Cidadeverde.com

Economia avança, na contramão da crise

Na contramão da prolongada crise política, a economia está dando sinais de melhora no Brasil.

A inflação dos últimos 12 meses está em 3,5%, contra mais de 10% de um ano atrás.

Os juros também estão caindo. Pela primeira vez em quatro anos, a taxa básica está abaixo de dois dígitos.

Após a sétima queda seguida, os juros caíram para 9,25% ao ano. Em maio de 2016, a taxa era de 14,25%.

A produção industrial também reage. Ela cresceu 4% em relação a maio do ano passado. É o melhor semestre do setor em quatro anos.

E o dólar apresentou em julho uma queda de 6%, a maior em 13 meses e a mais forte para meses de julho desde 1999. O dólar fechou ontem a 3,10.

A quem interessa a crise?

O Brasil começa, enfim, a aprender a caminhar separado da política. O país passa a entender que a crise política só interessa mesmo aos políticos, pois se trata de uma mera disputa de poder entre eles.

Que, nesse novo caminho que começa trilhar, o Brasil possa acelerar o passo, dar passadas mais largas e mais seguras e alcance, por fim, a retomada do crescimento econômico, com estabilidade, geração de emprego e mais tranquilidade para seu povo. Chega de crise!

Foto: Divulgação

Novos ônibus equipados com ar-condicionado e Wi-Fi

Mais ônibus

Até o final do ano, Teresina terá em circulação mais de 100 ônibus novos equipados com ar-condicionado e Wi-Fi.

Hoje, mais de 60 ônibus desse nível já circulam na cidade.

Refrota

Os novos ônibus serão adquiridos através de financiamento do Refrota, um programa lançado pelo Governo Temer para renovar a frota de ônibus urbanos do país.

O crédito colocado à disposição das empresas é de R$ 3 bilhões.

Pioneira

Teresina é a primeira capital do país a assinar contrato com o Refrota, financiado pela Caixa Econômica Federal.

Os novos ônibus vêm com cinco portas e são adaptados para os novos corredores em implantação na cidade.

Reitores

Será realizada na sexta-feira, 4, em Teresina, a terceira reunião da Diretoria e do Conselho Fiscal do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). 

O encontro será liderado pelo presidente do GCUB, gestão 2016-2018,  o professor Arimatéia Dantas, reitor da UFPI.

Ele receberá no Salão Nobre reitores de oito universidades federais e estaduais brasileiras.

Pauta

O encontro é para discutir a organização da X Assembleia Geral e do IX Seminário Internacional do GCUB, que ocorrem na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) , de 23 a 27 de outubro de 2017, além de propor alterações no Estatuto do GCUB, entre outros assuntos.

A missão do Grupo é promover relações acadêmicas, científicas e culturais entre as instituições associadas e parceiros internacionais, por meio de programas, projetos e ações de cooperação internacional, bilaterais e multilaterais.

Lula vem aí!

Marcolândia, Picos e Teresina são as cidades que o ex-presidente Lula visitará nos dias 1,2 e 3 de setembro. O percurso será feito de ônibus.

A informação é do presidente do PT no Piauí, deputado federal Assis Carvalho, que participou na segunda-feira de reunião dos presidentes de diretórios do Partido dos Trabalhadores, em São Paulo.

Os eventos no Piauí fazem parte do roteiro de uma caravana que vai percorrer o Nordeste durante 21 dias, começando pela Bahia, no dia 17 de agosto, e terminando no Maranhão.

A mala

O deputado federal Rodrigo Martins (PSB) confirmou voto pela aceitação da denúncia do procurador-geral da República contra o presidente Michel Temer.

Ele disse que tem certeza que a mala com os R$ 500 mil que estava com o ex-deputado Rodrigo Rocha Lores era para o presidente da República.

Ô vantagem!

O Piauí se gaba de ser um dos maiores produtores de energia eólica do Brasil. De que adianta, se não fica com a energia produzida, nem com os impostos e ainda vai ter que pagar bandeira vermelha pela eletricidade que consome?

* O secretário de Segurança, Fábio Abreu, disse que no atual governo foram chamados 1.200 policiais para a PM e a Polícia Civil.

* Os consumidores em débito com a Agespisa receberão dois talões de água este mês.

* Um será com a cobrança da conta em atraso e o outro da Águas de Teresina, a nova empresa que administra o sistema. Tá pouco ou quer mais?

* Formando da Turma de Medicina de julho de 2017, o piauiense Flávio Santos Filho foi agraciado com a Láurea Acadêmica, pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Federal de Pernambuco.

* Ele alcançou o melhor desempenho acadêmico nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

Tempos modernos

Do humorista Fraga:

- Dizem que aumentou o diálogo entre os segmentos da sociedade. Mas o que mais se nota na rua é gente falando sozinha.