Cidadeverde.com

Manifestantes vaiam e xingam parlamentar

 

Os manifestantes cercaram o deputado Marcelo Castro no aeroporto de Teresina

 

Um grupo de manifestantes ligados à CUT, ao PT e a partidos aliados deu ontem o tom de como abordarão os parlamentares piauienses favoráveis às reformas trabalhista e previdenciária: será  na base do constrangimento público e da agressão. O primeiro alvo foi o deputado federal Marcelo Castro (PMDB).

Quando embarcava à tarde para Brasília, no aeroporto de Teresina, parlamentar foi cercado por um grupo de manifestantes, vaiado e insultado. O protesto foi gravado e imediatamente circulou através das redes sociais.

Na gravação, um dos manifestantes encosta o deputado contra a parede, perguntando, aos gritos: “Vai votar na reforma da Previdência, vai? Vai votar na reforma trabalhista, vai? Vai votar contra o povo?” E o parlamentar, em meio à gritaria, responde: “Já votei!”

Ao se dirigir ao portão de embarque, entre os manifestantes e debaixo dos gritos de golpista, o parlamentar chegou a dar um chute quando foi chamado de bandido e ladrão.

Outros na mira

Os manifestantes portavam também cartazes com fotos de outros parlamentares piauienses, mas eles não estavam no aeroporto no momento do protesto contra Marcelo Castro.

O deputado Silas Freire (PR) estava embarcando no mesmo horário, porém não foi acossado. Ele votou a favor da reforma trabalhista e na semana passada anunciou que, se ficar na Câmara, votará contra a reforma da Previdência. Silas é suplente convocado.

Nove dos dez deputados piauienses aprovaram a reforma trabalhista. Só Assis Carvalho (PT) votou contra e virou "heroi do povo brasileiro". Pelas declarações de votos dos parlamentares, oito deles apoiam a reforma previdenciária.

Virada

Durante o processo do impeachment da presidente Dilma Rousseff, no ano passado, um movimento idêntico conseguiu mudar o voto do senador Elmano Férrer, à época filiado ao PTB. Ele chegou a divulgar uma nota pública anunciado voto a favor do afastamento da presidente e explicando os motivos.

Depois de ser acossado no aeroporto de Teresina por um grupo de manifestantes pró-Dilma, durante um desembarque, ele mergulhou e só reapareceu depois de mudar o voto, que foi contra o impeachment. Hoje Elmano está filiado ao PMDB e apóia as reformas do governo.

O revide

Na sexta-feira passada, o deputado federal Heráclito Fortes (PSB), que vota a favor das reformas combatidas publicamente pelos manifestantes, afirmou em entrevista à Rádio Cidade Verde que esse tipo de movimento é financiado com o “imposto sindical”, cujo fim já foi aprovado na Câmara Federal.

Ele disse que a raiva dos sindicalistas contra os políticos aumentou porque, com o fim da contribuição sindical obrigatória, os parlamentares estão mexendo no caixa dos sindicatos e no bolso deles. “É com esse dinheiro que eles ficam hostilizando os políticos dentro de aviões, em locais públicos e onde mais for possível”, denunciou.

Se os manifestantes hostilizaram com tanta indignação e revolta o deputado Marcelo Castro, o mais petista dos parlamentares piauienses, depois do deputado Assis Carvalho, presidente regional do partido, imagine como abordarão os demais!

Foto: Reprodução

Manifestante exibe cartaz com foto da deputada Iracema Portella

Foto: Reprodução

No aeroporto de Teresina, manifestantes protestam contra reformas

Foto: Pablo Cavalcante

Emanuel Veloso Filho nos estúdios da Rádio Cidade Verde

Transição

O novo presidente da Agespisa, Emanuel Veloso Filho, disse ontem que vai procurar fazer a transição na empresa na base do diálogo e do respeito.

Ele disse que a empresa passará a gestão da água e do saneamento da capital para a Aegea, mas continuara administrando os sistemas do interior do Estado.

