Cidadeverde.com

Anistia ao caixa-2: eles não desistem nunca

Na comemoração dos três anos da Operação Lava Jato, na sexta-feira passada, os cabeças da força-tarefa ficaram de orelha em é. É que é grande a movimentação dos congressistas para passar uma borracha nos crimes de caixa 2.

A ideia é antiga, mas ela voltou agora com força total. Em novembro do ano passado, deputados tentaram incluir no projeto ‘Dez Medidas Contra a Corrupção’ um artigo que previa a anistia para quem tivesse praticado o crime de caixa 2.

Na prática, o adendo desfigurava o projeto original, proposto pelo Ministério Público Federal, que visa justamente coibir este tipo de conduta. À época, sob críticas e após a repercussão negativa da manobra, os parlamentares recuaram.

Agora, a imprensa vem publicando que um grande acordo está sendo costurado com o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, e as lideranças dos principais partidos para pautar a anistia ao caixa 2 na Casa.

Com esse tipo de artimanha, os parlamentares se mostram como que alienados à realidade do país, que cobra justamente mais combate à corrupção e o fim da impunidade.