Cidadeverde.com

Com açudes secando, Defesa Civil quer mais poços ao invés de carro-pipa

Imprimir

A meteorologia faz previsões nada animadoras para o Piauí. A falta de chuvas, que desabastece municípios do semiárido, pode permanecer, deixando o Estado em situação preocupante. 

De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, é preciso que chova para que a situação se reverta. "Se nos próximos meses da estação chuvosa não chover acima da média ou dentro do normal climatologicamente, vai ser mais um ano em que nossos reservatórios vão ficar abaixo da capacidade", declarou. 

Simone Araújo, secretária de Defesa Civil, quer ajuda do governo federal para minimizar os danos. "Vamos ter a conferência nacional de defesa civil e a gente vai tentar sensibilizar para que a gente possa fazer a perfuração de poços", explicou. 

Segundo a secretária, os poços seriam a única alternativa mais rápida para garantir água no sertão. Hoje, com dezenas de açudes com menos de 20% de sua capacidade, a utilização dos carros-pipa perde utilidade. 

Além do calor de 37ºC, os últimos meses do ano tem sido marcados pela baixa umidade, que oscila entre 30% e 60% dependendo da região do Piauí. 

reportagem de Gorete Santos (TV Cidade Verde)
Fábo Lima (Da Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais