral recontando a epopéia do Jenipapo.

* Os médicos credenciados pelo Iapep/Saúde e Plamta decidiram suspender hoje o atendimento aos pacientes. Eles protestam contra o atraso no pagamento.

* O Sindicato dos Médicos informou que vários acordos feitos com médicos, hospitais e clínicas pelos dois institutos não foram cumpridos.

Uísque faz bem

O humorista João Cláudio Moreno fez uma participação especial na festa de aniversário do ex-senador Freitas Neto. Depois de cantar canções de Luiz Gonzaga, homenageou o aniversariante, destacando que sua trajetória política assentou-se na organização, no planejamento e na austeridade. E concluiu:

- Um homem que soube honrar e dignificar os mandatos e cargos que exerceu. Um ficha limpa. Em meus shows, fiz muitas piadas com seus uísques. E hoje quero me penitenciar, pois ele está mais jovem do que eu.