Cidadeverde.com

O desafio da reinvenção das cidades

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Abertura do Congresso das Cidades do Piauí, na sede da Fiepi

Desde ontem, todos os caminhos levam à sede da Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi), onde se realiza até amanhã o Congresso das Cidades. Trata-se de uma iniciativa oportuna e necessária, sobretudo para o momento vivido pelo país.

Durante três dias, o evento reúne gestores, palestrantes, órgãos de controle, especialistas e outros interessados na gestão pública.

O Brasil inaugurou uma era de grandes restrições fiscais, econômicas e financeiras. Ela ainda está em fase de implantação e exige uma nova postura de todos, especialmente dos gestores públicos. O Congresso das Cidades do Piauí chegou com esse objetivo de apontar rumos seguros para a boa governança.

A nova realidade requer a reinvenção das políticas e das práticas públicas. O modelo em vigor já não consegue dar conta das demandas, que aumentam justamente em períodos de crise como o atual.

Nesse cenário, as cidades precisam ser reinventadas. Um dos caminhos é o rigor com a responsabilidade fiscal, ou seja, gastar somente o que pode. Outro é a sustentabilidade. Mais outro ainda é a busca contínua de parcerias.

O Congresso das Cidades oferece, assim, aos seus participantes, a apresentação e discussão de temas como empreendedorismo, planejamento, financiamento de projetos, geração de emprego, como fazer projetos para obtenção de recursos, contas públicas e previdência. 

O evento deve ser saudado, então, como um esforço para a superação deste momento de desafios gigantescos, em todas as áreas, e a busca de alternavas que viabilizem os projetos e as ações dos novos gestores.

Ou seja, procurar fazer efetivamente muito mais com muito menos. 

Caixa-2

Interessante! Quase todo mundo fazendo cara de surpresa com a declaração do patriarca Emílio Odebrecht de que a prática do caixa-2 é antiga no Brasil.

Auxílio-moradia

Vem confusão por aí. A Advocacia-Geral da União pediu que o Supremo Tribunal Federal reconheça a inconstitucionalidade da resolução do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que assegurou o pagamento de auxílio-moradia aos promotores e procuradores. 

PIB

No parecer, a advogada-geral da União, Grace Mendonça, afirmou que ao estender administrativamente o pagamento de ajuda de custo para moradia aos membros do Parquet, a resolução viola o princípio constitucional da reserva legal, que condiciona o pagamento de qualquer espécie de vantagem pecuniária à edição de lei do ente federativo que será onerado com as respectivas despesas.

PPS´s

A superintendente de Parcerias do Governo do Estado, Viviane Moura, uma das palestrantes do Congresso das Cidades, afirmou que os melhores ambientes hoje para a realização de Parcerias Público-Privadas, nos municípios, estão nas áreas de iluminação pública, lixo e creches.

*A medicina do Piauí e o Colégio de Cirurgiões do Brasil perderam ontem um de seus principais nomes, o Dr. Antônio Dib Tajra.

*Ele faleceu no Hospital São Paulo, aos 78 anos, dos quais mais de 50 deles dedicados ao exercício da medicina.

*A Defensoria Pública do Piauí espera realizar novo concurso para defensores até o segundo semestre deste ano.

* Depois de uma chantagenzinha básica, a Piquiatuba recebeu o seu do Governo do Estado e recuou na suspensão dos voos regionais no Piauí.

Festa pefelista

Um dos convidados para a festa dos 70 anos do ex-senador Freitas Neto, o deputado estadual Robert Rios (PDT) saiu-se com esta:

- O pefelê tem pedigree. Trouxe foi uma orquestra, o uísque é de primeira e o vinho é selecionado. Além do mais, a gente pode deixar celular, relógio, bolsa, o que quiser, em cima da mesa que ninguém leva.