Café com Ciro

Já no aquecimento para entrar na campanha pela sua reeleição, o senador Ciro Nogueira recebeu ontem para café os vereadores de Teresina que formam a base do prefeito Firmino Filho.

Se a Câmara entendesse de realizar uma sessão ontem na casa do senador, o quórum estava garantido, pois compareceram 23 dos 29 vereadores.

Foto: Agência Câmara

Deputado Paes Landim: homenagem a Bona Medeiros

Bona Medeiros

O deputado federal Paes Landim (PTB) registrou, na semana passada, da tribuna da Câmara, o falecimento do ex-governador José Raimundo Bona Medeiros, “um grande piauiense, um dos homens mais honrados da história da política do Piauí”.

Ele pediu a transcrição, nos Anais da Câmara, do artigo que escrevi para o Cidadeverde.com sobre Bona Medeiros, após a morte dele.

Conforme o parlamentar, o artigo reproduz fielmente a grande personalidade que foi José Raimundo Bona Medeiros.

Em liberdade

Como esperado, já estão soltos os presos da Operação Infiltrados acusados de fraudar concursos.

A Justiça converteu em medidas cautelares a prisão temporária de 15 pessoas que foram presas na operação.

A quadrilha, formada por policiais civis, foi presa pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) no dia 9 de maio.

Ao todo foram cumpridos 23 mandados de prisão, 28 mandados de busca e apreensão que foram cumpridos em cidades do Piauí, Ceará e Pernambuco.

Sem risco

“O magistrado estabeleceu medidas cautelares para 15 suspeitos e somente uma prisão temporária foi convertida em preventiva. Oito pessoas continuam presas enquanto as investigações seguem. O juiz entendeu que a liberdade destas pessoas não iria comprometer o trabalho da polícia e estabeleceu algumas restrições, como por exemplo, algumas pessoas não poderem viajar ou fazer concurso público”, detalhou o delegado Willame Moraes, coordenador do Greco.

Foto: Divulgação/Alepi

A defensora pública Alynne Patrício recebertá título na Assembleia

Homenagem

A defensora pública Alynne Patrício receberá, na próxima quinta-feira, 18, às 10 horas, na Assembleia Legislativa, o título de cidadã piauiense. A proposição é do deputado Georgiano Neto.

A homenagem ocorrerá dentro da programação da Semana Nacional da Defensoria Pública, em reconhecimento aos serviços prestados pela Dra. Alynne durante quase 13 anos de atuação na Defensoria Pública do Piauí.

A homenageada é cearense, mas fez toda a sua carreira profissional no Piauí.

Exposição

Começa hoje na Alemanha a exposição sobre o Parque Nacional Serra da Capivara, assinada pelo fotógrafo André Pessoa, contendo imagens da natureza e cultura da Serra da Capivara; exibição do documentário “Descoberta sensacional no Brasil – os primeiros americanos” e painel de informações sobre o projeto “Fundação Viveiro Mata Branca”, dedicado à preservação ambiental e reflorestamento de espécies nativas. 

O governador Wellington Dias estará presente à abertura oficial do evento.

 

*Morreu ontem, em Água Branca, o ex-prefeito José Ferreira Soares (Dedino). Ele tinha 86 anos e morreu em casa, de causa natural.

*Dedino administrou a cidade entre 1977 e 1983. O prefeito Jonas Moura decretou luto oficial por três dias no município.

* O TRE cassou ontem o primeiro prefeito da safra de 2016. Foi Joel de Lima (PSD), de Miguel Leão.

* Ele foi acusado de inaugurar obra em período proibido pela legislação eleitoral. O município fará nova eleição para prefeito.

De olho no Planalto

O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, já quis ser candidato a vice-presidente da República. E quer de novo, numa chapa encabeçada pelo juiz Sérgio Moro. Mas ele não descarta concorrer nem à presidência:

- Só não posso ser candidasto é a papa, porque não sou padre. Além disso, o nosso papa, Francisco como eu, está aí vivo e vendendo saúde, graças a Deus!