Cidadeverde.com

O legado do Congresso das Cidades

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

No Congresso das Cidades do Piauí, parcerias garantem o sucesso do evento

A relação dos parceiros que abraçaram o Congresso das Cidades do Piauí e a lista de presença dos gestores convidados dão bem a dimensão da importância que todos atribuíram ao evento, aberto na segunda-feira e que se encerra hoje, na sede da Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi).

O Governo Federal, o Governo do Estado, a Fiepi, o Sebrae e a Associação Piauiense de Municípios (APPM) estão entre parceiros de primeira hora, ao lado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Conselho de Arquitetura do Piauí (CAU-PI) e Conselho Regional de Contabilidade.

Do Governo Federal, destacam-se o apoio da Secretaria de Governo da Presidência da República, Caixa Econômica Federal, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), IBGE e Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Pelo Governo do Estado, participam do evento, entre outros órgãos, as Secretarias de Fazenda; Administração e Previdência; Educação, Saúde e Planejamento, além da Superintendência de Parcerias e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi).

Outras parcerias de peso foram feitas através do Conselho Nacional do Serviço Nacional da Indústria (Sesi). O Congresso inscreveu 218 dos 224 prefeitos piauienses, o que demonstra o alto grau de interesse dos gestores em aprender mais e fazer mais a partir dos 50 eventos realizados.

A organização e os participantes estão conscientes, no entanto, de que toda a temática abordada e os conhecimentos que circularam no Congresso não ficarão limitados ao espaço físico em que ele se realizou. A sua grandiosidade encaminha os gestores para a busca da boa gestão e, consequentemente, da melhoria da qualidade de vida nas cidades.

Por isso mesmo, o evento chega ao fim como o começo de uma caminhada que se inicia com um grande diferencial. É o de os atuais gestores passarem a contar com muitos e bons subsídios para o sucesso de suas missões.

Foto: Renato Bezerra/Arquidiocese de Teresina

O lançamento da Caminhada da Fraternidade 2017, no Edifício Paulo VI

Caminhada

A Arquidiocese de Teresina lançou ontem à noite, no Edifício Paulo VI, a 22ª Caminhada da Fraternidade, que será realizada em junho próximo.

O ato contou com a presença do arcebispo Jacinto Brito, do coordenador geral do evento, padre Tony Batista, diáconos e voluntários, além do prefeito Firmino Filho.

Pela paz

O tema escolhido para a Caminhada deste ano foi “Somos da Paz”. Segundo o padre Tony, o seu objetivo é semear a cultura da paz, em contraponto ao avanço da violência em suas múltiplas manifestações, desde a corrupção aos homicídios e acidentes de trânsito.

Agronegócio

O deputado federal Heráclito Fortes (PSB) solicitou ao Banco do Brasil a instalação de uma Carteira de Créditos de Agronegócios no município de Bom Jesus, na região dos cerrados do Piauí. Heráclito argumenta que a agência mais próxima do banco apta a trabalhar as políticas públicas do setor agrícola está localizada no município de Balsas, no Estado do Maranhão, a 406 km de distância da região produtiva piauiense. 

Apoio

“Na ocasião em que Banco do Brasil comemora investimentos em torno de R$ 100 bilhões de sua carteira agrícola e o título de maior financiador do agronegócio brasileiro, é imperativo que a Instituição volte sua atenção para essa região que cresce e proporciona desenvolvimento ao Piauí, à região nordeste e ao País”, argumentou o deputado.

PIB com Temer

Dando continuidade às reuniões do presidente Michel Temer com os presidentes das Federações das Indústrias, o quinto encontro aconteceu ontem, no Palácio do Planalto com os estados de Rondônia, Roraima, Mato Grosso e Tocantins.

O protocolo foi mantido também com a presença de seis empresários representantes de cada localidade e os presidentes do Conselho Nacional do Sesi, João Henrique Sousa, e da CNI, Robson Braga de Andrade.

Demandas

Uma oportunidade para o empresariado brasileiro apresentar as demandas de cada região, no sentido de viabilizar o escoamento da produção e fortalecer os setores da economia. No encontro, Michel Temer recebeu apoio integral às recentes medidas deliberadas pelo governo, com o objetivo de equilibrar os gastos públicos e o encaminhamento de projetos estruturais.

O presidente Michel Temer recebe empresários no Palácio do Planalto

* O Tribunal Regional Federal da 3ª Região manteve a decisão de suspender a cobrança da tarifa de embarque de bagagens em voos nacionais e internacionais.

* A mudança deveria entrar em vigor ontem, mas foi suspensa por decisão liminar da 22ª Vara Cível Federal de São Paulo.

* Saiu ontem a segunda “Lista do Janot”. O procurador-geral da República pediu a abertura de 83 inquéritos contra parlamentares e ministros.

* A nova lista, que é três vezes maior do que a  primeira, encaminhada em maio de 2015, é baseada na delação de 77 executivos da Odebrecht.

Assim caminha a humanidade

O médico Dib Tajra, falecido anteontem, em Teresina, teve uma grande inserção não apenas em seu meio profissional, mas também na área social e esportiva. Foi médico do Flamengo. Uma vez, ele entendeu de ser candidato a deputado estadual, pelo PDT. Sua votação foi minguada. Ele comentou o caso com o ex-deputado Deoclécio Dantas, seu correligionário:

Dib Tajra: - Eu esperava me eleger. Já fiz mais de 14 mil cirurgias.

Deoclécio (já calejado nas lutas políticas): - Ora, doutor! Depois que o cabra se cura, ele esquece até de Cristo. Lembre-se da passagem bíblica dos leprosos.